ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Morro do Chapéu - BA (Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu) - Educador Físico - CONPASS (Concursos Públicoes e Assessorias) - 2018

Educação Física
1 -

A flexibilidade é melhorada se os exercícios de alongamento forem executados persistentemente. Na sua dinâmica de execução, eles podem ser divididos em dois grupos: passivos e ativos. Os exercícios ativos são aqueles que alcançam a maior amplitude articular possível pela atividade muscular do próprio individuo, sem auxílio externo. Os exercícios passivos alcançam uma grande oscilação articular pelo emprego de forças externas, normalmente um companheiro ou um aparelho (BARBANTI, 2010). Sobre os métodos de alongamento, é correto afirmar que:

a) o método passivo consiste de exercícios de alongamento estático com um parceiro após a contração do músculo antagonista.
b) o método isométrico são exercícios de alongamento rápido do músculo pelo uso de movimentos de oscilação ou insistências.
c) o método FNP consiste em exercícios de alongamento contra uma força imóvel.
d) o método estático são exercícios de alongamento com sustentação da posição, que coloca o músculo em uma posição alongada e mantém essa posição durante alguns segundos.
e) o método balístico são exercícios de alongamento sustentado músculo com um parceiro.
2 -

O treinamento físico é baseado em princípios biológicos, como por exemplo o princípio da sobrecarga. A adaptação que acontece no organismo durante o treinamento físico é determinada pela natureza da sobrecarga, sua intensidade e seu volume. Adaptação é a elevação da capacidade funcional da pessoa devida à sobrecarga externa e/ou a um ajuste a uma dada condição ambiental, que é tanto física como psicológica, e deve ser vista como um processo (BARBANTI, 2010). Intensidade e volume são características da sobrecarga, e sobre isso é correto afirmar que:

a) o volume é um fator decisivo para o pico do rendimento. A velocidade de jogo, a velocidade da luta e a dificuldade da tarefa são formas de volume.
b) a intensidade caracteriza a sobrecarga em relação à quantidade. O número de repetições e o número de séries são fatores relacionados a intensidade.
c) o volume desenvolve a capacidade e o tempo do rendimento individual. O grau de esforço e a pausa/intervalo são fatores relacionados ao volume.
d) a intensidade desenvolve a capacidade de manter a sobrecarga. A duração de uma série e da sessão de treinamento são fatores relacionados a intensidade.
e) a intensidade caracteriza a sobrecarga em relação à qualidade e ao esforço. A velocidade, o peso na musculação e a frequência de movimentos são formas de intensidade.
3 -

“Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética – portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso” (NAHAS, 2017, p. 51). Esta é a definição do conceito de:

a) aptidão física.
b) atividade física.
c) qualidade de vida.
d) estilo de Vida.
e) bem-estar.
4 -

A osteoporose, denominada com frequência “doença dos ossos quebradiços”, é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetônica do tecido ósseo com subsequente aumento na fragilidade dos ossos e suscetibilidade para sofrer fraturas. Exercícios que produzem altas forças compressivas na coluna vertebral e nas extremidades inferiores são contra- indicados para pessoas com osteoporose (ACSM, 2002). Marque a alternativa que corresponde ao exercício que NÃO é contraindicado para as pessoas com osteoporose.

a) Salto.
b) Corrida.
c) Levantamento de peso.
d) Trote.
e) Boliche.
5 -

A determinação da aptidão física é fracionada na mensuração de cada um dos componentes relacionados à saúde, separadamente. Cada componente individual da aptidão física relacionada à saúde é comparado a seguir aos dados normativos apropriados para o indivíduo (ACSM, 2006). Sobre os testes que avalia os componentes da aptidão física relacionada a saúde, marque a alternativa ERRADA.

a) O teste de preensão manual é utilizado para avaliar flexibilidade.
b) A mensuração de pregas cutâneas é utilizada para avaliar composição corporal.
c) O teste de 1RM é utilizado para avaliar força muscular.
d) O teste da caminhada de uma milha é utilizado para avaliar aptidão cardiorrespiratória.
e) O teste de exercícios abdominais é utilizado para avaliar resistência muscular.
6 -

O princípio da especificidade do treinamento físico é baseado no fato de que as maiores mudanças funcionais e morfológicas durante o treinamento acontecem somente nos órgãos, nas células e nas estruturas intracelulares que são responsáveis pelo movimento. Um treinamento específico tem efeitos específicos sobre o organismo, ou seja, o organismo sempre se adapta de modo específico ao que lhe for oferecido (BARBANTI, 2010). Sobre os fundamentos deste princípio, analise as afirmações abaixo. I – O treinamento não deve ser necessariamente relacionado com a característica do esporte. II – Não é necessário que o treinamento envolva os músculos que participam do gesto do esporte. III – A velocidade de execução dos exercícios no treinamento deve ser muito próxima à velocidade do gesto esportivo. IV – A amplitude do movimento executado no treinamento deve ser simular à amplitude do gesto esportivo. Das afirmações, somente:

a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) III e IV estão corretas.
e) I e IV estão corretas.
7 -

Uma condição humana com dimensões física, social e psicológica é caracterizada num contínuo com pólos positivos e negativos. Positivamente, seria caracterizada com a capacidade de ter uma vida satisfatória e proveitosa, confirmada geralmente pela percepção de bem-estar geral; negativamente, estaria associada com a morbidade e, no extremo, com mortalidade prematura (NAHAS, 2017). Esta descrição trata-se da definição do conceito de:

a) lazer.
b) saúde.
c) inatividade física.
d) comportamento sedentário.
e) envelhecimento.
8 -

Um recurso ergogênico é qualquer substância, processo ou procedimento que pode aumentar a performance através de melhora da força, velocidade, tempo de resposta ou resistência do atleta (ARAUJO, 2005). No recurso do tipo farmacológico o exemplo mais comum são os esteroides androgênicos anabolizantes, que são derivados sintéticos do hormônio:

a) estrógeno.
b) progesterona.
c) testosterona.
d) tiroxina.
e) triiodotironina.
9 -

Sobre os benefícios da atividade física regular e/ou do exercício físico para a função cardiovascular e respiratória, é correto afirmar que:

a) a frequência cardíaca é mais alta para uma determinada intensidade submáxima.
b) a pressão arterial é mais baixa para uma determinada intensidade submáxima.
c) a densidade capilar é diminuída no músculo esquelético.
d) o limiar do exercício é diminuído para o acúmulo de lactato no sangue.
e) a captação máxima de oxigênio é aumentada em virtude de adaptações tanto centrais quanto periféricas.
10 -

Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito necessita-se das capacidades motoras, e, no esporte, o desenvolvimento do rendimento está intimamente ligado ao desenvolvimento das capacidades motoras condicionais e das capacidades motoras coordenativas (BARBANTI, 2010). Sobre isso, marque a alternativa correta, que corresponde a capacidade classificada como intermediária entre a condicional e a coordenativa.

a) Capacidade de velocidade.
b) Capacidade de força.
c) Capacidade de resistência.
d) Flexibilidade.
e) Reação motora.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.