ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura Municipal de Fortaleza) - Enfermeiro - Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura de Fortaleza - CE) - 2018

Enfermagem
1 -

De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR-6), considera-se equipamento de proteção individual - EPI todo dispositivo ou produto de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Assim sendo, é correto afirmar que:

a) os EPIs básicos utilizados no atendimento extra-hospitalar incluem máscara cirúrgica, roupa e calçado adequados, luvas de procedimento, óculos e extintor.
b) a caixa de descarte de perfurocortantes faz parte da lista de EPI no atendimento extra-hospitalar.
c) na ausência de secreções corpóreas visíveis, o profissional não tem a obrigação de usar luvas de procedimento.
d) é responsabilidade do profissional de saúde cumprir determinações relativas ao correto uso de equipamentos de proteção individual, visando à proteção de sua saúde prioritariamente.
2 -

De acordo com o Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde e com a Portaria nº 1600, de 7 de julho de 2011, que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Urgências no Sistema Único de Saúde, assinale a afirmativa correta.

a) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e suas centrais de regulação médica das urgências não são componentes constituintes das Redes de Atenção às Urgências.
b) O componente SAMU e suas centrais de regulação médica das urgências têm como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário garantir atendimento e/ou transporte adequado para o serviço de saúde mais próximo, independente de hierarquia ou integração ao SUS.
c) A Central de Regulação das Urgências é uma estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências dentro de uma rede de atenção.
d) As centrais de regulação do SAMU 192 não necessitam ser regionalizadas, a fim de ampliar o acesso às populações dos municípios em todo o território nacional.
3 -

De acordo com o novo código de ética profissional de enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 0564/2017, o enfermeiro pode:

a)

suspender as atividades individuais ou coletivas, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional e/ou desrespeitar a legislação vigente, ressalvadas em situações de urgência e emergência, devendo formalizar imediatamente sua decisão por escrito e/ou por meio de correio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.

b)

recusar-se a executar prescrição médica na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional prescritor, sobretudo em situação de urgência e emergência.

c)

recusar-se a cumprir prescrição a distância, principalmente em casos de urgência e emergência e regulação, conforme resolução vigente.

d)

negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, por serem situações que sempre oferecerão risco à integridade física do profissional.

4 -

A avaliação primária do indivíduo em situação de urgência/emergência deve ser rápida e eficiente, com sequência lógica e organizada. É precedida pela verificação da responsividade associada às iniciais A, B, C. Assim sendo, é correto afirmar que:

a)

o mnemônico ABC nada mais é que um lembrete para que o profissional siga uma sequência na verificação de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, respectivamente.

b)

a sequência ABC corresponde à avaliação de alergias, boa condição de saúde e condição cardíaca.

c)

a manobra de inclinação da cabeça e elevação do mento é realizada durante a verificação da circulação.

d)

a letra A corresponde ao termo em inglês “airway”, ou vias respiratórias; a letra B corresponde ao termo “breathing” ou respiração, e a letra C corresponde a “circulation” ou circulação.

5 -

Sobre a assistência de enfermagem em acidentes que há múltiplas vítimas, assinale a assertiva correta.

a)

Nos eventos que envolvem múltiplas vítimas, há a necessidade de ações que organizem e agilizem o atendimento, tais como a avaliação da cena, a delimitação das zonas quente, morna e fria, o conhecimento prévio dos critérios para a classificação das vítimas, a organização do posto médico avançado (PMA) e o transporte para os hospitais.

b)

Durante a triagem, que consiste na classificação das pessoas vitimadas pelo evento, baseando-se na gravidade do estado de saúde, é possível usar o método START, conhecido e utilizado internacionalmente apenas por profissionais de saúde, que se baseia no estado neurológico e saturação de oxigênio.

c)

Uma vítima classificada na triagem inicialmente com uma cor não pode ser reclassificada em um curto intervalo de tempo, mesmo que seu estado tenha se agravado.

d)

Os princípios básicos no atendimento em eventos que envolvem múltiplas vítimas são triagem e tratamento.

