ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Enfermeiro - PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) - 2018

Direito Administrativo
1 -

Sobre aspectos gerais da disciplina das licitações e contratos no âmbito da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) As licitações serão efetuadas no local onde se situarem as empresas candidatas.
b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
c) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
d) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
e) É permitida a combinação entre as modalidades de licitação previstas em lei.
Enfermagem
2 -

A Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, na seção III adota algumas definições:

1- Totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.

2- Aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos.

3- Conjunto de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos utilizados na atenção à saúde, bem como os processos de trabalho, a infraestrutura e a organização do serviço de saúde.

4- Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

São definições de Gestão de Risco e Segurança do Paciente presentes na RDC nº 36:

a) 1 e 3 apenas.
b) 1 e 4 apenas.
c) 2 e 4 apenas.
d) 1, 2 e 3 apenas.
e) 2, 3 e 4 apenas.
3 -

Os membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) devem ter autoridade, responsabilidade e poder para executar as ações do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Para o desempenho das atribuições dos NSP, a direção do serviço de saúde:

a) deve constituir uma equipe de enfermeiros que não estejam ligados a nenhuma outra comissão da instituição.
b) pode assumir as atribuições do NSP e indicar profissionais de saúde que façam o acompanhamento dos eventos adversos.
c) deve constituir uma equipe de profissionais que estejam disponíveis para o acompanhamento dos eventos adversos.
d) pode utilizar a estrutura de comitês, comissões, gerências, coordenações ou núcleos já existentes.
e) pode instituir o NSP, de acordo com a disponibilidade de recursos humanos, físicos e materiais da instituição.
4 -

As injeções de insulina devem ser administradas com uma distância mínima do local de aplicação anterior de pelo menos:

a)

2,5 cm.

b)

3,5 cm.

c)

5,0 cm.

d)

6,5 cm.

e)

10,0 cm.

5 -

O processo de trabalho do enfermeiro engloba cinco dimensões: assistência, gerência, ensino, pesquisa e participação política. Sobre a dimensão educativa, é correto afirmar:

a)

Os agentes aplicam ferramentas específicas e têm como objeto os recursos humanos, com a finalidade de coordenar o assistir em enfermagem.

b)

Os agentes empregam métodos e teorias para transformar a realidade do trabalho através de ensino, negociação e representação da categoria em instâncias micro e macropolíticas.

c)

Os agentes aplicam teorias, métodos e recursos didáticos, com vistas a identificar novas e melhores formas de atuar em todas as dimensões do processo de trabalho.

d)

Os agentes aplicam teorias, métodos e recursos didáticos, a fim de formar e aperfeiçoar recursos humanos de enfermagem, ou atender às necessidades dos usuários relacionadas à educação em saúde.

e)

Os agentes aplicam ferramentas específicas e têm como objeto os recursos humanos, para transformar a realidade do trabalho na comunidade.

6 -

Durante a aplicação do Processo de Enfermagem (PE), na coleta de dados o enfermeiro obtém dados subjetivos e objetivos das pessoas de que cuida, de forma deliberada e sistemática. As características interpessoais e físicas e a estruturação da coleta de dados, a natureza da informação e as competências cognitivo-perceptuais do enfermeiro influenciam essa etapa do PE. Gordon (1993) descreve quatro tipos de coleta de dados. Assinale a alternativa que apresenta o encaminhamento utilizado na avaliação focalizada.

a)

Qual é a natureza da disfunção/do problema? Utilizada em situações ameaçadoras.

b)

Existe um problema? Visa avaliar o estado de saúde da pessoa, identificar problemas e estabelecer um relacionamento terapêutico.

c)

O problema está presente hoje? Se está, qual é o status do problema? Tem como finalidade verificar a presença ou ausência de um diagnóstico em particular.

d)

Alguma mudança ocorreu ao longo do tempo? Se ocorreu, qual foi sua direção (melhora ou piora)? Realizada em determinado período após uma avaliação prévia.

e)

O problema ocorreu ao longo do tempo? Tem a finalidade de verificar o histórico de saúde da pessoa.

7 -

As definições ou entendimentos do que sejam a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE) dependem do referencial utilizado pelos diferentes autores, ora sendo tratados como sinônimos, ora como conceitos distintos. A respeito dos conceitos de SAE e PE, identifique como verdadeiras “V” ou falsas “F” as seguintes afirmativas:

 

( ) A Resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a SAE e a implementação do PE em todos ambientes em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, adota-os como sinônimos.

( ) A compreensão desses conceitos como sinônimos ou como termos divergentes fica a critério das instituições de saúde, de acordo com o referencial teórico adotado, sem impacto no processo de trabalho da enfermagem.

( ) No Brasil, o PE foi introduzido por Wanda de Aguiar Horta, que o definiu como a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a)

V – V – F.

b)

F – F – V.

c)

V – F – F.

d)

F – V – V.

e)

V – V – V.

8 -

Assinale a alternativa que apresenta um fator que aumenta os níveis de hormônio antidiurético.

a)

Álcool etílico.

b)

Hiponatremia.

c)

Poliúria.

d)

Hipovolemia.

e)

Hipotensão

9 -

Uma enfermeira atende paciente que necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio ministrado. Qual é o melhor dispositivo para fornecer oxigênio do modo mais seguro e exato para liberar a concentração necessária a esse paciente?

a) Máscara com bolsa reservatória inflada.
b) Máscara Venturi.
c) Cânula transtraqueal.
d) Cânula nasal.
e) Máscara facial.
10 -

Na técnica de mensuração da pressão arterial, para ter certeza de que o manguito foi insuflado o suficiente, ele deve ser insuflado com pressão:

a)

em 50 mmHg acima da pressão arterial sistólica esperada para o paciente.

b)

em 20 mmHG acima do momento de desaparecimento dos sons cardíacos.

c)

até o desaparecimento dos sons cardíacos.

d)

em 20 mmHg acima da último dado da pressão arterial aferida.

e)

em 30 mmHg acima do ponto a partir do qual você não pode mais palpar a pulsação.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.