ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Enfermeiro - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Enfermagem
1 -

Em relação à inspeção, preparo e acondicionamento dos produtos para saúde nos Centro de Material e Esterilização (CME), é incorreto afirmar que:

a) Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, papel toalha, papel manilha, papel jornal e lâminas de alumínio, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
b) Não é permitido o uso de caixas metálicas com furos para esterilização de produtos para saúde.
c) Não é permitido o uso de embalagens de tecido de algodão reparadas com remendos ou cerzidas e sempre que for evidenciada a presença de perfurações, rasgos, desgaste do tecido ou comprometimento da função de barreira, a embalagem deve ter sua utilização suspensa.
d) É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.
2 -

São possíveis utilizações do filme transparente estéril como cobertura, exceto:

a)

Fixação de cateteres vasculares.

b)

Coberturas de incisões cirúrgicas limpas com presença de exsudato.

c)

Prevenção de úlceras por pressão estágio I.

d)

Cobertura secundária.

3 -

O protocolo para Cirurgia Segura deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos, quer terapêuticos, quer diagnósticos, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer profissional de saúde. (Ministério da Saúde/Anvisa, 2013) São itens de verificação de segurança cirúrgica que devem ser realizados antes da indução anestésica, exceto:

a) Confirmar a conexão de um monitor multiparâmetro ao paciente e seu funcionamento.
b) Revisar verbalmente com o anestesiologista, o risco de perda sanguínea do paciente,
c) Confirmar visualmente o sítio cirúrgico correto e sua demarcação.
d) A confirmação da realização da cirurgia correta no paciente correto, no sítio cirúrgico correto.
4 -

Na classificação das cirurgias por potencial de contaminação da incisão cirúrgica, aquelas realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local, são classificadas como sendo:

a)

Infectadas.

b)

Limpas.

c)

Potencialmente contaminadas.

d)

Contaminadas.

5 -

Os artigos hospitalares que entram em contato com a pele não íntegra e membranas mucosas são classificados como semi-críticos. Não representa um exemplo de artigo hospitalar semicríticos:

a)

Bicos de mamadeira.

b)

Espéculo otológico.

c)

Laparoscópios.

d)

Inaladores.

6 -

Sobre a vigilância epidemiológica e indicadores epidemiológicos das infecções hospitalares, não é correto afirmar que:

a) São recomendados os métodos de busca ativos de coleta de dados para Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares.
b) São indicados os métodos prospectivos, retrospectivos e transversais, visando determinar taxas de incidência ou prevalência.
c) A Taxa de Pacientes com Infecção Hospitalar é calculada tomando como numerador o número de doentes que apresentaram infecção hospitalar no período considerado, e como denominador o total de saídas (altas, óbitos e transferências) ou entradas no período
d) É desejável que cada cirurgião receba, a cada dois anos, relatório com as taxas de infecção em cirurgias limpas referentes às suas atividades, e a taxa média de infecção de cirurgias limpas entre pacientes de outros cirurgiões de mesma especialidade ou equivalente.
7 -

Os produtos para saúde passíveis de processamento, independente da sua classificação de risco, inclusive os consignados ou de propriedade do cirurgião, devem ser submetidos ao processo de limpeza, dentro do próprio CME do serviço de saúde ou na empresa processadora, antes de sua desinfecção ou esterilização. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a)

Na limpeza manual, a fricção deve ser realizada com acessórios abrasivos e que liberem partículas para melhor eficiência.

b)

O enxágue final de produtos para saúde críticos utilizados em cirurgias de implantes ortopédicos, oftalmológicos, cirurgias cardíacas e neurológicas deve ser realizado com água purificada.

c)

Antes de serem encaminhados para empresa processadora, os produtos para saúde devem ser submetidos à pré-limpeza no serviço de saúde.

d)

O descarte de material biológico e perfurocortante gerado na área de limpeza devem ser realizados em recipientes disponíveis no local.

8 -

Analise as afirmativas abaixo sobre o processamento de artigos médicos hospitalares em serviços de saúde:

 

I. Os artigos de uso único são produtos que perdem suas características originais após o uso ou, em função de outros riscos reais ou potenciais à saúde do usuário não devem mais ser utilizados.

II. São artigos críticos aqueles que contatam a pele íntegra, e que não entram em contato direto com o paciente.

III. Os artigos semi-críticos requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.

IV. Os artigos utilizados em procedimentos cirúrgicos são considerados artigos críticos.

 

O número de afirmativas corretas corresponde a:

a)

Uma.

b)

Duas.

c)

Três.

d)

Quatro.

9 -

A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a)

A higienização simples das mãos deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos.

b)

uso de luvas não dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.

c)

A lavagem e anti-sepsia cirúrgica das mãos é realizada sempre antes e depois dos procedimentos cirúrgicos.

d)

A lavagem das mãos com anti-séptico é recomendada em prestação de cuidados a pacientes críticos.

10 -

A posição na qual o paciente é colocado na mesa cirúrgica depende do procedimento operatório a ser realizado como também da condição física do paciente. Esta posição é utilizada para cirurgia no baixo abdome e na pelve, obtendo-se uma boa exposição pelo deslocamento dos intestinos em direção ao abdome superior. Nesta posição, os pés são elevados e os joelhos fletidos:

a)

Posição decúbito ventral.

b)

Posição de Trendelemburg.

c)

Posição lateral ou sims.

d)

Posição Fowler.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.