ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Nova Candelária - RS (Prefeitura Municipal de Nova Candelária) - Agente Administrativo - URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto.

a) parou, tem, a, existem, pois
b) pararam, têm, à, existe, portanto
c) parou, têm, à, existem, pois
d) pararam, tem, a, existe, porém
2 -

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos. ( ) O tempo verbal que predomina no texto é o presente do modo indicativo. ( ) Substituindo o último verbo do primeiro parágrafo do texto pelo verbo existir, mantendo o mesmo tempo e modo verbal, a forma correta será existia. ( ) A conjunção presente no primeiro período do segundo parágrafo expressa ideia de explicação. ( ) A palavra que inicia o penúltimo período do segundo parágrafo pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pela expressão Ou seja. ( ) Substituindo o ponto final na frase: “Seria uma confusão generalizada.”, (linha 18), no último parágrafo, por um ponto de interrogação, o sentido da mesma ficaria inalterado.

a) 300
b) 350
c) 400
d) 450

Texto II

3 -

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) O texto, por fazer uma explicação sobre o ato de administrar, caracteriza-se como um texto descritivo. ( ) A administração faz parte exclusiva das empresas e organizações. ( ) O sucesso profissional das pessoas está vinculado ao fato de elas conviverem em um lar bem sucedido e bem administrado por uma pessoa que exerce a função de chefe de família. ( ) Semáforos, placas de sinalização e outros afins são importantes para a ordem no trânsito, mas essa ordem depende da participação e do esforço de várias outras organizações, a exemplo das que planejam o próprio trânsito. ( ) Estabelecer regras, resolver problemas, realizar melhorias, entre outros, são requisitos básicos para a manutenção da ordem e da organização, tanto nas famílias como nas empresas.

a)

F – F – V – V – V

b)

V – V – F – V – F

c)

F – V – V – F – V

d)

F – F – F – V – V

Texto III

4 -

Marque a única alternativa correta em relação às ideias abordadas no texto II.

a)

O autor do texto afirma, com convicção, que todas as pessoas que administram seu tempo vivem melhor, são mais felizes e que todas, indistintamente, produzem mais.

b)

A adoção de técnicas para administrar o tempo contribui para a funcionalidade do dia a dia dos profissionais, ajudando-os a se descobrirem e a se conhecerem melhor, incluindo nesse contexto as pessoas que reclamam do tempo e que “acham que seu tempo não é administrável" (linha 9).

c)

Para poder administrar o tempo, é preciso que as pessoas tenham gerência sobre si mesmas, já que o controle do tempo funciona melhor para quem tem um alto grau de autoconhecimento e de autocontrole

d)

O autor usa a palavra bússola (linha 18), no seu sentido literal e denotativo, para se referir à necessidade de planejamento pessoal.

Texto IV

5 -

Analise os itens acerca dos textos I e II e assinale a alternativa correta.

I. A afirmação inicial do texto II é contraditória à declaração do texto I que diz: “A administração está muito mais ligada ao nosso cotidiano do que nós imaginamos e tem muita importância no dia a dia" (linhas 1 e 2).

II. A afirmação de que “As pessoas não percebem, mas a administração está inserida em nosso cotidiano" (linha 7), do texto I, inclui a administração do tempo, abordado no texto II e apontado pelo autor como “uma questão de autoconhecimento e gerenciamento pessoal" (linhas 3 e 4).

III. Conforme o texto II, em termos de autoadministração, o problema de muitas pessoas é que “não se autogerenciam, deixam-se gerenciar pelas circunstâncias que ocorrem ao redor delas" (linhas 11 e 12).

IV.A afirmação do texto I, ao dizer que “para que tudo ocorra bem, há muito esforço de várias organizações, como as que fiscalizam e aplicam multas, as que planejam o trânsito, as ruas e avenidas" (linhas 21, 22 e 23), correspondente à afirmação do texto II, de que “A grande oportunidade em tudo isso é a seguinte: fazer mais para si mesmo e fazer mais para os outros" (linhas 13, 14 e 15).

a)

Os itens I, II, III e IV são verdadeiros.

b)

Somente um item é falso.

c)

Somente um item é verdadeiro.

d)

Somente dois itens são verdadeiros.

Administração Geral
6 -

O texto I parte da afirmação de que "A administração está muito mais ligada ao nosso cotidiano do que nós imaginamos e tem muita importância no dia a dia". No cotidiano do Agente Administrativo, de acordo com a descrição sintética, fazem parte de suas atribuições:

I. Executar trabalhos que envolvam a interpretação e aplicação de leis e normas da administração.

II. Redigir expediente de caráter administrativo.

III. Proceder à aquisição, à guarda e à distribuição de material.

IV. Participar ativamente das reuniões administrativas, juntamente com os demais funcionários da organização, e também das reuniões com o poder público municipal para tratar de interesses afins.

