ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CFM (Conselho Federal de Medicina) - Jornalista - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Com base na leitura dos textos, assinale a alterativa correta.

a) A situação da saúde, a ação social e o engajamento ideológico de escritores e de outros artistas estão associados à história brasileira há mais de um século.
b) Não há como confundir as doenças às quais o texto se refere com atitudes viciosas e (ou) com a ausência de valores morais dos habitantes/cidadãos.
c) A pesquisa científica na área da saúde é tradicionalmente um contexto que recebe apoio político e econômico na história brasileira.
d) Ações educacionais e político-econômicas devem agir dissociadamente, de modo a obterem resultados mais específicos nas respectivas áreas de abrangência.
e) A campanha de Lobato não tem elementos semelhantes na contemporaneidade brasileira do século 2

Texto II

2 -

Ambos os verbos sublinhados no primeiro parágrafo do texto 2 (linhas 3 e 4) são

a) intransitivos e, por isso, não precisam de complementos.
b) transitivos diretos e indiretos e, por isso, o primeiro é acompanhado por um objeto direto e o segundo por um objeto indireto.
c) transitivos diretos e, por isso, ambos são acompanhados dos respectivos objetos diretos.
d) transitivos diretos preposicionados e, por isso, ambos são acompanhados dos respectivos objetos diretos com preposição.
e) intransitivo e transitivo direto, respectivamente, e, por isso, o primeiro não tem complemento e o segundo é acompanhado de objeto direto.
3 -

No segundo parágrafo do texto 2, o trecho "a alterar completamente a concepção de um de seus famosos personagens" (linhas 14 e 15) apresenta, respectivamente, a partícula "a" com as funções de

a) preposição e artigo.
b) pronome oblíquo e preposição.
c) preposição e preposição.
d) artigo eartigo.
e) artigo e pronome oblíquo.
4 -

Com base nos trechos " ( ... ) situação do caipira brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política." (linhas de 5 a 7 do texto 1) e "Mas Lobato achava necessário mobilizar não apenas as elites que seus artigos jornalísticos alcançavam." (linhas 42 e 43 do texto 2), é correto inferir que

a)

as elites e a população em geral tinham o mesmo acesso aos jornais que estavam em circulação no contexto da época.

b)

os níveis educacionais, políticos e econômicos da elite e da população em geral sempre foram semelhantes na linha de desenvolvimento histórico brasileiro.

c)

a expressão "poderes públicos" representa, no texto, o significado literal de "elites que seus artigos jornalísticos alcançavam".

d)

há correlação direta, no contexto brasileiro, entre doenças e atraso econômico, político e educacional.

e)

a mobilização proposta por Lobato serviria apenas para provocar a rebelião da população adoecida e uma consequente instabilidade política.

5 -

O trecho sublinhado no texto 2 (linhas 13 e 14) está isolado pela pontuação e exerce a função sintática de

a) adjunto adverbial.
b) adjunto adnominal.
c) complemento nominal.
d) aposto.
e) vocativo.

Texto III

6 -

Quanto ao emprego de palavras no texto 3, assinale a alternativa correta.

a) "Jurássico" (linha 1) e "Cretáceo" (linha 8) são dois termos científicos referentes a períodos de desenvolvimento sociológico do planeta Terra.
b) O adjetivo "dípteros" (linha 3) caracteriza os insetos que possuem duas asas, e o adjetivo " exótico" (linha 20) está utilizado no sentido biológico: originário de outro bioma ou ecossistema.
c) As expressões "Burmaculex antiquus" (linha 10) e "Aedes aegypti' (linhas 13 e 14) estão grafadas em português, com uso da norma culta padrão.
d) A expressão "teria surgido na África" (linha 14) indica certeza na afirmação construída a respeito da origem do mosquito Aedes aegypti.
e) A expressão "diversos estudos apontam para a existência de dois grupos diferentes" (linhas 15 e 16) indica que não há nenhuma confluência nos resultados de pesquisas a respeito do mosquito realizadas no Brasil.

Texto IV

7 -

Considerando-se a hipótese apresentada no texto a respeito da evolução dos mosquitos - a de que o mosquito Aedes aegypti tenha chegado ao Brasil em decorrência do comércio de escravos - , assinale a alternativa correta.

a) Deslocamentos e práticas de cunho político, social e econômico têm consequências apenas nesses âmbitos.
b) A escravidão deveria ter sido evitada no Brasil para prevenir a migração de espécies exóticas e nocivas para o nosso contexto.
c) Os escravos deveriam ser responsabilizados pelas epidemias atuais de dengue e zika vírus e pelas consequentes mortes.
d) Como os movimentos migratórios são fenômenos complexos, não há como avaliar com clareza todas as consequências futuras dessa dinâmica.
e) Os escravos deveriam ter passado por um processo de desinfecção antes de serem colocados nos navios negreiros, para evitar a vinda dos mosquitos junto com eles.
8 -

A expressão "ou seja", utilizada no primeiro parágrafo (linhas 3 e 4) e no segundo parágrafo (linha 20) do texto 3, pode, nas duas ocorrências, ser substituída, sem prejuízo de sentido nem de construção sintática, pelas expressões

a)

isto é, quer dizer, em vez de.

b)

no lugar de, ao contrário de, ao revés de.

c)

isto é, quer dizer, no lugar de.

d)

isto é, quer dizer, o que equivale a.

e)

melhor dizendo, isto é, quer dizer.

Legislação Federal
9 -

A Resolução CFM nº 1.998/2012 trata do Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina. No que tange ao Conselho Pleno Nacional, órgão de assessoria política do CFM, assinale a alternativa correta.

a) O Conselho Pleno Nacional reunir-se-á de forma ordinária sempre que houver convocação de 2/3 dos CRM.
b) As decisões tomadas no Conselho Pleno Nacional são aprovadas por maioria simples.
c) A primeira reunião anual do Conselho Pleno Nacional realizar -se-á, obrigatoriamente, na sede do CFM.
d) Em casos excepcionais, o Conselho Pleno Nacional poderá ser consultado quando da alteração do Código de Processo Ético-Profissional.
e) O Conselho Pleno Nacional é composto pelos conselheiros efetivos do CFM e pelos presidentes dos CRM ou por seus substitutos legais.
10 -

Com relação ao sigilo profissional médico, previsto no Capítulo IX do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

a) O médico pode deixar de guardar o sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial.
b) Ao médico é vedado revelar o sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.
c) O médico pode revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício da própria profissão, se o fato for de conhecimento público.
d) O médico deve prestar todas as informações a respeito das circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados para as empresas seguradoras e, inclusive, auxiliar prestando informações além das contidas na declaração de óbito.
e) O médico só pode fazer referência a casos clínicos identificáveis, em meios de comunicação em geral, se houver autorização do paciente.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.