ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Luís Correia - PI (Prefeitura Municipal de Luís Correia) - Agente Ambiental - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Direito Administrativo
1 -

Sobre a supremacia do interesse público em relação ao interesse particular é correto afirmar que:

a) É a supremacia do interesse público geral em paralelo aos interesses particulares.
b) Trata-se da superioridade de tratamento a ser dada aos interesses da coletividade.
c) Trata-se de supremacia do interesse do administrador.
d) Significa que os interesses pertencentes à coletividade se colocam sob a livre disposição de quem quer que seja, inclusive do administrador.
2 -

Que entidade administrativa é instituída pelo Poder Público com o patrimônio, total ou parcialmente público, dotado de personalidade jurídica de direito público ou privado e destinado, por lei, ao desempenho de atividades do Estado de ordem social, com capacidade de autoadministração e mediante controle da Administração Pública, nos limites da lei?

a)

Autarquia

b)

Empresa Pública

c)

Sociedade de Economia Mista

d)

Fundação Pública

3 -

Assinale a alternativa que corresponde aos tipos de órgãos públicos descritos abaixo:

I. Câmara dos Deputados

II. Secretaria do Município

a)

I. Órgão Superior; II. Órgão Independente

b)

I. Órgão Autônomo; II. Órgão Subalterno

c)

I. Órgão Independente; II. Órgão Autônomo

d)

I. Órgão Singular; Órgão Subalterno

4 -

Sobre os Atos Administrativos, julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras, e em seguida assinale a alternativa correta:

I. Se duas pessoas possuem porte de armas, e apenas uma delas pratica ato ilícito, e a administração pública cassa o porte das duas, não há compatibilidade entre o motivo e o resultado, pois a pessoa que não cometeu nenhum ilícito, nada tinha a ver com o erro do outro, se isso ocorrer ato será ilegal.

II. A teoria dos motivos determinantes funda-se na consideração de que os atos administrativos, quando tiverem sua prática motivada, ficam vinculados aos motivos expostos, para todos os efeitos jurídicos.

III. Para a prática do ato administrativo a competência é a condição primeira de sua validade. Nenhum ato - discricionário ou vinculado - pode ser realizado validamente sem que o agente disponha de poder legal para praticá-lo.

a) Somente a afirmação I é verdadeira.
b) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
c) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
d) As afirmações I, II e III são falsas.
5 -

A escolha de trabalho técnico, artístico ou científico e a alienação de bens, são adquiridos pela Administração Pública através de quais modalidades de licitação, respectivamente?

a) O Concurso e o Leilão
b) O Convite e o Pregão
c) O Concurso e o Pregão
d) O Convite e a Concorrência
6 -

Nas alternativas abaixo, assinale àquela que preenche a coluna corretamente do seguinte enunciado:

“Os ______________ representam o patrimônio disponível do Estado, pois não estão destinados e em razão disso o Estado figura como proprietário desses bens. Exemplo disso, terras devolutas."

a)

bens de uso comum

b)

bens dominicais

c)

bens de uso especial

d)

bens inertes

Direito Constitucional
7 -

Nas alternativas abaixo assinale àquela que não está citada no artigo 225 da Constituição Federal, ou seja, não é um patrimônio nacional, e que sua utilização só será feita, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais:

a) A Mata Atlântica
b) A Serra do Mar
c) O Pantanal Mato-Grossense
d) As Cataratas do Iguaçu
8 -

A competência legislativa, que se refere ao poder para efetivamente elaborar leis, pode ser: exclusiva, privativa, concorrente e suplementar. Nas alternativas abaixo assinale àquela que está incorreta:

a) A União pode legislar privativamente sobre as populações indígenas e sobre atividades nucleares de qualquer natureza.
b) A União, Estados e Distritos Federal têm competência legislativa concorrente quanto à proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico e paisagístico.
c) Sobre jazidas, minas e outros recursos minerais a União, Estados e Distritos Federal têm competência legislativa concorrente.
d) A edição de uma lei pelo Município, de implantação da coleta seletiva do lixo, é um exemplo de competência legislativa suplementar atribuída ao Município.
9 -

A respeito das normas primárias integrantes do processo legislativo e os procedimentos legislativos, assinale a alternativa que corresponde aos conceitos abaixo:

I. Normas utilizadas para alteração do texto da Constituição que dependem de aprovação por um procedimento legislativo especial – mais dificultoso do que o das demais normas –, por 3/5 dos membros, em 2 turnos de votação em cada Casa do Congresso Nacional. Não dependem de sanção do Presidente da República e são promulgadas pelas próprias Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

II. É o procedimento legislativo que tramita em regime de urgência, por solicitação do Presidente da República.

a) I. Medida Provisória; II. Procedimento Legislativo Sumário
b) I. Emenda Constitucional; II. Procedimento Legislativo Sumário
c) I. Decretos Legislativos; II. Procedimentos Legislativo Especial
d) I. Emenda Constitucional; II. Procedimento Legislativo Ordinário
10 -

Assinale a alternativa abaixo que é definido como um instrumento jurídico posto à disposição do cidadão ou de uma pessoa jurídica, como meio de se assegurar, coletiva ou individualmente, o exercício de um direito declarado pela Constituição, mas que, todavia, não é efetivamente gozado, visto que ainda pendente de norma infraconstitucional regulamentadora:

a) Habeas Corpus
b) Mandado de Segurança
c) Mandado de Injunção
d) Habeas Data

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.