ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Aluno Oficial - CFO - VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista) - 2018

História

Texto I

1 -

O trecho faz referência

a) à Antiguidade Clássica.
b) ao Gótico.
c) ao Renascimento.
d) ao Barroco.
e) ao Realismo.

Texto II

2 -

Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar

a) a eleição de representantes masculinos com direito a voz e voto pela assembleia da cidade-estado, órgão político que incluía mulheres e estrangeiros.
b) a importância decrescente dos escravos, a ponto de discutir-se a abolição da escravatura, e a consequente redução das desigualdades nas cidades-estado.
c) a conquista pacífica de direitos por parte dos mais pobres, ainda que se mantivesse a marca aristocrática de distinção social regulada pelo nascimento.
d) a ojeriza à guerra e ao conflito social, o que contribuiu para que Atenas fosse derrotada sucessivamente pelos persas e pelos espartanos.
e) a participação política direta, exercida por um corpo de cidadãos ativos, sem a noção de representação e restrita aos cidadãos masculinos.

Texto III

3 -

Trata-se de um cartaz

a) dos setores conservadores e autoritários da sociedade espanhola, unidos em torno da causa nacionalista, em luta contra as ideologias estrangeiras que rondavam a Europa à época, em especial o socialismo soviético.
b) das Brigadas Internacionais chamando voluntários para a luta contra o fascismo na guerra civil espanhola, o que contribuiu fortemente para a definição do campo antifascista na Europa da época.
c) dos grupos da Resistência Espanhola que se prontificaram a defender a Espanha de uma iminente invasão nazista após a ocupação da França pela Alemanha logo no início dos conflitos entre os países europeus.
d) dos partidos espanhóis que defendiam a política de apaziguamento empreendida por França e Inglaterra e pretendiam, com isso, evitar uma nova catástrofe de guerra como a ocorrida entre 1914 e 1918.
e) da União Soviética, difundido em território espanhol com o objetivo de arregimentar militantes para a luta revolucionária na Espanha com o objetivo de estender o domínio socialista na Europa.

Texto IV

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

4 -

O detalhe da obra destacado na questão evidencia

a) a importância da escravização de negros para a vitória luso-brasileira contra os holandeses, na medida em que os invasores eram contrários à utilização da mão de obra negra escravizada na produção de açúcar.
b) a violência do processo de escravização, pois os negros presentes nas batalhas estavam lá apenas obedecendo ordem de seus senhores e correndo o risco de serem castigados em caso de derrota para os holandeses.
c) a ideia de traição associada a Calabar no contexto das batalhas, na medida em que os negros e mestiços brasileiros lutaram ao lado dos holandeses como forma de resistência à escravização promovida pelos senhores luso-brasileiros.
d) as contradições da sociedade luso-brasileira do século XVII, na medida em que os senhores prometeram a alforria aos negros escravizados que participassem das batalhas contra os holandeses.
e) a perspectiva de expulsão dos holandeses feita à base de mistura racial, constituindo-se numa espécie de marco zero de criação da nação brasileira, devido à presença de negros e mestiços escravizados e forros nas batalhas.

Texto V

5 -

A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era

a) a oposição entre uma economia rural, desconectada das economias centrais do capitalismo, e o processo de modernização dos centros urbanos.
b) a concentração de recursos em cidades escravistas, como São Paulo e Porto Alegre, em oposição à carência material de cidades como Rio de Janeiro e Salvador.
c) o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.
d) a facilidade de integração territorial, em termos de transporte e comunicação, em um país de dimensões continentais densamente povoado.
e) o complexo processo de reurbanização e modernização que atingiu igualmente todo o território nacional.
6 -

Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial: “Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.” O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como

a) a contradição entre a política externa e a política interna de Vargas.
b) o esgotamento da política intervencionista após a criação da Petrobras.
c) a derrota dos países aliados ao Brasil no contexto da Segunda Guerra.
d) a decadência dos países que participaram das batalhas na Europa.
e) a corrosão do apoio a Vargas devido à sua aliança formal com o campo fascista.

Texto VI

Observe a imagem a seguir.

Essa fotografia foi tirada em 1961, na posse de Jânio Quadros na presidência da República, e mostra João Goulart, recém-eleito vice-presidente; Jânio Quadros, discursando com a faixa presidencial; Juscelino Kubitschek, antecessor de Jânio na presidência.

7 -

A imagem registra um momento marcante da vida política nacional, pois

a) a posse de Jânio Quadros representou a ascensão de um programa reformista e nacional-desenvolvimentista ao poder.
b) a sucessão de Juscelino inaugurou um período marcado pelo crescimento econômico e pela estabilidade política.
c) Jango, Jânio e Juscelino foram aliados na implementação de uma agenda economicamente liberal e socialmente conservadora.
d) apenas muito tempo depois um presidente civil, eleito pelo voto popular, tornaria a entregar a faixa ao seu sucessor.
e) as três lideranças políticas retratadas na imagem foram parte importante da articulação do golpe civil-militar de 1964.

Texto VII

Observe as imagens a seguir.

8 -

As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como

a) dessacralização do poder temporal.
b) fusão de elementos romanos e germânicos.
c) constituição do Estado secular.
d) submissão da Igreja ao poder temporal.
e) concessão da liberdade de culto aos cristãos.
Filosofia
9 -

Na obra Teeteto, Platão apresenta um método para auxiliar os jovens a examinar se suas opiniões são justificadas, analisando-as, verificando seus pressupostos, quais podem ser suas consequências e se conduzem a uma conclusão contraditória. Esse método se mostra especialmente importante quando se trata de verificar se opiniões são verdadeiras ou não.

Segundo o método proposto por Platão, é correto afirmar que as opiniões

a) podem ser consideradas verdadeiras se são defendidas por uma autoridade política ou religiosa.
b) devem ser submetidas a uma verificação exaustiva antes de serem consideradas verdadeiras ou falsas.
c) devem ser consideradas falsas por princípio se forem repetidas por uma maioria que as defende.
d) podem ser logicamente consideradas verdadeiras e falsas ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto.
e) devem ser aceitas como verdadeiras caso seja impossível verificar ou justificar suas conclusões.
10 -

Concepções filosóficas sobre a natureza humana divergiram muito entre filósofos da era moderna. Para Thomas Hobbes, o ser humano é naturalmente egoísta, preocupando-se apenas consigo mesmo. Para Jean Jacques Rousseau, por outro lado, o ser humano é naturalmente bom. Considerando estas duas perspectivas diversas, assinale a alternativa correta.

a) Para Hobbes, a organização do Estado permite ao ser humano permanecer egoísta.
b) Segundo Rousseau, a natureza humana precisa ser domesticada pela sociedade.
c) As teses sobre a natureza humana de Hobbes e Rousseau acabam coincidindo.
d) Na perspectiva de Rousseau, a vida em sociedade corrompe a natureza humana.
e) Hobbes defende uma perspectiva otimista sobre a verdadeira natureza humana.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.