ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura Municipal de Fortaleza) - Educador Físico - Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura de Fortaleza - CE) - 2018

Legislação Federal
1 -

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, no seu art. 6º, diz-se que todos os estabelecimentos de saúde que prestam ações e serviços de atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), serão denominados:

a)

unidade de atenção básica.

b)

unidade de atenção primária.

c)

unidade básica de saúde.

d)

unidade de referência à saúde.

2 -

A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, define a atenção básica como “um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, _____________ de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e ____________, realizada com equipe _____________e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária".

Marque a opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

a)

Aumento, gestão não qualificada e multiprofissional.

b)

Redução, gestão qualificada e multiprofissional.

c)

Aumento, gestão qualificada e interprofissional.

d)

Redução, gestão não qualificada e multiprofissional.

3 -

Na portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, no seu art. 3º, são princípios e diretrizes do SUS e das Redes de Atenção à Saúde (RAS) a ser operacionalizados na atenção básica:

a)

universalidade, equidade, integralidade, regionalização, hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.

b)

universalidade, equidade, integralidade, regionalização, hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado somente no idoso, resolutividade, longitudinal-lidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.

c)

universalidade, equidade, integralidade, expansão e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e sem a participação da comunidade.

d)

universalidade, equidade, integralidade, expansão e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação somente da comunidade quilombola.

Saúde Pública
4 -

A portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do SUS e atualiza as equipes habilitadas. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem como objetivo:

a) estruturar de acordo com os princípios de ampliação e equidade do acesso, acolhimento, humanização e integralidade da assistência, as Redes de Atenção à Saúde.
b) reduzir o período de permanência de usuários internados.
c) estar incorporada ao sistema de regulação, articulando-se com os outros pontos de atenção à saúde.
d) adotar linhas de cuidado por meio de práticas clínicas cuidadoras baseadas nas necessidades do usuário, reduzindo a fragmentação da assistência e valorizando o trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
5 -

Entre os temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), temos as práticas corporais e as atividades físicas. Ambas têm quais objetivos?

a)

Mobilizar a população e promover ações de saúde para gestores, população e trabalhadores da Saúde desenvolvendo promoção da saúde.

b)

Promover, mobilizar e articular ações governamentais e não governamentais, incluindo o setor privado e a sociedade civil nos diferentes cenários (cidades/municípios, campo, floresta, águas, bairros, territórios, comunidades, habitações, escolas, igrejas, empresas e outros), permitindo a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável na produção social da saúde, em articulação com os demais temas prioritários.

c)

Promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e de atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, entre outras práticas.

d)

Buscar avançar na articulação intersetorial e intrassetorial, envolvendo a atenção básica e as redes de urgência e emergência do território na produção do cuidado e na redução da morbimortalidade.

Educação Física
6 -

Escreva V ou F conforme seja Verdadeiro ou Falso o que se afirma nos itens abaixo sobre os objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (Portaria do Ministério da Saúde/GM nº 687, de 30 de março de 2006):

( ) estimular a pesquisa e a produção de conhecimentos.

( ) promover a cultura da paz.

( ) promover o empoderamento e a capacidade para a tomada de decisão.

( ) valorizar os saberes populares e tradicionais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) F, F, V, V.
b) F, F, F, F.
c) V,V, F, F.
d) V, V, V, V.
7 -

Escreva V ou F conforme seja Verdadeiro ou Falso o que se afirma nos itens abaixo sobre os temas transversais da Política Nacional de Promoção da Saúde:

( ) a vida no trabalho compreende inter-relacionar o tema priorizado somente com o trabalho formal e com os distintos setores da economia (primário e secundário), considerando os espaços urbanos e identificando oportunidades de operacionalização na lógica da promoção da saúde para ações e atividades desenvolvidas nos distintos locais, de maneira não participativa e dialógica.

( ) a cultura da paz e direitos humanos consiste em criar oportunidades de convivência, de solidariedade, de respeito à vida e de fortalecimento de vínculos, desenvolvendo programas sociais que favoreçam a mediação de conflitos diante de situações de tensão social, garantindo os direitos humanos e as liberdades fundamentais, reduzindo as violências e construindo práticas solidárias e da cultura de paz.

( ) o desenvolvimento sustentável refere-se a dar visibilidade aos modos de consumo e de produção relacionados ao tema priorizado, mapeando possibilidades de intervir naqueles que sejam deletérios à saúde, adequando tecnologias e potencialidades de acordo com as especificidades locais, sem comprometer as necessidades futuras.

( ) os determinantes sociais da saúde (DSS), equidade e respeito à diversidade, significam identificar as diferenças nas condições e nas oportunidades de vida, buscando alocar recursos e esforços para a redução das desigualdades injustas e evitáveis, por meio do diálogo entre os saberes técnicos e populares.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) F, F, V, V.
b) V, V, F, V.
c) V, V, V, F.
d) F, F, V, F.
8 -

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS inclui como práticas corporais:

a) liangong, chi gong, tuina e taichichuan.
b) ioga, tai chi chuan, liangong e corrida.
c) massagem, shiatsu, meditação e corrida.
d) ioga, massagem, meditação e caminhada.
9 -

Escreva V ou F conforme seja Verdadeiro ou Falso o que se afirma nos itens abaixo sobre as práticas corporais:

( ) São advindas do conhecimento e da experiência em torno do jogo, da dança, do esporte, da luta, da ginástica, construídos de modo sistemático ou não sistemático.

( ) Possuem elementos culturais que traduzem a identidade da população de determinada região.

( ) São a leitura de “mundo" traduzida nas danças, nos jogos, nas brincadeiras, etc.

( ) Podem ser exploradas pelos profissionais de educação e de saúde, por meio de problematizações e diálogos sobre as vivências relacionadas à cultura corporal.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) F, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) V, V, V, V.
d) F, F, F, F.
10 -

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde. Qual item NÃO faz parte dos eixos do programa?

a) Práticas corporais e atividade física.
b) Promoção da alimentação saudável.
c) Atendimento ambulatorial e hospitalar.
d) Educação em saúde.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.