ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Luís Correia - PI (Prefeitura Municipal de Luís Correia) - Enfermeiro - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Enfermagem
1 -

O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. São proibições ao profissional de enfermagem, exceto:

a)

Negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco a integridade física do profissional.

b)

Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.

c)

Realizar ou facilitar ações que causem prejuízo ao patrimônio das organizações da categoria.

d)

Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.

2 -

São deveres do profissional de enfermagem, exceto:

a)

Participar da prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.

b)

Cumprir, no prazo estabelecido, determinações, notificações, citações, convocações e intimações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

c)

Respeitar os princípios éticos e os direitos autorais no processo de pesquisa, em todas as etapas.

d)

Somente aceitar encargos ou atribuições quando se julgar técnica, científica e legalmente apto para o desempenho seguro para si e para outrem.

3 -

A caracterização das infrações éticas e disciplinares e a aplicação das respectivas penalidades regem-se pelo Código de Ética de Enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. São penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, exceto:

a)

Multa.

b)

Banimento da Enfermagem.

c)

Censura.

d)

Advertência verbal.

4 -

O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional e organiza-se em:

a)

Duas etapas.

b)

Três etapas.

c)

Quatro etapas.

d)

Cinco etapas.

5 -

A operacionalização e documentação do Processo de Enfermagem evidencia a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

II. O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem não participam da execução do Processo de Enfermagem, sendo esta atividade privativa do Enfermeiro.

III. Na fase Diagnóstico de Enfermagem ocorre a realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

IV. O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem

O número de afirmativas corretas corresponde a:

a)

Uma.

b)

Duas.

c)

Três.

d)

Quatro.

6 -

O gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Sobre o assunto, não se pode afirmar que:

a)

O gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.

b)

Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação constante do Apêndice I, estabelecendo as diretrizes de manejo dos RSS.

c)

O manejo dos RSS é entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a geração até a disposição final

d)

A etapa de acondicionamento consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

7 -

Nos serviços de saúde, são classificados como do grupo C o seguintes tipos de resíduos:

a)

Comum.

b)

Infectante.

c)

Pérfuro-cortantes.

d)

Radioativos.

8 -

Sobre a notificação compulsória de doenças, não se pode afirmar que:

a)

A notificação compulsória, independente da forma como realizada, também será registrada em sistema de informação em saúde.

b)

A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

c)

A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.

d)

A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 48 (quarenta e oito) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

9 -

A notificação compulsória semanal será feita à Secretaria de Saúde do Município do local de atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de doença ou agravo de notificação compulsória. São doenças ou agravos de notificação compulsória semanal, exceto:

a)

Síndrome da Rubéola Congênita.

b)

Tuberculose.

c)

Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

d)

Febre de Chikungunya.

10 -

Para fins de controle de infecção hospitalar, não são classificados como pacientes críticos:

a)

Pacientes de berçário de alto risco.

b)

Pacientes com doenças crônicas degenerativas.

c)

Pacientes hemato-oncológicos.

d)

Pacientes queimados.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.