ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Petrobras (Petróleo Brasileiro SA) - Técnico de Suprimento de Bens e Serviços - CESGRANRIO (Fundação Cesgranrio) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

De acordo com o texto, o principal aspecto a ser considerado na construção de uma agenda urbana global é a política de

a) consumo sustentável
b) direitos humanos
c) discriminação social
d) limpeza social
e) mobilidade urbana
2 -

No trecho “um dos principais desafios da humanidade atualmente é construir centros urbanos onde haja convivência sem discriminação" ( 4-6), o pronome relativo onde foi utilizado de acordo com as exigências da norma- -padrão da língua portuguesa.

Isso ocorre também em:

a)

É necessário garantir respeito à diversidade em todos os espaços onde haja necessidade de convívio social.

b)

Todas as questões onde a diversidade de modelos de cidades foi analisada mostraram a necessidade de atingir a sustentabilidade.

c)

O século XXI, de acordo com as propostas da ONU, utilizará modelos inovadores onde o planejamento dos espaços respeitará a diversidade.

d)

Os cientistas debatem ideias onde se evidencia que a cidade do futuro será inadequada à vida humana.

e)

Os países assinaram vários tratados para aprovarem propostas onde estejam detalhadas as características das cidades do futuro.

3 -

O trecho do texto em que se estabelece uma relação lógica de oposição entre as ideias, marcada pela presença da palavra ou expressão destacada, é:

a)

“Segundo ele, é preciso definir uma agenda urbana global porque, em 2050, 75% da população mundial estará concentrada nas cidades" ( 7-9)

b)

Embora a cúpula da ONU sobre moradia e urbanismo, Istambul, 1996, tenha apresentado uma visão de cidades sustentáveis, ela fracassou" ( 12-14)

c)

Portanto, os compromissos assumidos na ocasião viraram letra morta." ( 16-17)

d)

Para atingir esse objetivo, é preciso definir normas de direitos humanos e princípios de participação, transparência e prestação de contas" ( 22-24)

e)

Por conseguinte, é preciso projetar cidades seguras, em que a ordem e a segurança cidadã convivam com a liberdade de expressão e a manifestação pacífica" ( 31-34)

4 -

A vírgula está empregada corretamente em:

a) As grandes metrópoles que se destacaram no apoio à sustentabilidade, foram premiadas pelo mundo inteiro.
b) É preciso que futuramente, as cidades tenham melhores condições de vida: habitação, alimentação, saúde, emprego, transporte, educação.
c) Não é só o território que acelera o seu processo de urbanização, mas é a própria sociedade brasileira que se transforma cada vez mais em urbana.
d) Os estados que possuem os menores percentuais de população vivendo em áreas urbanas, estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste.
e) Os passageiros, que dependem do transporte coletivo esperam que o futuro lhes ofereça mais comodidade do que o presente.
5 -

A frase em que o uso do sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada é:

a)

A elevação da temperatura da Terra tem concorrido para gerar prejuízos inigualáveis a todas as nações.

b)

Os fabricantes de agrotóxicos recusam-se a reconhecer a responsabilidade que possuem nos danos ao meio ambiente.

c)

O aquecimento do planeta tem estado aliado a índices muito altos de gases do efeito estufa liberados pelos países industrializados.

d)

Os grandes temporais causam imensos danos a população em razão da sua potência destruidora.

e)

Os países desenvolvidos atingiram a meta de redução da poluição estabelecida pelos cientistas em reuniões mundiais.

6 -

A palavra destacada está corretamente grafada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

A existência de indivíduos com suas diferentes culturas faz com que o mundo se torne muito complexo, mais essa convivência só se tornará possível se as diferenças forem respeitadas.

b)

A superlotação das cidades prejudica a qualidade de vida, mais a busca por melhores oportunidades mantém o processo de migração rural para os centros urbanos.

c)

A tecnologia nos torna muito dependentes porque precisamos dela em todos os momentos, mais ela tem proporcionado grandes conquistas para a humanidade.

d)

As novas tecnologias de comunicação têm contribuído para a vida das pessoas de forma decisiva, mais precisamente nas relações interpessoais de caráter virtual.

e)

As recentes discussões a respeito das desigualdades sociais revelam que ainda falta muito para serem eliminadas, mais é preciso enfrentar questões fundamentais.

7 -

O termo destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:

a)

Embora lembrem-se da importância de uma nova utilização, como é o caso das garrafas plásticas, há pessoas que desconhecem o valor da reciclagem.

b)

O desafio da limpeza urbana não limita-se apenas a manter limpas as ruas, mas, também, a coletar e dar destino adequado ao lixo urbano.

c)

Quando o lixo aloja-se no meio ambiente, causa danos irreparáveis a todos os seres vivos, assim como a toda a natureza.

d)

Sempre fazem-se necessárias políticas eficazes para ressaltar a importância do saneamento, mantendo-se as cidades mais limpas.

e)

Todos os moradores do bairro mobilizaram-se ao perceber que os esforços dispensados para manter o funcionamento dos edifícios deram bons resultados.

8 -

A forma verbal destacada está empregada de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

A discussão sobre os direitos humanos têm evidenciado a necessidade de garantir o acesso de todas as pessoas a uma vida sem discriminação.

b)

A proposta dos cientistas que participam dos congressos internacionais sobre as cidades sustentáveis têm sido rejeitadas pelos economistas.

c)

O acordo internacional sobre mudanças climáticas aprovado pelos países desenvolvidos podem subsidiar novos hábitos e compromissos das nações em relação ao desenvolvimento.

d)

O enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos devem ser iniciados imediatamente.

e)

Os avanços obtidos pelo mundo na construção de uma agenda global para enfrentar a explosão urbana planetária em 2050 devem ser valorizados.

9 -

A regência verbal da forma destacada atende às exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

A eficiência energética que os jornais se referem como uma das condições de sustentabilidade do planeta depende do uso dos meios alternativos de produção de energia.

b)

A melhoria da mobilidade urbana que as grandes cidades precisam pode ser obtida pela redução dos meios individuais de transporte automotor.

c)

O descarte de resíduos sólidos que algumas grandes empresas têm implementado deveria ser evitado e penalizado por uma legislação mais rígida.

d)

O estudo sobre poluição sonora e seus efeitos sobre o bem-estar humano que os planejadores urbanos necessitam têm sido postergados sem justificativa.

e)

Os erros que os governos se arrependem e que foram cometidos em nome do progresso produziram distorções ambientais e sociais de grandes proporções.

10 -

A palavra destacada está corretamente empregada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

a)

As atletas olímpicas se esforçaram para conquistar os títulos cobiçados a poucos dias do encerramento do campeonato.

b)

Daqui menos de dois anos, o Japão será o anfitrião dos Jogos Olímpicos e os preparativos estão adiantados.

c)

Os jogadores brasileiros de futebol estão poucos meses de se dirigirem à Rússia para participar da Copa do Mundo.

d)

Os japoneses comemoravam, a alguns anos, a escolha de Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2020, derrotando Istambul e Madri.

e)

Um dos estádios onde serão realizados os Jogos Olímpicos está situado apenas poucos quilômetros do centro da capital.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.