ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Águas de Chapecó - SC (Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó) - Enfermeiro - FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) - 2018

Atualidades
1 -

Centenas de foliões oriundos de todas as regiões de Santa Catarina e de outros Estados, vem a Águas de Chapecó todos os anos, impulsionando o turismo no Município. São atraídos por uma festa que é comemorada em todo o Brasil, mas que na região tem especial destaque em nossa cidade.

Assinale a alternativa que indica a festa a que se refere o texto.

a)

Carnaval

b)

Cavalhada

c)

Oktoberfest

d)

Festa do Chope

e)

Festa do Pinhão

2 -

O Deputado Federal de Minas Gerais Marcelo Álvaro Antônio protocolou recentemente, na Câmara Federal, um projeto de lei que determina a proibição do uso de canudos plásticos no país.

Assinale a alternativa que indica as razões da pretendida proibição.




a)

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima na produção dos canudos. O rápido crescimento da procura daquele material tira milhares de toneladas de cana até então utilizadas na produção do açúcar de cana e de álcool, muito mais importantes para a economia nacional.

b)

A utilização de canudos de plástico provoca o aparecimento no organismo humano da bactéria Klebsiella pneumoniae, um dos principais agentes causadores da mortalidade infantil no país.

c)

Os canudos de plástico demoram cerca de 500 anos para se decompor na natureza, provocando com o seu acúmulo, graves problemas ambientais.

d)

Na produção dos canudos de plástico são empregadas milhares de toneladas de Gás Metano, um dos principais agentes da destruição da camada de ozônio.

e)

Os canudos de plástico, cuja utilização não dura em média mais que dez minutos, são extremamente caros, exigindo pesados investimentos em máquinas e equipamentos para a sua produção.

3 -

Estima-se que a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado. Qual era em 2010, segundo o IBGE, a densidade demográfica (em habitantes por quilômetro quadrado) de Águas de Chapecó?

a) 12,7
b) 23,9
c) 34,2
d) 43,7
e) 86,4
4 -

Leia a notícia:

Após meses de discussões, começou a valer nesta sexta-feira (5) a tarifa de 25% sobre diversos produtos da China importados pelos Estados Unidos. O total de bens atingidos pela medida deve chegar a US$ 34 bilhões. O anúncio faz parte de uma série de políticas impostas pelos EUA aos produtos chineses, seguidas de anúncios de retaliações dos asiáticos […]

https://g1.globo.com/economia/noticia/russia-aumenta-impostossobre-produtos-dos-eua-em-resposta-a-restricoes-comerciais.ghtml

Assinale a alternativa que indica uma possível consequência da decisão norte-americana de sobretaxar as mercadorias importadas da China.

a) O crescimento do comércio mundial.
b) A formação de blocos econômicos regionais como a “ALCA”.
c) A expansão da economia americana com o crescimento das exportações.
d) O aumento da importação pela China, de produtos norte-americanos.
e) Uma possível “guerra comercial” que irá prejudicar o comércio internacional.
5 -

O Parlamento Europeu aprovou um novo sistema de autorização de entrada de turistas nos países da União Europeia.

Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.




a)

A partir de 2021, os brasileiros precisarão obter visto para visitarem os países da União Europeia. Este visto poderá ser obtido no Brasil ou no Aeroporto de destino do turista.

b) Check-square Os brasileiros, a partir de 2021, para visitarem um país da União Europeia, deverão solicitar pela Internet (on line) uma autorização de entrada.
c) O Brasil foi o único país latino-americano atingido pelas recentes medidas da União Europeia que visam controlar a entrada de estrangeiros.
d)

A partir da vigência do ETIAS (Autorização de Viagem a países europeus), ficará abolida a dispensa de visto de entrada na Europa para os portadores de Passaporte Brasileiro.

e)

SQUARE A partir de janeiro de 2019, os brasileiros e cidadãos de dezenas de outros países deverão, para entrarem nos países da União Europeia, obter um visto de entrada, junto à Embaixada da UE em Brasília.

