ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PM-RR (Polícia Militar do Estado de Roraima) - Soldado PM 2ª Classe - UERR (Universidade Estadual de Roraima) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Observe o trecho do enunciado da questão e assinale o item que não condiz com o contexto criado.

“Janus era o deus com dupla face no mundo antigo." (Parágrafo 01- TEXTO I)

a) Desejamos um ser novo daqui para frente.
b) É o deus do começo e do fim, de passado e futuro, dos momentos de transição.
c) Contemplava direções opostas.
d) Janeiro é bifronte.
e) Ele batiza o monte Janículo, em Roma, onde está enterrada Anita Garibaldi (a heroína de dois mundos no monte deus de duas faces).
2 -

Assinale a alternativa que justifica o contexto semântico de “O rio da transformação desacelera e chega ao calmo fluxo da planície cotidiana.”(Parágrafo 02 – TEXTO I)

a) Janeiro é bifronte.
b) Estão frescas as memórias de Ano-Novo. Desejamos um ser novo daqui para frente
c) Perderemos peso, aprenderemos línguas, guardaremos dinheiro, visitaremos mais os amigos.
d) Como diz meu querido Hamlet no seu monólogo, a consciência nos torna covardes e o ânimo mais resoluto se afoga na sombra do pensar.
e) Decidimos pela ação e o cotidiano a dilui.
3 -

Assinale a alternativa em que, de maneira clara, indica o trecho que justifica o título do texto I.

a) Apenas os parágrafos 01 e 02.
b) Apenas o parágrafo 04.
c) Apenas os parágrafos 04 e 11.
d) Apenas os parágrafos 01 e 07.
e) Apenas o parágrafo 07.

Texto II

4 -

Assinale a alternativa em que percebemos claramente o benefício que a seca promovia para os fazendeiros de muitas posses.

a) Estrofe 04.
b) Estrofe 05.
c) Estrofe 06.
d) Estrofe 08.
e) Estrofe 09.
5 -

Foram analisados sintaticamente os termos sublinhados do texto II. Assinale a alternativa correta.

a)

Diz: “isso é castigo/não chove mais não"- predicativo do sujeito

b)

Meu Deus, meu Deus/ Se o nosso destino/ não for tão mesquinho – aposto

c)

Meu Deus, meu Deus/ Se o nosso destino/ não for tão mesquinho – sujeito

d)

Apela para março/Que é o mês preferido – pronome relativo

e)

Por pouco dinheiro/Lhe compra o que tem – objeto direto

6 -

Da seleção de palavras abaixo, assinale a que tem o acento como elemento que marca a tonicidade no contexto oral regional.

a) Natá (Estrofe 09)
b) Porém (Estrofe 03)
c) Notícia (Estrofe 17)
d) Também (Estrofe 08)
e) Dá (Estrofe 12)
Redação Oficial
7 -

No que se refere às correspondências oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta quanto à definição e finalidades do memorando.

a) Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber esse título por toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
b) É expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
c) Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
d) É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, enviados pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
e) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
8 -

Ainda sobre o Manual de Redação da Presidência da República, no que trata sobre a adequação da linguagem em documentos oficiais, podemos identificar a alternativa incorreta em:

a) Em documentos oficiais, o tratamento impessoal deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais e decorre: A) de impressões individuais de quem comunica: quando se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
b) A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
c) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.
d)

A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto.

e)

Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

Direito Constitucional
9 -

Acerca do habeas corpus, assinale a opção correta:

a) É incabível contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
b) Serve para alcançar trancamento de impeachment.
c) Admite-se o habeas corpus apócrifo.
d) É palco para discutir o direito de ir e vir, desde que seja patrocinado por advogado constituído.
e) Pode ser manuseado para fins de garantir o direito de visita a presidiários.
10 -

A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta:

a) É garantido o sigilo das comunicações telefônicas e das comunicações telegráficas, de dados e da correspondência, salvo, no último caso, por ordem judicial, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
b) A prática do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
c) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
d) A inviolabilidade de domicílio garante que a casa não pode ser penetrada, sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro ou, de dia ou à noite, com ordem judicial.
e) É garantido o direito de reunião de forma pacífica, sem armas, em locais abertos ao público, desde que devidamente autorizado pela autoridade competente, e que não frustrem outra reunião convocada para o mesmo local.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.