ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais ) - Professor de Educação Básica - FUMARC (Fundação Mariana Resende Costa) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Frei Betto, no artigo de opinião em análise, utiliza diversos expedientes para construir a argumentação. Estão corretas as afirmativas e exemplificações, EXCETO:

a) Propicia contextualização histórica: menção a fatos ou dados que permitem identificar a que período(s) histórico(s) ele se refere em sua argumentação. Ex.: “Fui criança logo após a Segunda Grande Guerra.”
b) Faz críticas a aspectos ou entidades da contemporaneidade por meio de linguagem incisiva e hermética: “Hoje, a indústria do entretenimento sonha pelas crianças. Não para diverti-las ou ativar nelas o potencial onírico, e sim para transformá-las em consumistas precoces.”
c) Utiliza exemplos do cotidiano para reiterar seu posicionamento: “A resposta agora me parece óbvia: o cabo de vassoura "dialogava" com a nossa imaginação. Assim como o trapo que o bebê não larga nem na hora de dormir.”
d) Recorre à intertextualidade: cita explicitamente (ou alude a) outras vozes que vêm credenciar ou respaldar sua argumentação. Ex.: “O direito à fantasia deveria constar da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
e) Retoma aspectos construídos argumentativamente ao longo do texto por meio de declaração que funciona como fecho coerente. Ex. “O direito à fantasia deveria constar da Declaração Universal dos Direitos Humanos."

Texto II

2 -

Atente para os sinônimos apresentados para vocábulos do texto. Assinale a opção em que a substituição do(s) vocábulo(s) destacado(s) esteja INCORRETA:

a)

“Ficamos todos fascinados diante daquela maravilha adquirida em uma loja de brinquedos." Ficamos todos extasiados diante daquele portento adquirido em uma loja de brinquedos.

b)

“Hoje, a indústria do entretenimento sonha pelas crianças." Hoje, a indústria do divertimento sonha pelas crianças.

c)

“O cinema e as revistas em quadrinhos, em geral originados nos EUA, exaltavam os feitos bélicos, do faroeste aos combates aéreos." O cinema e as revistas em quadrinhos, em geral oriundos dos EUA, exaltavam os feitos espetaculares, do faroeste aos combates aéreos.

d)

“O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo onírico." O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo dos devaneios.

e)

Porque toda a programação está ancorada na publicidade voltada ao segmento mais vulnerável do público consumidor. Porque toda a programação está assentada na publicidade voltada ao segmento mais suscetível do público consumidor.

3 -

Para responder a esta questão, além do texto I, considere o excerto da Base Nacional Comum Curricular, a qual estabelece competências gerais a serem trabalhadas ao longo da educação básica. Destacaram-se, a seguir, duas delas:


A tecnologia em rápido desenvolvimento traz desafios para o trabalho docente. Trata-se de assunto complexo e multifacetado. Considerando as leituras feitas, são corretas as afirmações, EXCETO:

a) A BNCC preconiza um aproveitamento pedagógico das novas tecnologias e mídias digitais, o que poderia constituir-se num “antídoto” à apatia e ao consumismo acrítico de que são vítimas as crianças e jovens, hoje, conforme a argumentação de Frei Betto.
b) As crianças de épocas passadas tinham outras maneiras de darem vazão a sua criatividade; exercitavam sua curiosidade e apreendiam a realidade (e aprendiam sobre ela) por meio de outras formas de entretenimento que, segundo Frei Betto, eram mais dialogais.
c) Cada época apresenta brinquedos ou artefatos que refletem o grau de “tecnologização” que vai sendo conquistado pela sociedade; alguns deles têm apelo mais coletivo e instigam à cooperação, em contraposição a outros, mais individualistas, que, conforme o autor, promovem a expectação.
d) O acesso aos equipamentos digitais fora da ambiência escolar ou dentro dela tanto pode fomentar a curiosidade e a criatividade, auxiliando na formação de sujeitos socialmente reflexivos, quanto pode obstar o desenvolvimento da criança e do adolescente.
e) Tolher uma criança (ou adolescente) do contato extensivo com a cultura digital e seus artefatos tecnológicos é pressioná-la(-lo) a, precocemente, ingressar no mundo adulto, no qual estes se fazem prescindíveis ao protagonismo pessoal.
4 -

A compreensão das formas de organização dos enunciados em textos orais e escritos é crucial ao(à) professor(a) de qualquer disciplina.

Atente para o excerto:

Com esse enunciado, o autor constrói sua argumentação por meio de alguns expedientes linguísticos:

I. Dá a entender que fala de “novas tecnologias" que são identificáveis pelos leitores, por isso utiliza artigo definido “as".

II. Faz uma generalização: a de que todas as crianças preferem a companhia do celular à dos amigos.

III. Relativiza sua afirmação pela escolha do verbo “tender" (inclinar-se, pender) na locução “tendem a coibir".

IV. Utiliza um verbo semanticamente forte – “coibir" –, o qual significa bridar, refrear, tolher, reprimir.

Estão CORRETAS as afirmações:

a) I e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
5 -

Atente para os dois excertos abaixo, sobre os quais se seguirão algumas assertivas referentes a escolhas morfossintáticas e semânticas feitas pelo autor. Anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Em “O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica.", o uso da vírgula indicando elipse é crucial para a correta compreensão do enunciado. Da mesma forma, isso ocorre em “A puberdade, o choque de realidade."

