ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Nova Candelária - RS (Prefeitura Municipal de Nova Candelária) - Secretário Escolar - URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados das linhas 6, 7, 11, 15 e 18 do texto I.

a) haveria, à, avisou-me, as, este
b) haveriam, à, me avisou, às, esse
c) haveriam, a, avisou-me, às, este
d) haveria, à, me avisou, às, esse
2 -

Considere as seguintes afirmações sobre o texto:

I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.

II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).

III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.

De acordo com o texto:

a) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) Somente a afirmação I é falsa.
c) Somente a afirmação II é falsa.
d) Somente a afirmação III é verdadeira.
3 -

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.

( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.

( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".

( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.

( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.

( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.

a) F – F – F – V – V – V
b) F – V – F – F – V – F
c) V – F – V – V – F – F
d) V – F – F – V – V – V

Texto II

4 -

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados das linhas 4, 5, 15, 17 e 21 do texto II.

a) sabem, tem, à, à, por que
b) saibam, têm, a, à, por que
c) sabem, têm, a, à, porque
d) saibam, têm, à, a, porque
5 -

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto II e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) As reuniões nas escolas são importantes para a qualidade da comunicação, pois, além das informações, possibilitam o debate e a discussão sobre assuntos de interesse da escola e permitem que os professores expressem seu ponto de vista sobre as questões tratadas.

( ) Para que uma reunião “não acabe no vazio" (linha 9), é necessário que os trabalhos sejam bem conduzidos com o devido registro do que foi tratado e deliberado na reunião.

( ) De acordo com o contexto do texto, o adjetivo rebuscada (linha 13) tem o sentido de aprimorada, bem elaborada.

( ) Os verbos debater, expor e posicionar-se (linhas 2 e 3) estão empregados no presente do modo indicativo e expressam a ideia de ações concretas quanto às intervenções dos participantes em uma reunião.

( ) Ao dizer que a convocação para uma reunião “tende a ser mais sóbria do que o convite para o jogo final de um campeonato interno" (linhas 15 e 16), a autora emprega a palavra destacada no sentido de uma linguagem mais formal, em consonância com o padrão culto da linguagem.

( ) Empregando o plural no pronome ela (linha 22), nos dois últimos períodos do texto, as demais palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à sintaxe de concordância entre os termos.

a) 400
b) 450
c) 500
d) 550

Texto IV

6 -

De acordo com o texto II, “...o e-mail é um meio prático e rápido para divulgar informações" (linhas 17 e 18) nas escolas. Sobre o e-mail, analise as afirmativas abaixo, indicando-as como verdadeiras “V" ou falsas “F". Após, marque a alternativa que contém a ordem correta das letras, de cima para baixo.

( ) O e-mail pode integrar o conjunto de meios utilizados por uma escola para a comunicação interna entre seus pares, visto tratar-se de um canal eficiente e rápido para a troca de mensagens.

( ) Em termos de escrita, o e-mail agiliza a elaboração da mensagem, visto que o emissor pode valer-se de uma série de recursos nesse sentido, como o uso de abreviaturas, abreviações e reduções de palavras que, além de facilitarem a produção do texto, são reconhecíveis por parte do receptor.

( ) O e-mail, em uma organização como a escola, contribui para aproximar os professores, funcionários e alunos entre si, criando um clima de amizade e camaradagem, fator que permite que as mensagens, mesmo as com teor de trabalho, possam ser escritas em uma linguagem coloquial e de maneira informal.

( ) Como qualquer outra mensagem escrita, a mensagem eletrônica deve atender aos princípios de clareza e precisão textual, observando os aspectos de coerência e coesão textual.

( ) A praticidade do e-mail justifica a ideia de que quanto maior o número de palavras abreviadas melhor será o efeito da mensagem.

a)

V – F – F – V – F

b)

F – V – V – F – V

c)

V – V – V – F – F

d)

V – F – F – V – V

Redação Oficial

Texto III

7 -

Considerando a afirmação inicial do texto III, de que: “Ao iniciar o projeto de comunicação interna, um primeiro ponto a observar é o veículo utilizado", a comunicação interna nas escolas pode ser feita por meio dos documentos descritos corretamente na alternativa:

a) Ata, ofício, alvará e memorando.
b) Ofício, requerimento, abaixo-assinado e comunicado.
c) Memorando interno, ementa, comunicado e ordem de serviço.
d) Aviso, comunicado, circular e memorando interno.
8 -

Supondo que uma escola da rede privada tenha de contratar professores e servidores administrativos para o preenchimento de vagas, mediante realização de concurso público, considere os itens a seguir sobre os procedimentos a serem tomados quanto à divulgação a ser feita do referido processo: I. Contatar diretamente com pretensos candidatos, cujo currículo integrava o banco de dados da escola, priorizando sua participação em respeito ao fato de terem se candidatado anteriormente para trabalhar na escola. II. Publicar uma nota nos jornais locais, para comunicar a existência de vagas e valer-se de eventos públicos para a divulgação do concurso, a fim de que mais interessados tomem conhecimento do concurso. III. Estabelecer contato com os interessados por meio do corpo docente e do pessoal técnico-administrativo. IV. Publicar nos jornais locais e em outros meios de divulgação edital específico para o concurso, de forma a notificar a existência de vagas e a realização do concurso público a todos os interessados. Está (estão) certo(s) o(s) item (itens):

a) I, II, III e IV.
b) Somente I e IV.
c) Somente o II.
d) Somente o IV.
9 -

Considere a situação hipotética descrita abaixo:

A ideia da Agenda do Diretor, amplamente aplaudida pelos professores e funcionários administrativos da escola, gerou posteriormente o Manual da Boa Comunicação Escolar, sendo solicitado ao secretário escolar que enviasse o Manual ao Secretário Municipal de Educação e ao Reitor da Universidade local.

Ao se dirigir, respectivamente, ao Secretário e ao Reitor, os pronomes de tratamento indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:

a) Vossa Senhoria e Vossa Magnificência.
b) Ilustríssimo Senhor e Vossa Excelência.
c) Vossa Senhoria e Vossa Eminência.
d) Vossa Magnificência e Vossa Excelência.
10 -

A fim de melhorar a comunicação na escola, a Diretora e a Coordenadora decidiram, em reunião, promover uma palestra sobre essa temática para todo o corpo social da instituição (professores, funcionários e alunos). Após a escolha do palestrante, que incidiu sobre um ex-professor da escola e amigo particular da Coordenadora, solicitaram ao secretário escolar para providenciar o convite ao palestrante, que deve ser feito por meio do documento descrito de forma correta na alternativa:

a) Convite, escrito de acordo com as normas estruturais do ofício e contendo as explicações sobre a Agenda do Diretor, da qual surgiu a ideia da palestra.
b) Ofício, com as explicações detalhadas da reunião entre a Diretora e a Coordenadora da escola na qual foi decidida sua participação como palestrante.
c) Ofício, com as devidas informações acerca do evento e a formulação do convite, respeitando as exigências e estrutura que esse tipo de correspondência requer.
d) Um e-mail, em caráter de informalidade, considerando tratar-se de alguém conhecido da escola e das relações de amizade da coordenação, fato que dispensa formalidades, tornando a ação mais ágil e rápida.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.