ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Tradutor Intérprete - PR-4 Concursos (PR-4 Concursos) - 2018

Pedagogia
1 -

Segundo Pereira (2001, p. 59), no início dos anos 1960, surgem as primeiras pesquisas linguísticas sobre as línguas de sinais e, mais especificamente, sobre a língua de sinais americana - ASL. Tais estudos foram realizados por:

a) Lucinda Ferreira Brito.
b) Carlos Skliar.
c) Tanya Felipe.
d) Ronice Muller de Quadros.
e) William Stokoe.
2 -

Sobre a Lingua Brasileira de Sinais (Libras) é correto afirmar que:

a) é única e universal, utilizada por todas as pessoas surdas.
b) está representada no hemisfério esquerdo do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento da linguagem.
c) é um pidgin sem estrutura própria, subordinado às línguas orais.
d) é um sistema de comunicação com conhecimento restrito e linguisticamente inferior à comunicação oral.
e) deriva da comunicação gestual e espontânea dos ouvintes.
3 -

Segundo Felipe e Monteiro (2007), em Libras há 64 configurações de mãos. Estas podem ser definidas como a forma que a mão assume na produção dos sinais que “’podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas realizadas pela mão dominante (mão direita para os destros) ou pelas duas mãos do emissor”. Assinale a opção que corresponde aos sinais realizados com a mesma configuração de mãos apresentada a seguir:

a) APRENDER/ LARANJA.
b) DESMAIAR/ AVISAR.
c) ABRIR/ FICAR.
d) ADORAR/ CALAR.
e) APAGAR/ PENSAR.
4 -

Sobre a educação de surdos pode-se compreender que, historicamente, as concepções desenvolvidas se fundamentaram em três abordagens diferentes, que são:

a) Oralismo, Comunicação total, Bilinguismo.
b) Gestualista, Bilinguismo, Comunicação visual.
c) Oralismo, Comunicação total, Modismo.
d) Bilinguismo, Teoria total, Modismo.
e) Oralismo, Bilinguismo, Pedagogia visual.
5 -

A lei federal nº 10.436, que dispõe sobre Libras, foi sancionada em 2002. Sobre essa lei, avalie as afirmativas a seguir. I. Dispõe que Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. II. Possibilita que essa forma de linguagem seja oficial para as comunidades de estrangeiros no país. III. Reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Libras e outros recursos de expressão a ela associados. IV. Não confere à Libras o status de língua em território nacional. Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
6 -

A lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Segundo o art. 17 do Capitulo VII, que trata da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, pode-se afirmar que:

a) o poder público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
b) os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, na forma e no prazo previstos em regulamento.
c) o poder público implementará a formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes, para facilitar qualquer tipo de comunicação direta à pessoa portadora de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
d) os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum desses edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.
e) caberá ao órgão federal responsável pela coordenação da política habitacional regulamentar a reserva de um percentual mínimo do total das habitações, conforme a característica da população local, para o atendimento da demanda de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
7 -

Considere o seguinte trecho do decreto nº 5.626/2005, que trata do uso e difusão da Libras: “O professor da educação básica bilíngue, aprovado em exame de PROLIBRAS, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é distinta da função de_____________”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto apresentado.

a) docentes surdos.
b) professor docente.
c) tradutor e intérprete de Libras.
d) intérprete de Libras.
e) tecnólogos de Libras e Língua Portuguesa.
8 -

Luciana é aluna surda, estudante do curso de pedagogia em turma inclusiva com alunos surdos e ouvintes, e está no 5º período do ensino superior. A professora de Língua Portuguesa não é surda e por isso a aluna costuma colocar ao intérprete suas indagações e objeções. Neste caso, avalie o papel do intérprete de Libras em sala de aula.

a) É obrigação do intérprete ter domínio de conteúdos importantes e adquirir informações equívocas.
b) O intérprete deve criar estratégias pedagógicas e organizar o planejamento das aulas.
c) O intérprete necessita esclarecer, antes das aulas, que toda dúvida ou colocação deve ser dirigida ao professor.
d) Os surdos devem procurar os intérpretes fora do horário escolar para aprimorar os conhecimentos.
e) O intérprete tem obrigação de apoiar a pessoa surda.
9 -

Os aspectos culturais e históricos da comunidade surda no Brasil são elementos atravessadores que refletem percepções diversas e representam sujeitos, inclusive em espaços escolares. De acordo com os estudos de Strobel (2007), as identidades e representações do surdo são produzidas na história e estabelecem relações entre discursos ouvintistas que incapacitam o sujeito surdo. Assim, observe a figura a seguir:

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

a) A falta de audição não tem impacto para a comunidade ouvinte.
b) A fala oral é importante, pois respeita as características da língua de sinais já conhecida pelos ouvintes.
c) A comunicação com surdos deve ser realizada de forma isolada da sociedade.
d) A sociedade não estereotipa os surdos como deficientes.
e) A fala e audição ainda desempenham um papel de destaque na sociedade.
10 -

Segundo Masutti e Santos (2008), “nas aproximações culturais e linguísticas que os intérpretes de língua de sinais realizam, geralmente, ocorrem processos de desconstrução na forma de ver, pensar e sentir a diferença, possibilitada no contato com as comunidades surdas”. Dentre as afirmativas a seguir, assinale a correta.

a) Os intérpretes não participam do processo de desconstrução e tradução cultural.
b) A tradução em Libras é estável, livre de tensões e não opera com a organização dos diferentes processos do campo simbólico e imaginário.
c) A tradução apenas representa a passagem de uma língua para outra, e de uma cultura a outra.
d) Os intérpretes de Libras são também intérpretes da cultura, da língua, da história, dos movimentos, das políticas da identidade e da subjetividade surda e livre de tensões.
e) A tradução pode ser reduzida a uma representação por cada ser.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.