ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IFTO (Instituto Federal de Tocantins) - Professor - Física - IFTO (Instituto Federal do Tocantins) - 2018

Redação Oficial
1 -

Tendo como referência o hipotético documento apresentado, julgue as afirmativas a seguir:

I. Infere-se que o Ofício n.º37/2017/UFSJ/PROGP, citado no memorando em questão, foi emitido e assinado pela servidora Ana Karine Garmes, por ser esta a interessada no assunto tratado.

II. A emitente acertou ao identificar o tipo de expediente, bem como o número deste e a sigla do órgão expedidor: Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA.

III. Como forma de polidez, a emitente poderia ter acrescentado o seguinte parágrafo: “2 Na oportunidade, expressamos votos de estima e consideração".

IV. O emprego do fecho “Atenciosamente" revelou-se adequado, já que a comunicação foi dirigida a gestor ocupante de cargo de hierarquia inferior em relação ao cargo ocupado pela emitente.

V. A emitente deveria ter utilizado a modalidade de comunicação ofício em vez de memorando.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Física
2 -

A equivalência massa-energia prevista pela teoria da relatividade restrita permite explicar a grande variação de massa nos processos de decaimento de partículas. Considere a reação de decaimento do káon, em dois píons é dada por

onde , são as massas de repouso das partículas k+- e π0. Com base na tabela a seguir, onde y é o fator de Lorentz, v é a velocidade das partículas em relação ao referencial do laboratório e c a velocidade da luz, pode-se afirmar que o módulo da velocidade das partículas resultantes da desintegração do káon, em relação ao referencial do laboratório, em termos de c, é:

a) 0,83
b) 0,87
c) 0,90
d) 0,70
e) 0,78
3 -

A função de onda inicial para uma partícula no poço de potencial quadrado infinito, de largura L, é dada por

Ψ(x,0) = A(2x - L).

Considerando-se que Ψ(x,t) corresponde a uma solução da equação de Schroedinger para um potencial independente do tempo, pode-se afirmar que a constante de normalização A é

a)

b)

c)

d)

e)

4 -

O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons por meio da incidência de luz sobre uma superfície. O gráfico a seguir relaciona a frequência de corte V 0 em função da frequência da radiação incidente sobre uma placa metálica.

Com base nos dados do gráfico, suas unidades de medida e considerando-se a constante de Planck, h - 6,63 x 10-34J.S , e a carga elementar e - 1,60 x 10-19C, pode-se afirmar que o valor de A, no gráfico, é aproximadamente:

a) 9,73
b) 6,90
c) 7,08
d) 10,9
e) 8,00
5 -

A hipótese de De Broglie proposta pelo físico francês Louis de Broglie (1892 – 1987), propunha que o comportamento dual da radiação poderia ser também uma propriedade da matéria, onde o comprimento das ondas de matéria é dado por onde h - 6,63 x 10-34J.s e p é momento linear da partícula.

Com base nessa ideia, qual é o comprimento de onda de um elétron, que é submetido a uma diferença de potencial de 2,88kV?

Para esta questão considere:

Carga elementar: e = 1,60 x 10-19C

Massa do elétron: me = 9,00 x 10-31 kg

a) 2,30 nm
b) 0,033 nm
c) 3,30 nm
d) 0,023 nm
e) 0,79 nm
6 -

O modelo padrão leva em conta a interação entre partículas elementares, quarks e léptons, e seus mediadores. Com base nessas interações, seus mediadores e as teorias quânticas que as descrevem, pode-se afirmar que as letras A, B e C do quadro abaixo correspondem, respectivamente, a

a) Glúons, Eletrodinâmica, Fraca.
b) Quarks, Eletromagnética, Fraca.
c) Higgs, Eletrodinâmica, Gravitacional.
d) Glúons, Geometrodinâmica, Fraca.
e) Léptons, Eletrofraca, Nuclear.
7 -

A figura a seguir ilustra um experimento realizado para estudo das propriedades da luz ao passar por um orifício. Sendo F uma fonte de luz monocromática e considerando o arranjo experimental mostrado na figura, pode-se afirmar que os fenômenos ondulatórios observados no anteparo A e nas fendas B e D são, respectivamente

a) difração, interferência e difração.
b) interferência, difração e polarização.
c) difração, difração e interferência.
d) polarização, difração e interferência.
e) interferência, difração e difração.
8 -

Telescópios são dispositivos utilizados para observações astronômicas e podem ser de diversos tipos, dependendo de sua construção. Entre outros,podemos citar o telescópio refrator, que utiliza somente lentes delgadas, e o refletor, que utiliza lentes delgadas e espelhos. Considere um telescópio refrator, constituído por uma lente objetiva de 90mm de diâmetro cuja ampliação angular é 50. Qual deve ser o menor raio de sua ocular para direcionar toda a luz de uma fonte pontual distante?

a) 1,80 mm
b) 0,45 mm
c) 0,90 mm
d) 3,60 mm
e) 18,0 mm
9 -

Um núcleo pode sofrer decaimento por meio da emissão de partículas alfa e beta, que são processos chamados de decaimento. Considere as reações de decaimento mostradas a seguir

pode-se afirmar que as reações A e B, e as partículas X e Y correspondem, respectivamente a

a)

decaimento beta, decaimento alfa,e- e pósitron.

b)

decaimento alfa, decaimento beta, e neutrino.

c)

decaimento alfa, decaimento beta, pósitron e neutrino.

d)

decaimento alfa, decaimento gama, e e-.

e)

decaimento beta, decaimento alfa,e+ e .

10 -

Um corpo de massa 500g, partindo do repouso, atinge a velocidade de 72 km/h, após percorrer 200m sobre uma pista retilínea. Desprezando-se as forças dissipativas, assinale a alternativa que indica o módulo da força aplicada ao corpo para ocorrer essa variação em sua velocidade.

a) 5,0 Newton
b) 0,50 quilograma força
c) 50 dyna
d) 0,50 Newton
e) 5,0 dyna

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.