ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de São João da Boa Vista - SP (Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista) - Farmacêutico - IPEFAE (IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas) - 2018

Conhecimentos Gerais
1 -

Qual é a capital da Síria?

a) Beirute.
b) Bagdá.
c) Romã.
d) Damasco.
2 -

O cientista Stephen Hawking era diagnosticado com qual doença degenerativa?

a) Atrofia muscular progressiva.
b) Esclerose Lateral Amiotrófica.
c) Paralisia bulbar progressiva.
d) Síndrome de pós-poliomelite.
3 -

No caso de afastamento ou impeachment de Michel Temer quem assume a presidência da República?

a) O presidente do Supremo Tribunal Federal.
b) O vice-presidente da República.
c) O presidente do Senado Federal.
d) O presidente da Câmera Federal.
Língua Portuguesa
4 -

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal:

a) Dentre outras coisas, não se tratavam, necessariamente, de investimentos públicos mal geridos nos hospitais vinculados à rede pública de saúde, como davam contas as notícias.
b) Observaram-se, através da postura paternalista dos dirigentes administrativos, atitudes que não condiziam com as responsabilidades advindas da posição gerencial.
c) Doava-se aos montes e sem qualquer tipo de contrapartida materiais cirúrgicos para que se tratassem de pessoas vulneráveis socialmente.
d) Escondia-se, em abrigos subterrâneos, vários armamentos utilizados pelos soldados revoltosos no período da II Guerra Mundial.
5 -

Assinale a alternativa em que a expressão em destaque estabelece ideia de oposição:

a)

Apesar de ser um conceito difícil de explicar, a maioria das pessoas consegue intuir o que é qualidade de vida.

b)

A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o que se convencionou chamar de sentir-se bem".

c)

Mas afinal, o que é ter qualidade de vida? Se a resposta a esta questão é importante, é porque ela trata do que todos procuramos.

d)

O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, pois compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a relação do indivíduo com o meio ambiente.

6 -

Considerando a passagem “Ao longo de toda discussão sobre melhores condições de vida para o ser humano, saúde pública e vida urbana, há a necessidade premente de resposta à pergunta fulcral: como melhorar a qualidade de vida das pessoas?", o termo em destaque poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original, por:

a) Complexa.
b) Difusa.
c) Essencial.
d) Ambígua.
7 -

Sobre o enunciado “De fato, podemos afirmar que há qualidade de vida quando esta noção vai de encontro a fatores que a influenciam, quais sejam: a saúde física, mental, psicológica e emocional dos indivíduos; o nível de estresse no ambiente de trabalho e a quantidade de horas trabalhadas; e a integração do indivíduo no meio ambiente", é correto afirmar que a expressão destacada:

a)

É coerente, considerando-se o contexto, pois estabelece ideia de oposição.

b)

É incoerente, considerando-se o contexto, e deveria ser substituída por “ao encontro de”.

c)

É coerente, considerando-se o contexto, uma vez que estabelece ideia de confluência.

d)

É incoerente, considerando-se o contexto, pois sugere ideia de confluência, quando, na verdade, deveria ser substituída pela expressão “ao encontro de”, para que houvesse ideia de oposição, .

8 -

No enunciado “O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive", se substituíssemos o verbo em destaque pelo substantivo degradação e se acrescentássemos o complemento todos devem se posicionar, a passagem ficaria corretamente redigida, mantida sua coerência, da seguinte forma:

a) O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconómico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente cuja a degradação todos devem se posicionar.
b) O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconómico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente de que a degradação todos devem se posicionar.
c) O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconómico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente contra cuja degradação todos devem se posicionar.
d) O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconómico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente para cuja a degradação todos devem se posicionar.
9 -

Como se sabe, há diferenças claras entre o português falado no Brasil e o português europeu. É possível dizer que o enunciado “Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a 'a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações'" certamente foi redigido segundo o português europeu. A palavra usada, segundo a maneira como foi grafada, que valida essa afirmação é:

a)

Percepção.

b)

Objetivos.

c)

Expectativa.

d)

Padrões.

10 -

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação:

a) Não devemos confundir qualidade de vida com padrão de vida, muitas pessoas têm uma errada noção de qualidade de vida, confundindo os termos, padrão de vida é uma medida que calcula a qualidade, e quantidade de bens e serviços disponíveis.
b) Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, e esta é fundamental para que um indivíduo ou uma comunidade tenha saúde; mas saúde não significa apenas saúde física e mental: significa que essas pessoas estejam de bem não só com elas próprias, mas também com a vida, com as pessoas que as cercam, enfim: ter qualidade de vida é estar em harmonia com vários fatores.
c) No que diz respeito à saúde, a qualidade de vida é muitas vezes considerada sobre o aspecto de como ela pode ser afetada de forma negativa, ou seja, qual é a importância da ocorrência de uma doença debilitante, que não constitui risco de vida, uma doença que constitui risco de vida, o declínio, natural da saúde de uma pessoa idosa, o declínio mental, os processos de doenças crónicas, todas estas situações são castradoras da nossa qualidade de vida.
d) A saúde física afeta, obviamente, a nossa qualidade de vida, existe uma relação entre atividade física, a melhoria da condição de saúde e a qualidade de vida. Da mesma forma existe uma relação ente uma correta alimentação e a qualidade de vida. A qualidade de vida e alimentação saudável, são conceitos que estão estritamente relacionados. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental, para o bem-estar do indivíduo.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.