ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina DPE-RS (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul) - Defensor Público - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

De acordo com o texto,

a)

a comicidade dos mitos tende a fazê-los abdicar de seus traços religiosos, ao contrário do que defendia Lévi-Strauss, de modo que as histórias e a cultura indígenas são relegadas a segundo plano.

b)

a hilaridade característica dos mitos indígenas os diferencia dos de nossa cultura, de modo que, ao aplicarmos nosso modo de pensar sobre suas narrativas, atribuímo-lhes equivocadamente uma dimensão de pensamento.

c)

comprova o caráter cômico das narrativas indígenas a pesquisa levada a cabo por Lévi-Strauss, em suas Mitológicas, que analisou a prática de anciãos se tornarem narradores de histórias para divertir a tribo.

d)

a seriedade com que aprendemos a considerar os mitos dos povos indígenas, característica de fato presente em suas narrativas, muitas vezes, no entanto, convive com um aspecto cômico, que costumamos ignorar.

e)

a mitomania é um traço característico das tribos indígenas, razão pela qual se deve desconfiar das pesquisas etnográficas que tomam todas as narrativas como verdade, não atentando para o uso ficcional da mentira.

2 -

As frases abaixo dizem respeito à pontuação do texto.

I. No segmento ... não exclusivo de sua gravidade: o seu humor... (2º parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por travessão, uma vez que se segue um aposto relativo ao termo “traço", presente na mesma frase.

II. No segmento ... para os que narram (os índios, por exemplo)... (3º parágrafo), os parênteses podem ser suprimidos, mantendo-se a correção, desde que se acrescente uma vírgula imediatamente após “exemplo".

III. No segmento ... do esforço ou da inquietude; também eles sabem... (4º parágrafo), o ponto e vírgula pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção, uma vez que a ele se segue uma explicação.

Está correto o que consta APENAS de:

a) III.
b) I e III.
c) I e II.
d) I.
e) II e III.
3 -

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, os termos sublinhados em Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas... (1º parágrafo) e ... desdramatizando, de certa forma, sua existência... (4º parágrafo) podem ser substituídos por:

a) Uma vez que se sabe − de modo a desdramatizar
b) Ainda que se saiba − a fim de desdramatizar
c) Conquanto se sabe − porque se desdramatize
d) Uma vez que se saiba − à medida que se desdramatize
e) Muito embora se sabe − a ponto de desdramatizar-se
4 -

deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados (2º parágrafo)

eles desempenham às vezes a função explícita (3º parágrafo)

senso agudo do ridículo os faz várias vezes (4º parágrafo)

Os termos sublinhados acima referem-se respectivamente a:

a) mitos − os que narram − primitivos
b) pensamento − mitos − primitivos
c) mitos − mitos − primitivos
d) mitos − os que narram − momentos de distenção
e) pensamento − mitos − momentos de distenção
5 -

... não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes... (3º parágrafo)

Uma nova redação para a frase acima, em que se mantêm a clareza, o sentido e a correção, está em:

a) Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e, todavia, considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
b) Não só devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, mas também considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
c) Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, a fim de considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
d) Não devemos nem subestimar o alcance real do riso que eles provocam, nem considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
e) Não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam, mas considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes...
6 -

Considerando o contexto, está correto o que se afirma em:

a)

caçoar (4º parágrafo) está empregado em sentido metafórico.

b)

“primitivos" (4º parágrafo) e "selvagens" (1º parágrafo) são sinônimos.

c)

mitos e pensamento (2º parágrafo) são antônimos.

d)

"selvagens" (1º parágrafo) é hiperônimo de homens.

e)

"primitivos" (4º parágrafo) está empregado de forma irônica.

7 -

A flexão do verbo em destaque deve-se ao elemento sublinhado em:

a)

e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar (4º parágrafo)

b)

o interesse muito recente que suscitam os mitos corra o risco (2º parágrafo)

c)

que acabam transformando-se em uivos de alegria (último parágrafo)

d)

do que para os que os recolhem ou leem (3º parágrafo)

e)

tais narrativas são precisamente muito sérias e que nelas se articula um sistema (1º parágrafo)

8 -

Quanto à coesão do texto, é correto afirmar que

a) é dada pela repetição do termo “mito”, seus derivados e sinônimos, como “mitomania”, “hilaridade”, “cacarejos” e “narrativas”.
b) se estabelece sobretudo pelo uso de pronomes e de termos que, embora de sentido diverso, têm uma mesma referência, como “selvagem”, “índio”, “primitivo”, “membro da tribo”.
c) é estruturada na oposição entre pensamento mítico e humor, por um lado, e na referenciação entre os segmentos textuais estabelecida principalmente pelos pronomes.
d) se articula a partir do uso de expressões adverbiais, como “certamente”, “mais uma vez”, “às vezes”, “a sério”, “talvez”, que ligam as estruturas sintáticas, intensificando seu sentido.
e) é construída mediante a pontuação expressiva e o uso dos verbos ora no pretérito, ora no presente do indicativo, a fim de indicar um percurso temporal no desenvolvimento da argumentação.
9 -

Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos... (último parágrafo)

Uma redação alternativa para o segmento acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, encontra--se em:






a)

Essas narrativas, bem conhecidas por todos na tribo, sem distinção de idade, não obstante sejam elas jocosas ou libertinas, guardam um matiz poético.

b)

Seja pelos velhos, seja pelos jovens, tais narrativas são bem conhecidas na tribo, não obstante, mantenham um caráter poético, tanto as burlescas como as libertinas.

c)

Tais narrativas, tão farsescas quanto libertinas, desde que guardem um tom poético, são de todos bem conhecidas, indistintamente se de jovens ou velhos.

d)

Mesmo que desprovidas de caráter poético, seja por serem burlescas ou lúbricas, essas narrativas são por toda a tribo conhecidas, de velhos e jovens.

e)

Todas as pessoas da tribo, de jovens a velhos conhecem tais narrativas, nem que sejam por isso libertinas ou burlescas, pois que conservam um caráter poético.,

10 -

Se, em suma, deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados, veríamos difundir-se uma espécie de mitomania... (2º parágrafo)

No segmento acima, caso se substitua o termo sublinhado por “Quando", os verbos deverão adotar a seguinte forma:

a) deixamos − vemos difundir-se
b) deixemos − veremos difundir-se
c) deixarmos − vejamos difundir-se
d) deixamos − vejamos difundir-se
e) deixemos − vemos difundir-se

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.