ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Assistente Social - IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - 2018

Literatura
1 -

Leia o texto abaixo.

A variedade linguística encontrada no texto retrata

a) a linguagem de um migrante que de modo habitual se mostra adaptado, no uso cotidiano que faz da língua, à norma padrão culta.
b) as formas linguísticas de padrão culto que são próprias de um habitante do sul do Brasil, ainda que tenha morado em outra região do país.
c) a atividade social do eu lírico que requer o uso de certas formas da língua, a fim de haver comunicação entre as pessoas de seu grupo envolvidas na interação.
d) as relações de proximidade do eu lírico, numa situação comunicativa, com o padrão linguístico frequentemente encontrado em regiões com pouco acesso à escolarização.
Língua Portuguesa
2 -

Segundo Koch (1989), a coesão e a coerência são elementos fundamentais para que um texto fique bem articulado entre as partes e tenha um sentido amplo. Os conectivos ou elementos coesivos têm a função de realizar as várias relações de sentido entre os enunciados. Quando um conectivo é usado incorretamente, podem ocorrer muitos prejuízos ao sentido do texto.

Assinale a alternativa que apresenta problema de coesão provocado pelo mau uso do conectivo.

a)

A sociedade brasileira precisa se mobilizar para exigir providências em relação aos atos de violência que se tornam frequentes no Brasil.

b)

A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo.

c)

Conforme a moda ecológica está se popularizando, algumas coleções sustentáveis ainda possuem preço bem acima das coleções normais.

d)

Com a Globalização, uma política de incentivos ao transporte marítimo torna-se necessária, uma vez que ele é o grande responsável pelo comércio internacional.

3 -

Leia o texto I.

Leia o texto II.

Nos textos I e II, a flexão nominal diverge da norma culta, respectivamente, em:

a)

“Desta vez serão 80 agendamentos para cirurgias de castração, que vão ser realizadas em abril.” / “O desejo de conexão digital pode acabar por nos isolar do nosso próximo, de quem está mais perto de nós.”

b)

“A ação vai ocorrer na sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, nº 180, no bairro da Pecuária, das 9h às 12h” / “O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos.”

c)

“Projeto que oferece vacinação, adoção e castração de animais será realizado em Campos, no RJ” / “A variedade das opiniões expressas pode ser sentida como riqueza, mas é possível também fechar-se numa esfera de informações”.

d)

“Será realizado nesta terça-feira (27) a segunda edição de 2018 do ‘CCZ Convida’, projeto do Centro de Controle de Zoonoses” / “Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído”.

4 -

Suponhamos que o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) deseje dirigir-se ao reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para fazer uma solicitação. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), que modalidade de comunicação oficial deve ser usada para esse pedido?

a) Mensagem.
b) Exposição de motivos.
c) Ofício.
d) Memorando.
5 -

Depois de encaminhar ao setor de revisão o documento que redigiu, o reitor de um Instituto Federal foi avisado de que em seu texto podiam ser constatados alguns erros de paralelismo. Qual alternativa mostra trecho em que a intervenção do setor de revisão foi necessária justamente porque a construção contém erro de paralelismo?

a) Já contávamos com uma estrutura autônoma de Comunicação Social há dez anos atrás.
b) Dos nossos novos servidores, exigiremos rigor, urbanidade, frequência assídua e não errarem por omissão.
c) Nossa instituição mantêm excelência no padrão de Ensino, Pesquisa e Extensão — e disso se orgulha.
d) Acontecerão erros, uma vez que nenhuma instituição a eles é imune; devem haver prontidão e rigor, no entanto, para corrigi-los.
Informática
6 -

Considerando o Microsoft Excel 2013 em português, a célula B2 de uma planilha eletrônica contém a nota final de um aluno sendo necessário verificar se está aprovado ou reprovado. Sabendo que a nota final para aprovação deve ser igual ou superior a 6 (seis), a função que apresenta o resultado correto, de acordo com os requisitos especificados, é:

a)

SE(B2>=6;" Reprovado";" Aprovado")

b)

SE(B2>=6;"Aprovado";"Reprovado")

c)

SE(B2>6;"Aprovado";"Reprovado")

d)

SE(B2>6;" Reprovado";"Aprovado")

7 -

Considerando o Microsoft Excel 2013 em português, em uma planilha eletrônica, a relação apresentada na tabela a seguir determina a célula e seus respectivos conteúdos:

Um usuário digitou a seguinte fórmula na célula C1 “=A1/B1". O que será apresentado como resultado na célula C1?

a) #NOME?
b) #N/D
c) #VALOR!
d) #DIV/0!
8 -

Considerando o Microsoft Word 2013 em português, qual a tecla de atalho para salvar um documento.

a) Ctrl + A
b) Alt + B
c) Ctrl + B
d) Ctrl + S
9 -

À respeito das teclas de atalho do Windows 10 para o gerenciamento de janelas, quais as teclas de atalho que devem ser pressionadas, em conjunto, para que uma janela seja minimizada?

a) Alt + Espaço + N.
b) Alt + Espaço + X.
c) Alt + Espaço + Enter.
d) Shift + Espaço + N.
Serviço Social
10 -

Nesse sentido, é possível afirmar que atualmente é exigido ao profissional de Serviço Social:

a) a utilização de técnicas de aferição quantitativas, a fim de projetar demandas e necessidades com relação à conduta a ser adotada pela equipe.
b) desenvolver ações paternalistas e de prestação de auxílios emergenciais, com caráter paliativo, interferindo junto aos segmentos mais pobres da sociedade.
c) atuar junto à equipe multiprofissional no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios de especialidades, hospitais gerais, prontos-socorros e demais instituições.
d) uma bagagem teórico-metodológica que lhe permita elaborar uma interpretação crítica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, que potencie o seu espaço ocupacional, o estabelecimento de estratégias de ação viáveis, negociando propostas de trabalho com a população e entidades empregadoras.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.