6 -

“Para restauração das funções cardíacas e respiratórias, é realizada a reanimação cardiopulmonar (RCP), definida como um conjunto de ações aplicadas ao indivíduo em parada cardiorrespiratória (PCR) para manter artificialmente a circulação de sangue no encéfalo e em outros órgãos vitais, até o retorno da circulação espontânea (RCE)" (TOBASE; TOMAZINI, 2017). Assim, é correto afirmar que:

a)

essas manobras são baseadas na cadeia de sobrevivência da American Heart Association (AHA), apesar de não sistematizarem o atendimento.

b)

durante a RCP, a fase de compressão torácica externa (CTE) corresponde à diástole cardíaca, e o intervalo entre as compressões corresponde à sístole cardíaca.

c)

o início precoce e eficiente da RCP é imprescindível para manter as pressões de perfusão coronariana e cerebral adequadas.

d)

as interrupções na RCP para a verificação do ritmo, pulso, a obtenção de acesso venoso, a ventilação e outros procedimentos não ocasionam prejuízo circulatório nem influenciam na sobrevivência da vítima.

7 -

Durante a RCP, é fundamental que a equipe multiprofissional esteja integrada e que a comunicação ocorra de forma clara e objetiva, fundamentando-se no conhecimento técnico-científico e na habilidade técnica, a fim de manter o controle emocional e o foco no atendimento eficiente. Desse modo, pode-se afirmar que:

a)

os materiais e equipamentos disponíveis, em bom funcionamento e associados à estrutura física adequada não influenciam no sucesso da intervenção.

b)

segundo as diretrizes AHA/2015, a assistência da situação de PCR mantém a sequência circulação (C), a abertura de via respiratória (A), a respiração (B) e a desfibrilação (D), esta última é indicada apenas no caso de ritmos chocáveis.

c)

o primeiro passo da avaliação inicial é colocar o paciente em uma superfície rígida e solicitar o desfibrilador.

d)

no adulto, a relação entre compressão e ventilação é 30:2, com profundidade das compressões de no mínimo 5 centímetros e ritmo das compressões de 100 a 120 por minuto.

8 -

No suporte avançado de vida (SAV) em PCR de pacientes adulto e pediátrico, existem passos que devem ser rigorosamente seguidos para garantir uma assistência eficaz. Assim sendo, assinale o item verdadeiro.

a) Os ritmos chocáveis são fibrilação ventricular (FV) e taquicardia ventricular (TV) com pulso, e os ritmos não chocáveis são assistolia e atividade elétrica sem pulso (AESP).
b) Na RCP, a epinefrina 1mg IV ou IO está indicada para uso a cada intervalo de 3 a 5 minutos.
c) O antiarrítmico de primeira escolha é a lidocaína e deve ser administrado de 1 a 1,5 mg/kg em bólus, podendo ser repetido a cada intervalo de 5 a 10 minutos, em doses de 0,5 a 0,75 mg/kg.
d) A tentativa de obter via respiratória avançada deve ser priorizada, pois a ventilação com o dispositivo bolsa-válvula-máscara não permite que esse procedimento seja postergado.
9 -

Nacional e internacionalmente, o trauma corresponde à terceira causa de morte, precedido apenas por doenças cardiovasculares e neoplasias. Sabe-se que é correto considerar que:

a) a avaliação das lesões decorrentes dos vários tipos de trauma, seja do tipo aberto, seja do tipo fechado, envolve o conhecimento e a interpretação das forças relacionadas à cinemática e biomecânica do trauma.
b) a avaliação das condições de segurança do local, do profissional, dos pacientes e dos demais envolvidos é posterior ao início do atendimento.
c) a avaliação primária do trauma deve priorizar o exame físico-cefalopodal e a realização da entrevista.
d) na avaliação secundária do trauma, ocorre a estabilização manual da cabeça do paciente, mantida alinhada com a posição neutra.
10 -

Um enfermeiro do serviço de atendimento extra-hospitalar está diante de um paciente com importante hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca (PAF). Um cuidado considerado prioritário neste caso é:

a)

administração de analgésicos.

b)

administração de volume com solução fisiológica.

c)

administração de antieméticos.

d)

administração de psicotrópicos.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.