Está (estão) correto(s):

a) Os itens I, II, III e IV.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens II e IV.
d) Somente os itens I, II e III.
7 -

Marque a alternativa cuja descrição não integra as atribuições do Agente Administrativo.

a) Redigir pareceres e informações e expedientes administrativos, tais como: memorando, ofícios, relatórios, entre outros.
b) Atender ao telefone geral da organização, com cordialidade e respeito, fazendo as transferências de ramais quando for o caso, a fim de evitar transtornos à pessoa que ligou e de agilizar a comunicação interna e externa.
c) Realizar e conferir cálculos relativos a lançamentos, alterações de tributos, avaliações de imóveis e vantagens financeiras e descontos determinados por lei e efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenagem e conservação de materiais e outros suprimentos da organização.
d) Ter cuidado quanto ao aspecto redacional dos documentos a serem expedidos, revisando, por exemplo, as ordens de serviço, instruções e minutas.
8 -

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações abaixo acerca das atribuições do cargo de Agente Administrativo. Na sequência, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Examinar processos afins à organização.

( ) Realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência

( ) Fazer ou orientar levantamentos de bens patrimoniais.

( ) Realizar periodicamente os trabalhos datilográficos e a digitalização de todo material de expediente da organização.

( ) Realizar filmagens periódicas dos diferentes setores da organização a fim de salvaguardar a memória institucional.

( ) Executar tarefas afins à função do Agente Administrativo, incluindo, em casos esporádicos, a limpeza e faxina dos espaços físicos da organização.

a) V – V – F – F – V – F
b) F – F – V – V – F – V
c) V – V – V – F – F – F
d) V – F – V – V – F – F
Redação Oficial
9 -

Leia a seguinte afirmação:

Considerando a afirmação acima, marque a alternativa correta acerca da redação de um Agente Administrativo ao redigir a documentação da organização onde trabalha.

a) Sua escrita deve, prioritariamente, estabelecer uma relação de amizade com o destinatário, já que a negociação entre as partes envolvidas (empresa-organizaçãocomunidade-clientela, por exemplo) depende basicamente da harmonia das relações.
b) A redação das correspondências e dos documentos da organização deve ser feita de forma simples e concisa, observando uma série de requisitos, como a correção linguística, a objetividade e a clareza do texto.
c) Dependendo do tipo de correspondência, a redação pode ser feita em linguagem coloquial, já que esse nível de linguagem facilita a comunicação entre os profissionais das organizações, com as quais a instituição mantém relações de trabalho.
d) Deve manter uma relação cerimonial de respeito com o destinatário, seguindo rigorosamente as regras linguísticas em função da correção do texto das correspondências e empregando os pronomes de tratamento na segunda pessoa do plural.
10 -

Numere a segunda coluna em consonância com a primeira, considerando a descrição das qualidades apontadas como essenciais ao estilo da redação técnico-oficial.

( 1 ) Correção
( 2 ) Coerência de ideias
( 3 ) Clareza
( 4 ) Concisão
( 5 ) Exatidão

( ) Fuga da prolixidade. O redator deve restringir a redação ao estritamente necessário, evitando palavras e expressões supérfluas e desnecessárias, mas com o cuidado de não causar prejuízo à clareza do texto.
( ) Utilização na redação de palavras que quantifiquem, que expressem com precisão o que precisa ser dito, evitandose palavras vagas e difíceis que possam interferir na interpretação do receptor.
( ) Uso de formas e termos adequados quanto à gramática normativa, observando a sintaxe de concordância, a sintaxe de regência e a sintaxe de colocação pronominal.
( ) Cuidado para que a redação garanta a sua textualidade, isto é, para que o texto não seja apenas uma sequência de frases, observando a transição natural entre uma frase e outra e entre um período e outro, bem como a transição entre os nomes e os verbos e seus complementos.
( ) Cuidado que o redator deve ter em relação à correspondência, de forma que o texto seja a expressão exata do pensamento e o receptor possa ler e compreender a mensagem, sem dupla interpretação e sem que precise recorrer a pesquisas e a dicionários.

A ordem correta da numeração, de cima para baixo, é a da alternativa:

a) 4 – 5 - 1 – 2 – 3
b) 5 – 3 - 2 – 1 - 4
c) 4 – 5 - 1 – 3 - 2
d) 3 – 4 - 5 – 2 – 1

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.