( ) Em ambos os fragmentos, veem-se situações em que se justifica o emprego da vírgula para separar termo(s) intercalado(s).

( ) No excerto II, temos o emprego da vírgula separando vocativo, que é termo discursivo de grande relevância para a construção do enunciado.

( ) As aspas, presentes no fragmento I, têm por função chamar a atenção para um uso inadequado do item lexical, no caso o verbo “roubar".

( ) O uso da crase, no fragmento I, está adequado, pois permite identificar a elipse de um substantivo, evitando-lhe a repetição. É uso equivalente ao que ocorre em “tutu à mineira", “bife à milanesa", entre outras expressões afins, nas quais se identifica um substantivo elidido.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

a) F – V – F – V – F
b) F – V – V – F – F
c) V – F – V – V – F
d) V – F – V – V – V
e) V – V – F – F – V
6 -

Regência é a parte da análise gramatical que trata das relações existentes entre nomes (substantivos, adjetivos, advérbios) e verbos com seus respectivos complementos. Atente para o excerto e as considerações feitas sobre esse tópico:

NÃO está correto o que se afirma em:

a) No fragmento, “poder” exige objeto indireto iniciado pela preposição “de”.
b) O verbo “agradar”, com sentido de “afagar”, rege objeto direto, no caso em apreço representado pelo pronome oblíquo “-la”, que retoma “a criança”.
c) O verbo “dispor”, irregular e derivado de “pôr” (e como este se conjuga), rege preposição “de” iniciando seu complemento.
d) O verbo “distinguir”, no sentido de “diferenciar”, é transitivo direto e indireto: rege dois objetos, um deles preposicionado.
e) O verbo “livrar”, no excerto, é pronominal e tem o sentido de “eximir-se”.
7 -

Sobre o uso de pronomes (em suas variadas possibilidades de classificação e emprego), seguem-se três excertos do texto e considerações sobre o tópico. Avalie cada assertiva atentamente e anteponha-lhe V (verdadeiro) ou F (falso):

O(s) excerto(s) sobre o(s) qual(-ais) ambas as assertivas estão corretas é (são) apenas:

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 1 e 2.
e) 2 e 3.

Texto III


Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para responder a questão.


8 -

Conforme argumentação do literato e sociólogo Antônio Cândido, a literatura ser um componente curricular é compreensível devido aos aspectos abaixo, EXCETO:

a)

Verifica-se uma universalidade da literatura como componente de expressão humana, que se encontra presente em todas as sociedades, em todas as épocas.

b)

Em sentido amplo, a literatura corresponde à necessidade de fabulação ou narratividade inerente ao ser humano, o que independe de características como faixa etária ou classe social.

c)

As pessoas carecem de aceder ao universo ficcional ou poético, portanto a literatura se equipara a outras necessidades humanas – biofísicas e psicossociais – que precisam ser satisfeitas.

d)

A sociedade subestima o poder da literatura e interdita a inserção ora de literatura sancionada, ora a de proscrita, já que ambas potencializam conflitos e subversão às regras estabelecidas nas diversas instituições sociais.

e)

A literatura, em sentido amplo, abarca todas as formas de letramento (dentro e fora da escola), não se restringe ao ensino linguístico. Como prática situada, trata-se de uma forma de propiciar, a docentes e discentes, acesso a um instrumento potencializador do desenvolvimento intelectual e afetivo.

Texto IV


Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para responder a questão.


9 -

Antônio Cândido define o que seja literatura, neste texto que, em sua íntegra, visa a mostrar a literatura como um dos direitos humanos incompressíveis.

Com base na argumentação de Cândido e nas competências da BNCC, pode-se considerar que a literatura como componente curricular seja instrumento adequado para auxiliar o educando no alcance dos seguintes objetivos, EXCETO:

a) Valorizar a diversidade de linguagens, saberes e vivências culturais idiossincráticos dos diferentes povos, despertando o senso de alteridade e a sensibilidade para respeitar a diversidade e o multiculturalismo.
b) Fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, ampliando os horizontes e despertando a consciência crítica quanto aos efeitos homogeneizadores da globalização.
c) Participar de práticas de produção artístico-cultural, com possibilidade de integrar conhecimentos teóricos e práticos ao seu projeto de vida e ao exercício cotidiano da cidadania.
d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas, destacando as eruditas ou as voltadas a um público de determinada faixa etária, em detrimento de formas de expressão populares, mais simples e menos elaboradas.
e) Adquirir conhecimentos que o auxiliem na compreensão das relações do mundo do trabalho, as características de certas profissões e seus contextos, despertando a responsabilidade e o senso crítico.

Texto V

Excertos da BNCC


10 -

Sobre os textos lidos –“O direito à fantasia" (Frei Betto), “O direito à literatura" (Antônio Cândido) – e os excertos da BNCC referentes às competências básicas, são feitas duas assertivas:

Verifica-se que:

a) ambas as assertivas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
b) ambas as assertivas estão corretas, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
c) apenas a assertiva I está correta.
d) apenas a assertiva II está correta.
e) ambas as assertivas são falsas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.