ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de João Pessoa - PB (Prefeitura Municipal de João Pessoa) - Analista Previdenciário - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Texto para responder à questão.

1 -

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. O texto apresenta um personagem narrador que vive seu presente, mas conta algo que ocorreu no passado. II. O personagem narrador conta algo que se passa em seu momento presente. III. A estratégia utilizada na construção do tempo narrativo intenciona a percepção de que os fatos passados têm muita importância e afetam o presente. Está correto apenas o que se afirma em:

a) II e III.
b) I e II.
c) II.
d) I e III.
e) III.
2 -

Sobre os elementos destacados do fragmento "No entanto, louco eu não sou- e com toda certeza eu não estou sonhando.", leia as afirmativas e assinale a correta.

a) NO ENTANTO pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original, por TODAVIA.
b) Os verbos que compõem as orações são significativos.
c) SONHANDO é forma nominal de particípio do verbo SONHAR.
d) LOUCO, sintaticamente, é um aposto.
e) A expressão COM TODA CERTEZA pode ser substituída por PROVAVELMENTE.
3 -

Do ponto de vista da norma culta, o segmento destacado em "O meu coração era tão terno QUE FEZ DE MIM UM OBJETO DE ESCÁRNIO DOS MEUS CAMARADAS." possui valor de:

a) proporção.
b) conformidade.
c) causa.
d) consequência.
e) finalidade.
4 -

Outra redação para a frase "No futuro, talvez, algum intelecto será capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - algum intelecto mais calmo, mais lógico, e muito menos excitável que o meu." em que se preservam a clareza e a correção, é:

a) No futuro, assim como hoje, algum intelecto seria capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - algum intelecto mais calmo, mais lógico, e muito menos excitável que o meu.
b) No futuro, portanto, algum intelecto fosse capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - algum intelecto mais calmo, mais lógico, e muito menos excitável que o meu.
c) No futuro, da mesma forma que um intelecto será capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - talvez outro mais calmo, mais lógico, e muito menos excitável que o meu o fará.
d) No futuro, embora algum intelecto seja capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - algum intelecto mais calmo, mais lógico, será muito menos excitável que o meu.
e) No futuro, decerto, algum intelecto será capaz de reduzir meu fantasma ao lugar-comum - algum intelecto mais calmo, mais lógico, e muito menos excitável que o meu.
5 -

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto: I. Na frase "eu seria SE esperasse por isso.", a palavra destacada tem valor condicional. II. Em "No entanto, não vou tentar explicá-LOS.", o termo destacado exerce a função de objeto indireto. III. Na frase "não PRECISO dar-me ao trabalho de explicar a natureza ou intensidade da satisfação daí emanada.", o verbo destacado aponta para o sentido de exatidão. Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.
b) I.
c) II e III.
d) II.
e) I e II.
Direito Administrativo
6 -

Acerca da Jurisprudência dos Tribunais Superiores quanto à Responsabilidade Civil do Estado, assinale a assertiva correta.

a)

É subjetiva a responsabilidade civil do Estado pelas lesões sofridas por vítima baleada em razão de tiroteio ocorrido entre policiais e assaltantes.

b)

A Administração Pública pode responder civilmente pelos danos causados por seus agentes, exceto se amparados por causa excludente de ilicitude penal.

c)

A responsabilidade civil do Estado por condutas omissivas é objetiva, devendo ser comprovados a negligência na atuação estatal, o dano e o nexo de causalidade.

d)

O prazo prescricional das ações indenizatórias ajuizadas contra a Fazenda Pública é de 02 {dois) anos.

e)

O Estado tem o dever de indenizar os familiares do preso que cometeu suicídio dentro de uma unidade prisional.

7 -

De acordo com a disciplina dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

a) No que tange aos efeitos, a anulação dos atos administrativos produz efeitos ex nunc.
b) Os atos vinculados são revogáveis, pois todos os seus elementos estão especificados na lei.
c) Exigibilidade permite o uso da força física já que são meios diretos de coerção.
d) O Poder Judiciário pode revogar ato administrativo de outro Poder, por não envolver questão de mérito.
e) Os atos vinculados admitem análise de oportunidade e conveniência, no caso de licença para construir.
8 -

Acerca de licitações e contratos administrativos, assinale a opção correta.

a) É possível que a Administração Pública exija do contratado a garantia do contrato, mesmo que essa condição esteja prevista no edital, mas é inadmissível descontar da garantia o valor da penalidade de multa aplicada ao contratado.
b) A garantia contratual gira em torno de até 10% do valor do contrato e tem, como exceções, obras de grande vulto que poderá alcançar 15% do valor do contrato.
c) Em caso de descumprimento contratual, a garantia contratual não isenta o Estado de cobrar indenização excedente em caso de o prejuízo ultrapassar o valor da caução.
d) Em caso de cumprimento e adimplemento de todos os seus termos pelo contratado, a garantia do contrato deverá ser devolvida com correção do valor, independentemente do tipo da caução.
e) A Lei prevê a caução que poderá ser prestada em dinheiro, título da dívida pública, a fiança bancária ou seguro garantia, a critério do contratante público.
9 -

Com relação à organização administrativa e à administração indireta, assinale a alternativa correta.

a)

As autarquias estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeitos senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença.

b)

Empresa pública admite qualquer forma societária prevista em direito. menos. na forma de sociedade unipessoal.

c)

A fiscalização do Ministério Público Estadual, em face às fundações de direito público é aplicável. uma vez que essas entidades se sujeitam à fiscalização decorrente da supervisão ministerial.

d)

Impedimento de participar do capital de uma empresa pública os entes da administração indireta, ainda que possuam personalidade de direito privado.

e)

Acerca das normas aplicáveis à responsabilidade civil das entidades estatais, é irrelevante analisarem a atividade que executam.

10 -

Considerando os princípios do Direito Administrativo, assinale a afirmativa correta.

a) O princípio da continuidade do serviço público não se relaciona com o dever de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos.
b) O princípio da razoabilidade não integra o regime jurídico administrativo brasileiro.
c) O princípio da moralidade administrativa, apesar de impor limitações ao exercício do poder estatal, não legitima o controle jurisdicional de todos os atos do poder público que transgridam valores éticos.
d) O controle de legalidade dos atos administrativos pelo Poder Judiciário não ofende o princípio da separação dos poderes.
e) O princípio da publicidade estabelece que não haverá restrição do acesso a autos de processo administrativo.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.