ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CFM (Conselho Federal de Medicina) - Assistente de Tecnologia da Informação - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Acerca da tipologia textual utilizada no texto, bem como das características desse tipo de texto, assinale a alternativa correta.

a) A linguagem utilizada no texto, uma reportagem de jornal, mostra-se inadequada para essa tipologia, uma vez que há presença constante, no texto, de figuras de linguagem.
b) O uso de depoimentos, em reportagens jornalísticas, é desaconselhado, visto que altera o nível de linguagem do texto, que deve ser formal.
c) O texto, por ser considerado um texto formal, deveria ter sido escrito de forma impessoal, sem a utilização da primeira pessoa do singular.
d) O texto, apesar de pertencer à tipologia jornalística, apresenta, também, características típicas de textos dissertativos, uma vez que apresenta uma análise de tema.
e) A estrutura de uma notícia, como é o caso do texto, não foi respeitada porque não apresenta, como elemento obrigatório, o lead.

Texto II

2 -

O uso dos sinais diacríticos de pontuação tem relações sintático-semânticas na construção de um texto, além de, em alguns casos, acrescentar elementos típicos da fala à escrita.

Com relação ao uso dos sinais de pontuação encontrados no texto, assinale a alternativa correta.

a) O ponto que separa as orações em “Fomos de carona. Chegamos à fazenda e procuramos o gerente” (linhas 20 e 21) poderia ser substituído por vírgula sem que fosse necessária qualquer outra alteração no trecho.
b) O uso do sinal de dois-pontos, no título do texto em “Escravos sem correntes: trabalhadores resgatados relatam (...)”, fere as normas de pontuação, uma vez que, nesse caso, o uso recomendado é o da vírgula.
c) A inserção de uma vírgula antes do “que”, em “Foram analisadas 33.475 páginas que contêm a descrição do local” (linhas 9 e 10), não alteraria a semântica da frase.
d) Os travessões utilizados em “Fazenda em Itupiranga (PA) – trabalhador de 36 anos de idade – resgatado em novembro de 2016” (linhas 17 e 18) não podem ser substituídos corretamente por vírgulas.
e) A troca das vírgulas encontradas no primeiro período do texto por ponto-e-vírgula não feriria quaisquer normas de uso dos sinais de pontuação.
3 -

A respeito dos aspectos sintáticos e da relação entre os elementos encontrados no texto, assinale a alternativa correta.

a) A reescritura do título do texto em Escravos sem correntes são os trabalhadores resgatados que relatam ameaças, moradias insalubres e água dividida com animais não implica alterações sintáticas ou semânticas.
b) A inserção de um artigo antes de “dívidas impagáveis” (linha 1) implicaria, para que seja mantido o paralelismo sintático do trecho, a inserção de artigos antes de todos os elementos da enumeração inicial do texto.
c) O particípio “feito”, em “Um levantamento exclusivo feito pelo G1” (linha 7), deve a respectiva concordância ao substantivo próprio “G1” que, por ser masculino, influencia a concordância de todo o referido trecho.
d) O pronome relativo “que”, encontrado em “Foram analisadas 33.475 páginas que contêm a descrição do local” (linhas 9 e 10), desempenha a função sintática de objeto direto, ao substituir o trecho “33.475 páginas”.
e) O período ‘“Assino um recibo de salário, mas não fico com nenhuma via’” (linha 29) pode ser reescrito em Assino um recibo de salário. Mas, não fico com nenhuma via sem que exista, nesse caso, alterações sintático-semânticas.

Texto III

4 -

Quanto à interpretação do texto e às relações semânticas que auxiliam na construção de sentido dos textos em geral, é correto afirmar que

a) a compreensão da importância da camuflagem auxilia esse soldado a obter sucesso.
b) o treinamento de tiro do sniper garante, sozinho, a eficiência desse tipo de soldado.
c) os elementos naturais não precisam ser considerados pelo sniper.
d) o trabalho do sniper deve ser feito, somente, em território amigo.
e) o sniper utilizará, nas respectivas missões, apenas fuzis de alta precisão.

