ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Luís Correia - PI (Prefeitura Municipal de Luís Correia) - Educador Físico - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Educação Física
1 -

Em 1879, ocorre uma reforma muito importante para a educação física. Essa reforma defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e alem disso também defendeu a equiparação dos professores de ginásticas aos das outras disciplinas. Essa reforma foi conhecida como:

a) Reforma Rui Barbosa
b) Reforma Couto Ferraz
c) Reforma Leôncio De Carvalho
d) Reforma Rui Ferraz
2 -

No início deste século, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Nessa mesma época a educação brasileira sofria uma forte influência do movimento escola-novista. Esse movimento evidenciou:

a) A importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano.
b) A concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.
c) A influência da filosofia positivista na prática da Educação Física.
d) Os objetivos patrióticos e de preparação pré-militar.
3 -

Sobre a tendência pedagógica Critico-superadora é correto afirmar, exceto:

a) Nesta tendência analisa que não se deve apenas explicar como ensinar, mas, sobretudo, como se adquire conhecimento.
b) A tendência respeita os aspectos socioculturais dos alunos.
c) Na tendência é sugerido que os conteúdos da Educação Física Escolar devem considerar a realidade dos operários.
d) A tendência segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de libertação de falsas ilusões, interesses e desejos criados por uma mídia com interesses capitalistas.
4 -

Observe o quadro a seguir sobre as tendências pedagógicas e relacione a primeira coluna com a segunda de acordo com as características de cada tendência.

Marque a alternativa que corresponde a ordem da relação feita no quadro:

a) (1) – (3) – (2) – (4)
b) (4) – (2) – (3) – (1)
c) (1) – (4) – (2) – (3)
d) (2) – (4) – (3) – (2)
5 -

É considerado um resumo da Abordagem Pedagógica Aptidão Física que se diz em:

a) Utiliza da atividade física para oferecer melhor discernimento do meio cultural Considera o mais importante na aprendizagem, de conteúdos diversos e de atividades variadas no mundo do movimento, como alicerce para a melhoria da cidadania.
b) Busca-se principalmente a conscientização sobre os benefícios da atividade física. Formando alunos cientes e com um estilo de vida saudável.
c) Focada no ensino dos esportes. É necessário orientar o ensino para não existir a imagem negativa do esporte como autoritário.
d) É quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão.
6 -

Ao se opor ao tecnicismo da Educação Física escolar, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida pelo marxismo. As abordagens críticas, também denominadas progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. Dentre essas abordagens podemos citar:

a) Crítico-Construtivista e Crítico – Emancipatória.
b) Crítico -Superadora e Crítico – Construtivista.
c) Crítico -Superadora e Crítico – Emancipatoria.
d) Crítico -Desenvolvimentista e Crítico – Superadora.
7 -

De acordo com o Art. 206 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL - CAPÍTULO III: Da Educação, da Cultura e do Desporto (SEÇÃO I - Da Educação), O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:

a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
c) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
d) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
8 -

O Art. 210 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL - CAPÍTULO III: Da Educação, da Cultura e do Desporto diz que: “Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais."

Esse artigo esta presente em qual sessão da constituição?

a) Seção I – da cultura
b) Seção I – da educação.
c) Seção III – da cultura.
d) Seção II – da educação.
9 -

Fazem parte dos artigos presentes na Seção I – da educação, na Constituição Federal – Capitulo III, exceto:

a)

Art. 213 Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:

I - comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;

II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao poder público, no caso de encerramento de suas atividades.

§ 1.º Os recursos de que trata este artigo poderão ser destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública na localidade da residência do educando, ficando o poder público obrigado a investir prioritariamente na expansão de sua rede na localidade.

§ 2.º As atividades universitárias de pesquisa e extensão poderão receber apoio financeiro do poder público.

b)

Art. 215 O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

§ 1.º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

§ 2.º A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.

c)

Art. 211 (*) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

§ 1.º A União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória.

§ 2.º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e pré-escolar.

(*) Emenda Constitucional Nº 14, de 1996.

d)

Art. 207 (*) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

(*) Emenda Constitucional Nº 11, de 1995

10 -

São consideradas faltas ao jogar a bola em uma partida de Vôlei, exceto:

a) INVASÃO: O(s) pé(s) de um jogador penetra, completamente, na quadra adversária.
b) QUATRO TOQUES: uma equipe toca a bola quatro vezes antes de enviá-la ao adversário.
c) TOQUE APOIADO: um jogador apoia-se em um membro de sua equipe ou em qualquer estrutura/objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.
d) DOIS TOQUES: um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola toca, consecutivamente, várias partes de seu corpo.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.