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Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Queluz - SP (Prefeitura Municipal de Queluz) - Professor - Português - AgiRH (AgiRH) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A ideia central do texto é:

a) Enaltecer a coragem que o ser humano pode mostrar nos momentos mais difíceis.
b) Apoiar a supervalorização do medo em detrimento do amor, o mais nobre dos sentimentos.
c) Expressar o sentimento que permeava o mundo à época da publicação do texto.
d) Protestar contra os poetas contemporâneos ao autor que, segundo ele, apenas escreviam sobre o medo.

Texto II

2 -

Sobre o texto, não é correto afirmar que:

a) O medo se sobressai como sentimento dominante sobre os demais.
b) O texto é totalmente pessimista, não vislumbrando chance alguma de melhora da situação; para o autor, no horizonte há apenas a morte.
c) O medo é retratado como companheiro constante pelo autor.
d) O autor não se refere apenas à situação nacional em seu poema; faz também referências a acontecimentos mundiais contemporâneos ao texto.
3 -

Observe os versos: “Cantaremos o medo da morte e o medo depois da morte,/depois morreremos de medo". Assinale a alternativa que indica corretamente a flexão verbal para a segunda pessoa do singular, mantendo o tempo verbal utilizado pelo autor:

a) Cantarei o medo da morte e o medo depois da morte,/depois morrerei de medo.
b) Cantaríamos o medo da morte e o medo depois da morte,/ depois morreríamos de medo.
c) Cantaríeis o medo da morte e o medo depois da morte,/ depois morreríeis de medo.
d) Cantarás o medo da morte e o medo depois da morte,/ depois morrerás de medo.
4 -

Nos versos “o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,/ cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas”, há uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é esta figura de linguagem:

a) Paradoxo.
b) Quiasmo.
c) Eufemismo
d) Metonímia.
5 -

Observe o verso: “que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos”. Sobre ele, é incorreto afirmar:

a) “abaixo” é um advérbio de lugar.
b) “que” é um pronome e refere-se a “amor”.
c) O modo correto de escrever o verso seria: “que refugiou-se mais abaixo dos subterrâneos”.
d) “subterrâneos” é um substantivo.

Texto IV

6 -

Nos versos “Não carece vestir tanga/Pra penetrar meu caçanje" , no trecho em destaque há a seguinte figura de linguagem:

a) Sinestesia.
b) Assonância.
c) Paradoxo.
d) Metonímia.

Texto V

7 -

Leia as afirmações a seguir:

I – No segundo quadrinho, o pai de Mafalda critica a verossimilhança do enredo criado pelas crianças.

II – No segundo quadrinho, o pai de Mafalda acredita que nada supera a criatividade das crianças.

III – No terceiro e quarto quadrinhos, é possível depreender que o pai de Mafalda acredita que a notícia do jornal é utópica)

É (São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) Apenas I.
b) II e III.
c) I e II.
d) Apenas III.

Texto VI

8 -

Assinale a alternativa correta:

a) As aspas foram empregadas, no terceiro quadrinho, pois o autor tinha como intenção exprimir ironia.
b) No primeiro quadrinho, Mafalda emprega dois vocativos: “pum” e “bump”, que indicam respectivamente o barulho do carro colidindo com a vaca e o barulho da vaca que caiu sentada na lua.
c) Na fala de Mafalda, no primeiro quadrinho – “O carro vinha vindo e PUM, bateu na vaca que BUMP, caiu sentada na lua” – não apresenta desvios de norma culta.
d) No terceiro quadrinho, se substituíssemos “a paz mundial” por “o fim do conflito armado e a paz mundial”, a sentença ficaria assim: “Afirmou-se em Genebra que, tão logo ocorra o desarmamento nuclear, estarão assegurados o fim do conflito armado e a paz mundial”.
9 -

Assinale a alternativa correta, segundo o padrão culto da Língua:

a) Foi difícil controlar o pane do sistema.
b) Por favor, pese quatrocentos gramas de muçarela.
c) Quando via moradores de rua, ela sentia uma dó!
d) Antes de viajar, verifique a estepe do carro.
10 -

Leia as afirmações a seguir, acerca de acentuação gráfica:

I – Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.

II – Acentuam-se graficamente as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes, como “mágoa" e “início".

III – Acentuam-se graficamente as oxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s), em, ens, como “ninguém" e “sofá".

IV – Nas palavras oxítonas, os ditongos abertos são acentuados, como “herói" e “troféu".

É(são) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a) I, II, III e IV.
b) I, II.
c) II e IV.
d) III e IV.

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