Língua Portuguesa

Texto I

6 -

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), considerando o texto.

( ) Quanto ao sinal indicativo de crase, a grafia correta dos seis vocábulos, na sequência das lacunas nos dois primeiros parágrafos, é: às, às ,a ,a, a , as.

( ) Na primeira frase do texto, a forma verbal é pode ser substituída por são, pois, nesse caso, se trata de concordância verbal facultativa.

( ) Cada par de palavras segue a mesma regra de acentuação gráfica: fenômeno/ético; vésperas/ midiática; espontânea/sobrevivência.

( ) O sinal de dois-pontos usado no segundo, parágrafo introduz um esclarecimento de algo mencionado anteriormente.

( ) A pergunta que encerra o segundo parágrafo é respondida no terceiro parágrafo do texto.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a)

V , F , V , V , F

b)

V , F , F , F , V

c)

F , V , V , F , F

d)

F , V , F , F , F

e)

F , F , F , V , V

Texto II

7 -

Assinale a alternativa correta, com base no texto.

a)

O mais eficiente indicativo de notícias falsas é a grafia errada das palavras.

b)

As eleições são responsáveis pelo surgimento de um fenômeno recente: os boatos.

c)

O autor defende soluções institucionais de ordem jurídica para impedir fake news.

d)

A educação e a conscientização são ferramentas poderosas para combater a proliferação de notícias falsas, sem abrir espaço para a censura.

e)

Infere-se que conteúdos compartilhados pelas redes sociais com avisos como “Atenção! Alerta! Cuidado!" são os mais confiáveis.

8 -

Analise as afirmativas abaixo, considerando-as em relação ao texto.

1.Os segmentos “ex-hacker e consultor de Segurança Digital" (1ª frase do 3º parágrafo) e “jornalista responsável pelo site Boatos.org" (1ª frase do 4º parágrafo) aparecem entre vírgulas por funcionarem como aposto.

2.O termo “fake news" é um vício de linguagem e não deveria estar presente em textos escritos.

3.Trata-se de uma matéria publicitária que divulga produtos gratuitos para alimentar fake news.

4.A expressão “No entanto" (2º parágrafo) introduz uma ideia de contraste, podendo ser substituída por “Entretanto", sem prejuízo de significado no texto.

5.Em “Verificar os erros de português, pois as notícias falsas não têm muito apreço pela correção gramatical." (5º parágrafo), o vocábulo sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo de sentido e sem ferir a norma culta da língua escrita.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a)

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

b)

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

c)

São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

d)

são corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

e)

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

9 -

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), considerando o texto.

( ) O pronome possessivo “sua" (1ª frase do texto) faz referência a “boatos".

( ) O vocábulo “se" funciona como pronome oblíquo nas três ocorrências: “ se deparar", “Perguntar-se" e “ver se" (5º parágrafo).

( ) A locução verbal “vão agir" (2º parágrafo) expressa tempo presente, podendo ser substituída por “agem" sem afetar o significado temporal no texto.

( ) A forma verbal "mostraria" (3o parágrafo) reforça a ideia de que a ferramenta "fakenewsautentica" ainda não se encontra efetivamente em uso.

( ) Em "compartilhe antes que apaguem essa informação" (5o parágrafo), as formas verbais sublinhadas encontram-se no modo imperativo e subjuntivo, respectivamente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V , V , F , F , V
b) V , F , V , F , V
c) V , F , F , V , V
d) F , V , F , V , F
e) F , F , V , V , F
10 -

Considere as palavras abaixo sublinhadas no texto: propagação - isenta - apuradas - tática - apreço. A sequência que melhor substitui as palavras destacadas, sem prejuízo de significado e com os devidos ajustes de concordância, é:

a) exposição , sensata , refinadas , recurso , estima
b) comunicação , livre , averiguadas , habilidade , afeição
c) SE universalização , parcial , contabilizadas , metodologia , carinho
d) disseminação , esquiva , elaboradas , medida , valor
e) difusão , imparcial , conferidas , estratégia , consideração

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.