Texto IV

5 -

O léxico de uma língua é formado por palavras que são acrescidas a ele das mais diversas formas. A respeito dos processos de formação de palavras, bem como do emprego destas e das classes às quais pertencem, assinale a alternativa correta.

a) O uso da palavra “sniper” (linha 1), de origem inglesa, é desaconselhado no texto, uma vez que há uma expressão, “atirador de elite”, correspondente na língua portuguesa.
b) A expressão “de elite” (linha 1) pertence à mesma classe gramatical da palavra “incrível”, encontrada na mesma linha.
c) O processo de sufixação, encontrado em “habilidade” (linha 1), pode também ser encontrado em “horas” (linha 4), na formação do plural da palavra hora.
d) Caso a palavra “sniper” fosse dicionarizada em português, ter-se-ia um exemplo claro de derivação imprópria como processo de formação de palavra.
e) Na linha 15, o vocábulo “folhagens” é uma palavra derivada da palavra folha, fato comprovado pelo compartilhamento do radical [folh-].
6 -

Assinale a alternativa que apresenta termo sublinhado com a mesma função sintática de “um atirador de elite" no trecho “O sniper é um atirador de elite" (linha 1).

a)

Colocadas sobre o uniforme, imitam, em seus padrões, as folhagens (linhas 14 e 15).

b)

Esse tipo de soldado costuma treinar horas a fio com fuzis de alta precisão (linhas 3 e 4).

c)

Suas principais defesas são a camuflagem e a ocultação (linhas 9 e 10).

d)

O sniper também se especializa em camuflagem (linhas 5 e 6).

e)

A técnica de camuflagem compreende a criação de vestimentas improvisadas (linhas 11 e 12).

Texto V

7 -

Considerando as regras de acentuação da língua portuguesa, bem como os conhecimentos acerca do uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

a) No trecho “reverteram a tendência de queda na incidência da infecção” (linhas 3 e 4), falta o acento indicativo de crase no complemento do verbo reverter.
b) No trecho “novos casos de hepatite A vêm diminuindo no Brasil” (linhas 1 e 2), o uso do acento circunflexo na forma verbal “vêm” justifica-se pela diferenciação do plural e do singular.
c) O uso do acento na palavra “País” (linha 6) é classificado como diferencial, uma vez que há necessidade de diferenciação da palavra “pais”.
d) No trecho ‘“Ainda em 2016, diversos países começaram a registrar casos de hepatite A”’ (linha 13 e 14), a crase em “a registrar” é considerada facultativa pela norma culta.
e) A palavra “clínicos” (linha 17) tem a acentuação justificada, pois todas as paroxítonas terminadas em -o, seguido ou não de -s, são acentuadas.

Texto VI

8 -

Acerca das relações de concordância e de regência estabelecidas no texto, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.

a)

O verbo haver, encontrado na linha 1, só permanece no singular por apresentar significação temporal, visto que, no respectivo valor existencial, precisa concordar com o sujeito da frase.

b)

O trecho “a tendência de queda na incidência da infecção" (linhas 3 e 4) pode ser reescrito corretamente em a tendência de queda à incidência da infecção, uma vez que a regência do nome “incidência" aceita a preposição “a".

c)

No trecho “somente a cidade de São Paulo contabilizou 694 casos" (linhas 5 e 6), o verbo contabilizar poderia concordar corretamente com a expressão “694 casos", pois há ambiguidade quanto ao sujeito da oração.

d)

No trecho “o aumento nos casos da doença, que ataca o fígado" (linhas 10 e 11), o verbo atacar deve ser flexionado no plural, por concordar com “casos".

e)

No trecho “começou na Inglaterra" (linha 14), a concordância do verbo se dá com a ideia de registrar alguma coisa, apresentada no período anterior, justificando, assim, o uso do singular na conjugação.

Legislação Federal
9 -

De acordo com a Lei nº 3.268/1957, que dispõe a respeito dos Conselhos de Medicina, assinale a alternativa correta.

a) Os Conselhos Regionais de Medicina têm a atribuição de fixar e alterar o valor da anuidade cobrada aos seus inscritos.
b) O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional.
c) O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina terá duração de 1 (um) ano.
d) Ao Conselho Federal compete expedir a carteira profissional dos inscritos.
e) Para resguardar a ética profissional, denúncias anônimas contra membros dos Conselhos Regionais serão recebidas para que ocorra a devida apuração.
10 -

O Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina é regido pela Resolução CFM nº 1.998/2012. Com base nessa resolução, é correto afirmar que o Conselho Federal de Medicina

a) é subordinado hierarquicamente ao Ministério da Saúde.
b) tem como sede a cidade do Rio de Janeiro.
c) é dotado de personalidade jurídica de direito privado.
d) possui autonomia administrativa e financeira.
e) não tem jurisdição em todo o território nacional.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.