ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Enfermeiro - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Enfermagem
1 -

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. O método que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco, é denominado:

a)

Escore de Framingham.

b)

Escala de Braden.

c)

Escala de Morse.

d)

Escore de Wells.

2 -

O uso de anticoncepcionais orais como método contraceptivo não deve ser indicado, pois os riscos possíveis e comprovados superam os benefícios do método, no seguinte caso:

a) Idade maior ou igual a 35 anos e fumante.
b) História de diabetes gestacional.
c) Tumores ovarianos benignos (incluindo cistos).
d) Antecedente de cirurgia pélvica.
3 -

A cobertura e sua contra-indicação encontra-se incorretamente associada em:

a) A.G.E (ácidos graxos essenciais): Pacientes com hipersensibilidade a algum componente da fórmula. Utilizar apenas em pele íntegra.
b) Cobertura estéril de fibra de viscose: Feridas com pouco ou moderado exsudato.
c) Placa de hidrocolóide: Feridas infectadas, altamente exsudativas.
d) Bota de Unna: Tratamento de úlceras venosas e edemas linfáticos.
4 -

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a primeira dose da vacina Meningocócica C deve ser administrada na criança na seguinte idade:

a)

2 meses.

b)

ao nascer.

c)

3 meses.

d)

4 meses.

5 -

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), não é correto afirmar que:

a)

O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menor do que 14 dias) não constitui contraindicação de vacinação.

b)

O PNI recomenda uma dose aos 4 meses de idade e outra aos 6 meses na rotina de vacinação contra a hepatite A.

c)

A vacina HPV deve ser administrada exclusivamente por via intramuscular, preferencialmente na região deltoide, na parte superior do braço, ou na região anterolateral superior da coxa.

d)

A vacina tetraviral protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela.

6 -

A diarreia aguda é uma doença que se caracteriza pelo aumento da quantidade e frequência das evacuações e diminuição da consistência das fezes, apresentando algumas vezes muco e sangue (disenteria). Sobre o assunto, não é correto afirmar que:

a) O Plano B de tratamento destina-se a paciente com diarreia e sem sinais de desidratação.
b) Na avaliação de um caso de diarreia, deve ser dada ênfase ao estado de hidratação do paciente para classificar a desidratação e escolher o plano de tratamento preconizado
c) A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa, devido a sua maior frequência.
d) Os episódios de diarreia aguda, de uma maneira geral, podem ser divididos em dois grandes grupos: diarreia aquosa e diarreia sanguinolenta.
7 -

A Doença e sua respectiva periodicidade de notificação compulsória encontra-se incorreta em:

a)

Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) – Semanal.

b)

Febre Maculosa e outras Riquetisioses – Imediata.

c)

Hepatites virais - Imediata.

d)

Leishmaniose Tegumentar Americana - Semanal.

8 -

Sobre a tuberculose pulmonar, não se pode afirmar que:

a)

Quanto maior a concentração de bacilos e a intensidade da tosse em ambiente pouco ventilado, maior a probabilidade de infectar as pessoas presentes.

b)

A susceptibilidade à infecção é praticamente universal. A maioria das pessoas resiste ao adoecimento após a infecção e desenvolve imunidade parcial à doença; no entanto, alguns bacilos permanecem vivos, embora bloqueados pela reação inflamatória do organismo.

c)

O exame radiológico é o método fundamental para o diagnóstico da doença.

d)

Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar são: tosse persistente produtiva (muco e eventualmente sangue) ou não, febre, sudorese noturna e emagrecimento.

9 -

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças caracterizadas por terem disseminação por meio de secreções, líquidos e contatos relativos à relações sexuais sem proteção. Sobre este grupo de doenças, é incorreto afirmar que:

a)

Abortos espontâneos, natimortos, baixo peso ao nascer, infecção congênita e perinatal estão associados às DSTs não tratadas em gestantes.

b)

A vaginose bacteriana não se trata de infecção de transmissão sexual, apenas pode ser desencadeada pela relação sexual em mulheres predispostas, ao terem contato com sêmen de pH elevado.

c)

O Condiloma Acuminado é uma DST que possui a presença de corrimento como principal sintoma.

d)

A gonorreia pode apresentar formas diferentes da enfermidade, abrangendo regiões nãogenitais (faringite, osteoartrite, conjuntivite, etc.)

10 -

Para um paciente foi prescrito a administração de 5 mg de Dexametasona. Entretanto, na Unidade Básica de Saúde só existe frasco disponível de 2,5 ml, com concentração de 4 mg/ml. Quantos ml devem ser aspirados da ampola para administrar a medicação?

a)

1,25 ml.

b)

1,77 ml.

c)

2,0 ml.

d)

2,5 ml.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.