ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Nova Candelária - RS (Prefeitura Municipal de Nova Candelária) - Professor - Educação Infantil - URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) - 2018

Pedagogia
1 -

O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:

a) Igualdade, liberdade, acesso e permanência.
b) Igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
c) Acesso, ingresso e permanência, com sucesso.
d) Igualdade, qualidade, liberdade, acesso, permanência, gestão democrática e valorização do magistério.
2 -

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), essa concepção se apresenta das seguintes formas: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correto(s)

a) Os itens I, II e III.
b) Somente I e II.
c) Somente II e III.
d) Somente I e III.
3 -

Numa concepção de educação, que tem como finalidade a formação integral do aluno, devem ser feitas as seguintes considerações: I. Seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades das pessoas e não apenas as cognitivas. II. A avaliação serve para qualificar e selecionar, desde cedo, aqueles que podem obter sucesso na carreira até a universidade. III. O ensino não está centrado em parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos. IV. A tomada de posição em relação às finalidades do ensino implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Em relação às afirmativas acima:

a) Apenas I, II, e III estão corretas.
b) Apenas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas I e III estão incorretas.
d) Apenas II e IV estão incorretas.
4 -

Conforme Zabala (2008), quando se opta por uma concepção construtivista por um ensino que tem como finalidade fundamental a formação integral da pessoa, a avaliação sempre terá que ser de acordo com o item da alternativa:

a) Transformadora.
b) Dialética.
c) Formativa.
d) Mediadora.
5 -

A abordagem do ensino por competências demanda, aos professores, exigências tais como: I. Trabalhar regularmente por problemas. II. Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar. III. Implementar e explicitar um novo contrato didático. Conforme a proposição acima:

a) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) As afirmações I, II e III são falsas.
c) Somente I e II são verdadeiras.
d) Somente II e III são verdadeiras.
6 -

Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. Vincular conteúdos, ensino e aprendizagem a objetivos sócio-políticos e pedagógicos e analisar criteriosamente o conjunto de ações concretas que rodeiam cada situação didática significa corresponder ao que está disposto corretamente na alternativa:

a) Definir processo de ensino como uma sequência de atividades com o objetivo de assimilação de conteúdos.
b) Compreender o processo didático como totalidade abrangente.
c) Considerar que os rituais de iniciação são uma forma de ação pedagógica.
d) Centrar o processo didático somente na relação ensino e aprendizagem.
7 -

Conforme Libâneo (1994), para a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos é preciso considerar as afirmativas a seguir: I. A escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. II. Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de objetivos-conteúdos-métodos que assegure o encontro formativo entre os alunos e as matérias escolares, que é o fator decisivo da aprendizagem. III. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, ou seja, um ensino centrado na realidade social. IV. O ensino é uma atividade direcional sobre o processo de aprendizagem e a aprendizagem é a atividade mental intensiva e propositada do aluno em relação aos dados fornecidos pelos conteúdos culturais. Em relação às afirmativas acima:

a) Somente I, II, e III estão corretas.
b) Somente I, III e IV estão corretas.
c) Somente I e II estão corretas.
d) Somente III e IV estão corretas.
8 -

No Brasil, as práticas pedagógicas da creche e pré-escola têm como referência os princípios éticos, políticos e estéticos que se tornam concretos na vida das crianças por meio de experiências vivenciadas no ambiente educativo, bem como em determinadas práticas sociais. O reconhecimento desses princípios se dá em conformidade com a descrição da alternativa:

a) No investimento em espaços, rotinas e vivências que ampliem a sensibilidade de crianças e adultos que convivem em uma instituição de Educação Infantil, que busca assegurar a organização pedagógica de maneira lúdica, valorizando a criatividade das crianças e sua singularidade.
b) No investimento em espaços, tempos e materiais que ampliem a sensibilidade de crianças e adultos que convivem em uma instituição de Educação Infantil, que busca assegurar a organização pedagógica de maneira lúdica, valorizando a criatividade das crianças e sua singularidade.
c) No investimento em espaços, vivências e materiais que ampliem a sensibilidade de crianças e adultos que convivem em uma instituição de Educação Infantil, que busca assegurar a organização pedagógica de maneira lúdica, valorizando a criatividade das crianças e sua singularidade.
d) No investimento em rotinas, espaços e materiais que ampliem a sensibilidade de crianças e adultos que convivem em uma instituição de Educação Infantil, que busca assegurar a organização pedagógica de maneira lúdica, valorizando a criatividade das crianças e sua singularidade.
9 -

O planejamento curricular na Educação Infantil deve ter como eixos norteadores o descrito corretamente na alternativa:

a) O cuidar e o educar.
b) A interação e a brincadeira.
c) Os projetos de trabalho.
d) As diferentes linguagens.
10 -

Sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil, analise as seguintes considerações: I. O professor tem um papel fundamental na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. II. Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. III. O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura. Está (estão) correta(s)

a) Somente a I.
b) Somente a II e a III.
c) Somente a I e a II.
d) I, II e III.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.