ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Sítio Novo - RN (Prefeitura Municipal de Sítio Novo) - Enfermeiro - FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte) - 2018

Enfermagem
1 -

M.A.S., sexo masculino, 32 anos, sofreu lesão da medula espinhal em decorrência de ter sofrido queda de um telhado. Seis meses após a alta, em visita domiciliar, o enfermeiro detectou uma úlcera na região do trocanter do fêmur. Após avaliação, foi iniciado o protocolo de assistência e curativa com escolha de cobertura utilizada em feridas com tecido desvitalizado, em que os curativos promovem o desbridamento enzimático. Nessa situação, uma das coberturas a ser utilizada é

a) ácidos graxos essenciais.
b) hidrocolóide.
c) hidrogel com ou sem alginato de cálcio e sódio.
d) fibrinolisina.
2 -

Segundo a Lei 8080/90 em seu cap. II em ações e serviços públicos e privados de saúde, contratados ou conveniados, que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal. Essas diretrizes obedecem ainda ao seguinte princípio:

a) a utilização da epidemiologia deverá ser de maneira secundaria, priorizando a alocação de recursos e a orientação programática.
b) a organização dos serviços públicos deve evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
c) a informação às pessoas assistidas sobre seu estado de saúde deve ser sigilosa, exceto nos casos previstos em lei ou com consentimento escrito da pessoa envolvida.
d) a organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica e infantil deve garantir, entre outras coisas, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a Lei nº12.845, de 01/08/13.
3 -

A Sistematização da Assistência de Enfermagem, em seu Artigo 2º da Resolução COFEN nº 358/209, que estabelece as etapas do processo de enfermagem, define implementação como

a)

processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

b)

processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

c)

realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

d)

processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas.

4 -

Um paciente chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 horas após, acidentalmente, ter pisado em um gato de rua clinicamente suspeito de raiva, que desapareceu após o fato. O felino provocou ferimentos múltiplos e profundos com suas unhas no pé “D" da vítima. Segundo a nota informativa nº 26/2017- MS, nessa situação, o esquema profilático, após exposição pela via intramuscular (IM), será

a) iniciado imediatamente com soro/imunoglobulina 2 doses da vacina, (0 e 3).
b)

iniciando uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28.

c) iniciado imediatamente com soro/imunoglobulina 5 doses da vacina, (0,3,7,14 e 28).
d) iniciado imediatamente com soro/imunoglobulina com 4 doses da vacina, (0, 3, 7 e 14).
5 -

A insulina por via subcutânea pode ser aplicada em várias regiões do corpo, como braços, abdômen, coxas e nádegas. A velocidade de absorção varia conforme o local de aplicação. O local que apresenta mais rápida ação é

a) a região posterior dos braços.
b) a região frontal e lateral das coxas.
c) o abdômen.
d) a região superior externa das nádegas.
6 -

M.F.B, 21 anos, primeira gestação, veio à consulta de enfermagem com Beta hcg “ positivo”, para sua primeira consulta de pré-natal. A data da ultima menstruação (DUM) foi 25/10/2018. De acordo com a regra de Näegele, a data provável do parto (DPP) é

a) 01/08/2019.
b) 25/07/2019.
c) 30/06/2019.
d) 18/02/2019.
7 -

A primeira consulta do recém-nascido deverá ocorrer na sua primeira semana de vida, que constitui um momento propício para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo; para orientar e realizar imunizações; e para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família. Na perspectiva do exame de triagem neonatal, o teste do pezinho detecta, entre outras patologias,

a) a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito e a onfalose.
b) a doença falciforme, a fibrose cística e a deficiência de biotinidase.
c) a hiperplasia adrenal congênita e a doença de Hirschsprung.
d) a doença falciforme e a tetralogia de Fallot.
8 -

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC), n°15, de março de 2012, que aprovou o Regulamento Técnico que estabelece os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, os produtos para saúde semi-críticos são

a) produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas.
b) produtos que entram em contato com pele íntegra ou não entram em contato com o paciente.
c) produtos que são utilizados em procedimentos invasivos com penetração de pele e mucosas adjacentes, tecidos subepteliais e sistema vascular, incluindo também todos os produtos para saúde que estejam diretamente conectados com esses sistemas.
d) produtos para saúde cujas superfícies internas e externas podem ser atingidas por escovação durante o processo de limpeza e tenham diâmetros superiores a cinco milímetros nas estruturas tubulares.
9 -

Conforme Portaria nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017, do Ministério da Saúde, o CAPS AD IV atende pessoas com quadros graves e intenso sofrimento decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Segundo essa portaria, a atenção integral ao usuário no CAPS AD IV inclui

a) estabelecer profissionais de referência para cada usuário.
b) orientar os cuidados de acordo com diretrizes e linhas de cuidados vigentes no SUS.
c) funcionar de forma articulada com as equipes de Consultório na Rua, que atuarão junto aos usuários nas cenas de uso.
d) trabalhar de portas abertas, com plantões diários de acolhimento e tratamento, garantindo acesso para clientela referenciada e responsabilização efetiva pelos casos, sob a lógica de equipe interdisciplinar, conforme esta portaria.
10 -

A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. O seu tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde, em geral nas unidades de saúde dos municípios brasileiros. Sendo assim, o enfermeiro da ESF que possui um paciente paubacilar adulto terá seu tratamento prescrito da seguinte maneira:

a) Rifampicina, dose mensal de 450mg (01 cápsula de 150mg e 01 cápsula de 300mg), com administração supervisionada, e Dapsona, dose mensal de 50mg, supervisionada, e dose diária de 50mg, autoadministrada. Duração: 6 doses.
b) Rifampicina, dose mensal de 600mg (02 cápsulas de 300mg), com administração supervisionada, e Dapsona, dose mensal de 100mg, supervisionada, e uma dose diária de 100mg, autoadministrada; e Clofazimina, dose mensal de 300mg (03 cápsulas de 100mg), com administração supervisionada, e uma dose diária de 50mg, autoadministrada. Duração: 6 doses.
c) Rifampicina, dose mensal de 600mg (02 cápsulas de 300mg), com administração supervisionada, e Dapsona, dose mensal de 100mg, supervisionada, e dose diária de 100mg, autoadministrada. Duração: 6 doses.
d) Rifampicina, dose mensal de 600mg (02 cápsulas de 300mg), com administração supervisionada,e Dapsona, dose mensal de 100mg, supervisionada, e uma dose diária de 100mg, autoadministrada; e Clofazimina, dose mensal de 300mg (03 cápsulas de 100mg), com administração supervisionada,, e uma dose diária de 50mg autoadministrada. Duração: 6 doses.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.