ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura Municipal de Fortaleza) - Enfermeiro - Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura de Fortaleza - CE) - 2018

Enfermagem
1 -

A atenção ao recém-nascido deve caracterizar-se pela segurança técnica da atuação profissional e por condições hospitalares adequadas. O método canguru busca o equilíbrio no suporte às necessidades biológicas, ambientais e familiares. Sobre o método canguru, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.

( ) I. O contato pele a pele, no método canguru, começa com o toque, evoluindo até a posição canguru.

( ) II. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição horizontal junto ao peito dos pais ou de outros familiares.

( ) III. A população a ser atendida pelo método canguru é: gestantes de risco para o nascimento de crianças de baixo peso; recém-nascidos de baixo peso; e a mãe, o pai ou a família do recém-nascido de baixo peso.

( ) IV. São condições para a iniciação do recém-nascido no método canguru a estabilidade clínica, a nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo) e peso mínimo de 2,0 kg.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a)

V, F, F, F.

b)

F, V, V, F.

c)

V, V, F, V.

d)

V, F, V, F.

2 -

A icterícia constitui-se em um dos problemas mais frequentes do período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Sobre a icterícia neonatal, indique a assertiva correta.

a)

O tratamento de escolha para os diferentes tipos de icterícia neonatal é a exsanguineotransfusão, tendo em vista sua alta eficácia em um curto período de tempo.

b)

A icterícia pode ser fisiológica ou patológica, a depender da forma de apresentação e dos níveis de bilirrubina no sangue.

c)

Uma das causas da icterícia neonatal é a incompatibilidade sanguínea. Mediante o hemograma, será possível identificar a existência de anticorpos maternos agregados no sangue do recém-nascido.

d)

A indicação sobre o início do tratamento fototerápico independe da idade e do peso do recém-nascido.

3 -

As zonas dérmicas de progressão da icterícia, segundo Kramer, são:

a)

zona 1 (cabeça e pescoço), zona 2 (tronco até o umbigo), zona 3 (hipogástrico e coxas), zona 4 (joelhos e cotovelos até os punhos) e zona 5 (mãos e pés, incluindo palmas e plantas).

b)

zona 1 (cabeça e pescoço), zona 2 (tronco e hipogástrico), zona 3 (coxas), zona 4 (joelhos e cotovelos até os punhos) e zona 5 (mãos e pés, incluindo palmas e plantas).

c)

zona 1 (cabeça), zona 2 (pescoço e tronco), zona 3 (abdômen e coxas), zona 4 (joelhos e cotovelos até os punhos) e zona 5 (mãos e pés, incluindo palmas e plantas).

d)

zona 1 (cabeça), zona 2 (pescoço e tronco), zona 3 (abdômen), zona 4 (coxas, joelhos e cotovelos) e zona 5 (mãos e pés, incluindo palmas e plantas).

4 -

No recém-nascido, a defesa contra as infecções depende de dois mecanismos: os inespecíficos celulares e os imunológicos específicos celulares. Sobre o sistema imunológico do recém-nascido e a susceptibilidade à infecção no período neonatal, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.

( ) I. No período neonatal, a permeabilidade da pele é maior e, quanto mais prematuro for o recém-nascido, maior será essa permeabilidade.

( ) II. Nos recém-nascidos, a função fagocitária está aumentada, tendo os monócitos maior capacidade de migrar para o foco inflamatório.

( ) III. Nos recém-nascidos pré-termo, a quantidade de anticorpos IgG está diminuída de maneira proporcional à idade gestacional indicativa de prematuridade.

( ) IV. Os anticorpos IgM são transferidos, principalmente, via transplacentária durante o período gestacional.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a)

F, V, F, F.

b)

V, F, V, F.

c)

V, F, F, V.

d)

F, V, V, V.

5 -

Constituem fatores de risco para o desenvolvimento de septicemia neonatal:

a)

ruptura prematura de membrana antes do trabalho de parto e cateteres centrais.

b)

administração de nutrição parenteral e ventilação espontânea.

c)

ventilação mecânica prolongada e nascimento a termo.

d)

pele íntegra e baixo peso ao nascer.

6 -

É importante que o recém-nascido seja avaliado quanto à sua idade gestacional e ao seu peso logo após o nascimento, tendo em vista que essas informações podem contribuir para identificar situações de risco e de intervenções específicas. Uma das maneiras de estimar a idade gestacional é por meio do método de Capurro, o qual utiliza como parâmetros:

a)

a forma da orelha, o tamanho da glândula mamária, a formação do bico, a textura da pele e as pregas plantares.

b)

o peso, a estatura, a textura da pele, a atividade motora e o perímetro cefálico.

c)

o peso, a estatura, a forma da orelha, a textura da pele e as pregas plantares.

d)

a forma da orelha, o tamanho da glândula mamária, a atividade motora, o peso e as pregas plantares.

7 -

Durante o exame físico do recém-nascido em sala de parto, é de extrema importância a avaliação do índice de APGAR, o qual considera os seguintes aspectos:

a)

frequência cardíaca, frequência respiratória, peso, estatura e cor da pele.

b)

frequência cardíaca, frequência respiratória, cor da pele, peso e atividade motora.

c)

frequência cardíaca, frequência respiratória, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele.

d)

frequência respiratória, tônus muscular, cor da pele, choro espontâneo e peso.

8 -

Sobre a avaliação torácica e pulmonar no recém-nascido, é correto afirmar que:

a)

a circunferência torácica deve corresponder ao dobro da circunferência cefálica.

b)

a existência de sons respiratórios assimétricos é um achado fisiológico no recém-nascido.

c)

denomina-se crepitação o som pulmonar produzido pela tentativa de passagem do ar pela glote fechada do recém-nascido.

d)

leves retrações subcostais podem ser observadas em recém-nascidos saudáveis devido à reduzida complacência das costelas.

9 -

Durante a avaliação do recém-nascido, deve-se observar a existência de reflexos primitivos. Ao gerar algum estímulo brusco (por exemplo, bater palmas), o recém-nascido tem como resposta a extensão-abdução dos membros superiores. Trata-se do reflexo de:

a)

busca.

b)

Babinski.

c)

Moro.

d)

marcha.

10 -

Sobre o exame físico no recém-nascido, é correto afirmar que:

a)

devido à grande variabilidade térmica no recém-nascido, a temperatura não se torna um parâmetro fidedigno, devendo ser mensurada apenas na suspeita de infecção.

b)

o abaulamento da fontanela bregmática pode indicar aumento da pressão intracraniana.

c)

a coloração da pele deve ser avaliada de forma criteriosa, sendo a acrocianose um achado patológico importante.

d)

durante a avaliação da pele do recém-nascido, deve-se atentar para a existência de eritema tóxico, um achado patológico caracterizado por erupções vermelhas esparsas, mais presentes no rosto, tórax e dorso.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.