ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de João Pessoa - PB (Prefeitura Municipal de João Pessoa) - Farmacêutico - Instituto AOCP (Instituto AOCP) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Considere os Textos I e II e assinale a alternativa correta sobre o que se afirma.

a) Os textos tratam da atual situação econômica mundial, especificamente sobre a valorização da moeda virtual bitcoin.
b) Os textos tratam da importância de serem feitos investimentos em bitcoins no momento correto. O Texto I indica que 2011 foi o melhor ano para isso, como fez Erik Finman. O Texto II também sinaliza que "uns anos” atrás foi a melhor época para tal investimento, como aponta o primeiro quadrinho.
c) O bitcoin não é uma moeda física; no entanto, já está substituindo o real, o dólar e o euro em transações comerciais.
d) É possível qualquer pessoa investir em bitcoins por meio de acesso à rede de computador. No segundo quadrinho, o programador entendeu que o assunto entre os outros dois personagens era sobre esse investimento.
2 -

Assinale a alternativa correta sobre o predomínio da tipologia textual em cada texto.

a) Os dois textos são constituídos de diálogo. Isso se percebe no Texto I por meio do uso da 2a pessoa (pronome você). No Texto II, há trocas de turno entre os interlocutores, indicadas nas imagens.
b) A tipologia que predomina no Texto II é a expositiva, uma vez que a maior fala está no primeiro quadrinho, onde o personagem expressa um desejo.
c) A tipologia predominante no Texto I é a narrativa, pois, como sugere o título - BITCOIN - Uma moeda simples que está criando milionários pelo mundo -, o texto relata a história do milionário Erik Finman.
d) A tipologia predominante no Texto I é a expositiva, pois o autor explana várias informações sobre bitcoins.
3 -

Existe entre os Textos I e II uma variação na linguagem, variação linguística. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) Existe uma diferença de formalidade entre os textos. No caso, a variação se deu em função do contexto comunicativo, é, portanto, denominada variação diafásica.
b) Com o passar do tempo, a linguagem muda, sofre transformações. No caso, a variação regional é visível no Texto II, em que os personagens utilizam redução de palavras, gíria e outros fenômenos que passaram a acontecer na atualidade, como o uso do "a gente” no lugar do pronome "nós”.
c) No Texto II, como no Texto I, predominam as características típicas de língua falada (cara, ia voltar, né, a gente, tá, pior...). Apesar de serem gêneros textuais diferentes, não existe a variação diamésica.
d) A variação entre os textos é regional, ou seja, diatópica. A variação linguística utilizada no Texto II é típica da região sul do Brasil.
4 -

O termo em destaque em “É crescente o número de pessoas que querem saber como investir na moeda digital, se bitcoin é seguro e se é um bom investimento" NÃO exerce a mesma função do termo em destaque na alternativa:

a)

"Há banco mundial que aceita depósitos em bitcoin."

b)

"E não faltam casos de pessoas que enriqueceram com o bitcoin."

c)

"A grande diferença é que ela não existe fisicamente, não é uma nota com o rosto de um presidente ou um animal da nossa fauna."

d)

"Ele foi criado pelo misterioso Satoshi Nakamoto, que alega ser um japonês que já ultrapassou os 40 anos."

5 -

Em “É crescente o número de pessoas que querem saber como investir na moeda digital, se bitcoin é seguro e se é um bom investimento.", considere os termos em destaque e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.

a)

Em "se bitcoin é seguro", o termo em destaque encontra-se em posição inadequada, ou seja, deveria se apresentar logo após ao termo bitcoin.

b)

Em "se bitcoin é seguro", o termo em destaque indica índice de indeterminação do sujeito.

c) Os termos em destaque exercem a mesma função no excerto apresentado.
d)

Em "se é um bom investimento", o termo em destaque exerce função de pronome apassivador.

6 -

Assinale a alternativa em que o advérbio em destaque não incide sobre outro advérbio ou sobre um termo próximo de outra classe gramatical e tem, portanto, maior mobilidade na sentença.

a)

O Bitcoin, uma criptomoeda, tem ficado cada vez mais popular.

b)

Se tivesse simplesmente, feito isso e não comprado mais nenhum bitcoin, você teria hoje mais de R$1.100.000,00.

c)

Hoje, Erik tem 403 bitcoins a preços atuais perto de 4.400 dólares.

d)

E não faltam casos de pessoas que enriqueceram com o bitcoin.

7 -

A oração subordinada adverbial em destaque em “Se tivesse simplesmente feito isso e não comprado mais nenhum bitcoin. você teria hoje mais de R$1.100.000,00." estabelece com a oração principal relação de

a) tempo.
b) causa.
c) condição.
d) concessão.
8 -

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. No fragmento “O Bitcoin, uma criptomoeda, tem ficado cada vez mais popular.”, as vírgulas se justificam por isolarem o aposto. II. Em “Ele foi criado pelo misterioso Satoshi Nakamoto, que alega ser um japonês que já ultrapassou os 40 anos.”, a vírgula restringe o antecedente. III. Em casos como no excerto “Naquela época, o dólar estava bem mais barato no Brasil...”, a vírgula se justifica por separar adjunto adverbial de tempo.

a) Apenas I.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) I, II e III.
9 -

Assinale a alternativa em que as duas palavras recebem acento gráfico devido à mesma regra de acentuação.

a) Milionários/países.
b) África/código.
c) Depósitos/dólar.
d) Japonês/já.
10 -

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafos.

a) Crescente - investir - interesse.
b) Estabelecimento - naquela - misterioso.
c) Dinheiro - criada - naquela.
d) Crescente - estabelecimento - misterioso.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.