ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Câmara Municipal de Palmas - TO (Câmara Municipal de Palmas - Tocantins) - Assistente - COPESE - UFT (Comissão Permanente de Seleção - Universidade Federal do Tocantins) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

No texto de Carlos Ruas, a personagem compreendeu que colocar o “arquivo na nuvem” era ligar o computador diretamente na nuvem. Entretanto, “colocar o arquivo na nuvem” trata-se de uma metáfora, empregada pela personagem na forma literal. Nesse sentido, a personagem compreendeu a linguagem de modo:

a) conotativo.
b) denotativo.
c) poético.
d) emotivo.

Texto II

2 -

No trecho: “Tô tentando me atualizar e mexer nessa tecnologia humana", o elemento em destaque une duas frases, tornando a segunda oração:

a) subordinada adverbial temporal, que traduz a ideia de tempo transcorrido entre a primeira oração e a segunda.
b) subordinada adverbial causal, pois o elemento ‘e’ estabelece relação de causa/consequência.
c) coordenada sindética explicativa, uma vez que, na segunda frase, “mexer nessa tecnologia humana”, há uma tentativa de explicação da primeira “Tô tentando me atualizar!”.
d) coordenada sindética aditiva, pois transmite a ideia de adição do segundo trecho em relação ao primeiro.
3 -

No trecho: “Tô tentando me atualizar e mexer nessa tecnologia humana. Mas ele pede para eu colocar os arquivos na nuvem… E não tá funcionando", a palavra destacada é uma conjunção, termo invariável que tem por função ligar orações ou termos. Assinale a alternativa CORRETA, cujo(s) elemento(s) substitui(em) a conjunção e mantém o seu sentido.

a) Na medida em que.
b) Se.
c) Por que.
d) Contudo.
4 -

Em: “ tentando me atualizar e mexer nessa tecnologia humana [...] E não funcionando", os elementos em destaque referem-se:

a) à forma predominantemente padrão da escrita, abordada principalmente pela gramática da Língua Portuguesa do Brasil.
b) às formas coloquiais do verbo “estar” amplamente usadas na linguagem popular.
c) às alterações realizadas pelo acordo ortográfico que começou a vigorar a partir do dia 1º de janeiro de 2013.
d) à forma escrita culta do verbo “estar”, conjugado na primeira pessoa do plural.

Texto III

5 -

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à interpretação do texto.

a) Os idosos têm utilizado, cada vez mais, os recursos tecnológicos, inserindo-se no meio digital.
b) A terceira idade possui resistência às TICs, porque faz parte de uma geração antiga.
c) O crescimento do uso das tecnologias leva os idosos a serem vítimas de golpes, principalmente, pelo uso crescente das redes sociais.
d) Os idosos devem optar por atividades mais lúdicas, tais como jogos, e menos intelectuais, como as TICs.

Texto IV

6 -

Leia os excertos.

“Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam, a velhice era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades. [...] Contudo, a nova perspectiva do acesso ao universo digital por parte da terceira idade alça esse público à condição de um sujeito ativo nas práticas cotidianas das relações sociais, o que transcende a perspectiva do ostracismo."

Assinale a alternativa CORRETA que pode manter o mesmo significado da palavra “ostracismo" destacada.

a) pedantismo - aquele que ostenta um conhecimento que não possui.
b) isolamento - ato de se isolar.
c) ceticismo - estado de dúvida permanente.
d) maquinismo - aquele que não possui sensibilidade em relação ao mundo.
7 -

No fragmento, presente no 4° parágrafo: “Entretanto, o acesso ao mundo digital não se restringe aos benefícios da vida cotidiana, mas também abrange benefícios cognitivos", assinale a alternativa CORRETA que corresponde à informação fornecida no texto para 'benefícios cognitivos'.

a) “Diante disso, as pessoas pertencentes a essa faixa etária não praticavam inúmeros tipos de atividades, tais como: lúdicas, esportivas, etc.”
b) “Isto é, o fato de levar o idoso a utilizar a mente e o intelecto, produzindo, assim, o conhecimento [dando sentido e elaborando significados a partir das informações recebidas]”.
c) “É nesse cenário, que a terceira idade passa a ser concebida como uma faixa etária comum e que pode desempenhar seu papel/função social”.
d) “Em função disso, o acesso ao mundo digital vem, continuamente, sendo algo presente nas práticas das relações sociais em diversas faixas etárias”.
8 -

No fragmento: “É nesse contexto que o uso do computador e, consequentemente, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs tem crescido intensamente, sobretudo, no que tange ao público da terceira idade", no 1º parágrafo, o termo em destaque pode ser classificado como:

a) pronome.
b) verbo.
c) advérbio.
d) adjetivo.

Texto V

9 -

Assinale a alternativa INCORRETA, cujo trecho, retirado integralmente do texto II estabelece diálogo com as ideias expressas no texto I.

a) “Não se pode negar que, para uma grande parte de pessoas, pertencentes a esse público, a utilização desses artefatos da informática ainda é um desafio.” (4º parágrafo).
b) “Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam: a velhice, era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades.” (2º parágrafo).
c) “É nesse cenário, também, que muitos idosos têm se dedicado a diversos tipos de atividades, tais como: esportes, atividades de lazer, cursos e, até mesmo, ao campo profissional” (3º parágrafo).
d) “Essa utilização das TICs tem gerado inúmeros benefícios e facilidades para as mais diversas faixas etárias e, acima de tudo, para a terceira idade. O que reforça a perspectiva do computador como algo necessário.” (3º parágrafo).
10 -

Sobre o diálogo estabelecido entre o texto I e o texto II, assinale a alternativa CORRETA.

a) Retratam o uso das tecnologias por parte do público, pertencente à terceira idade.
b) Tecem críticas negativas, relacionadas ao uso, principalmente, de computadores.
c) Expõem, com humor, as dificuldades enfrentadas pelos idosos para se adaptarem às demandas contemporâneas.
d) Criticam os idosos por não conhecerem os termos específicos usados na área da informática.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.