ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Enfermeiro - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Enfermagem
1 -

Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção. São orientações gerais sobre os cuidados com o recém-nascido que devem ser fornecidos durante a visita domiciliar, exceto:

a)

A lavagem de mãos por todas as pessoas que têm contato com o bebê deve ser orientada em todas as visitas de puericultura, com o objetivo de evitar a propagação de micro-organismos causadores de doenças respiratórias.

b)

Em relação ao uso de chupetas (“bicos”), atualmente, a introdução desse hábito tem sido desaconselhada pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento materno, entre outros motivos.

c)

Oriente a família de modo a não permitir que pessoas fumem dentro de casa ou que aqueles que acabaram de fumar peguem o bebê no colo.

d)

Na troca de fraldas, a fim de evitar as assaduras, os cuidadores devem secar bem o bebê após o banho e o uso de talcos deve ser estimulado.

2 -

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a)

Em algumas mulheres a “descida do leite” ou apojadura só ocorre alguns dias após o parto. Nesses casos, o profissional de saúde deve desenvolver confiança na mãe, além de orientar medidas de estimulação da mama, como sucção frequente do bebê e ordenha.

b)

Mamilos planos ou invertidos podem dificultar o início da amamentação, mas não necessariamente a impedem, pois o bebê faz o “bico” com a aréola.

c)

A infecção da mama no puerpério por Candida sp é bastante comum. A infecção pode atingir só a pele do mamilo e da aréola ou comprometer os ductos lactíferos. São fatores predisponentes a umidade e lesão dos mamilos e uso, pela mulher, de antibióticos, contraceptivos orais e esteroides.

d)

No ingurgitamento fisiológico, a mama fica excessivamente distendida, o que causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal estar. Pode haver áreas difusas avermelhadas, edemaciadas e brilhantes.

3 -

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, devem ser administradas na criança ao nascer as seguintes vacinas:

a)

DTP e Hepatite B.

b)

Hepatite B, BCG e DTP.

c)

DTP e BCG.

d)

BCG e Hepatite B.

4 -

Não é uma orientação adequada para pacientes com diabetes menos estável, especialmente casos de diabetes tipo 1, durante a prática de atividades físicas:

a)

Carregar consigo um alimento contendo carboidrato para ser usado em eventual hipoglicemia.

b)

Ingerir carboidratos de fácil digestão antes, durante e depois de exercício prolongado.

c)

Exercitar-se no pico de ação da insulina.

d)

Evitar aplicar insulina em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.

5 -

Para a definição de um plano terapêutico para lesões de qualquer etiologia é importante que o profissional classifique a lesão, identificando o grau de comprometimento da região em que se encontra. Uma lesão por pressão com perda total da espessura dos tecidos com exposição dos tendões e músculos, é classificada como sendo de:

a)

Grau I.

b)

Grau II.

c)

Grau III.

d)

Grau IV.

6 -

A cobertura e sua indicação encontra-se incorretamente associada em:

a) Colagenase: Feridas com cicatrização por primeira intenção.
b) Espuma de poliuretano: Redução de pressão nos tecidos.
c) Alginato de Cálcio: Lesões abertas com exsudato de moderada a grande quantidade.
d) Filme transparente estéril: prevenção de úlceras por pressão estágio I.
7 -

A Tricomoniase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra e é de transmissão sexual. Sobre esta doença, não se pode afirmar que:

a)

Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmente após a menopausa.

b)

Na mulher, pode acometer a vulva, a vagina e a cérvice uterina, causando cervicovaginite.

c)

A presença de ulceras nos órgãos genitais é a sua manifestação clinica característica.

d)

Não é doença de notificação compulsória.

8 -

O Processo de Enfermagem pode ser definido como um instrumental tecnológico ou um modelo metodológico para o cuidado profissional de enfermagem. Sobre a sua implementação, não se pode afirmar que:

a)

Deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

b)

O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

c)

Organiza-se em quatro etapas inter-relacionadas, dependentes e recorrentes.

d)

Ao enfermeiro incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem.

9 -

Calcule o gotejamento aproximado por minuto da prescrição de 1000ml de solução glicosada (SG) a 5% e que deve ser administrada no tempo de 8 horas.

a)

28 gotas por minuto.

b)

36 gotas por minuto.

c)

42 gotas por minuto.

d)

52 gotas por minuto.

10 -

Representa um fator de risco que pode indicar o encaminhamento da gestante ao pré-natal de alto risco:

a)

Anemia grave (hemoglobina < 8).

b)

Três ou mais cesarianas.

c)

Idade menor do que 15 e maior do que 35 anos.

d)

Ganho ponderal inadequado.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.