ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Sarzedo - MG (Prefeitura Municipal de Sarzedo) - Assistente Técnico de Trânsito - IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que:

a)

A presença de fake news na grande mídia compromete a neutralidade da imprensa e torna o jornalismo desnecessário para a democracia.

b)

As redes sociais ampliaram sua influência sobre o público nas últimas décadas, firmando-se como o meio mais confiável de acesso à informação na atualidade.

c)

As fake news produzidas intencionalmente para gerar desinformação infringem leis e podem ser alvo de ação criminal.

d)

A proteção às imagens na internet envolve necessariamente a adoção de políticas de rígido controle às redes sociais e à imprensa.

2 -

Analise as afirmativas sobre o artigo de opinião.

I. A lacuna legislativa de que trata o parágrafo quatro tem como consequências o fato de que questões ligadas à relação entre informação ficaram sem regulamentação e, por isso, precisam ser tratadas por jurisprudência.

II. Há uma hierarquia de valores e normas constitucionais dispostas em leis para regular os casos de conflitos de interesses em questões ligadas à divulgação de informações, evitando-se, assim, que haja conflitos legais quanto ao tema.

III. O conflito entre liberdade de imprensa e direitos individuais surge somente a partir da década de 1990, com a consolidação da internet como principal meio de difusão de informações.

IV. O fenômeno fake news produz graves danos à credibilidade jornalística, mas nenhum órgão de imprensa realiza qualquer esforço para evitá-lo ou corrigi-lo.

Estão INCORRETAS as afirmativas.

a) I, II e III apenas.
b) II, III e IV apenas.
c) I, III e IV apenas.
d) II e IV apenas.
3 -

Os trechos destacados sinalizam manifestação de opinião do articulista, EXCETO em:

a)

A nossa constituição apresenta, no seu art. 5º, como direitos fundamentais de um lado o direito à imagem e de outro à liberdade de informação [P2].

b)

O problema é de tal monta que alguns veículos já contam hoje com departamentos de checagem para evitar a reprodução de notícias falsas [P7].

c)

Abusos na difusão de imagens e fatos reais também podem ter efeitos catastróficos à vida e à imagem das pessoas ou empresas envolvidas na notícia [P9].

d)

O que se apresenta incontestável é a importância da imprensa em uma sociedade democrática [P10].

4 -

Podem ser apontadas, no texto, como consequências da “difusão descontrolada da informação”, EXCETO:

a)

A produção de danos às imagens de pessoas e instituições.

b)

A diminuição da importância da imprensa para a democracia.

c)

A redução da credibilidade de veículos de comunicação.

d)

A produção e veiculação de fake news.

5 -

A charge REFORÇA o argumento presente no seguinte trecho do artigo de opinião:

a)

Uma questão que há muito é objeto de acalorado debate, em especial quando estamos perante regimes democráticos tal como vivemos na atualidade, é o eterno embate entre a liberdade de imprensa em contraponto aos direitos humanos e fundamentais, tais como o direito à privacidade e o direito à imagem. [P1].

b)

Abusos na difusão de imagens e fatos reais também podem ter efeitos catastróficos à vida e à imagem das pessoas ou empresas envolvidas na notícia. Muitos, inclusive, chamam a imprensa de o “quarto poder do Estado”, tendo em vista sua capacidade de alterar o rumo da História e alavancar ou destruir a imagem de alguém. [P3].

c)

No afã de dar a notícia em primeiro lugar, isto é, obter “um furo de reportagem”, alguns veículos de comunicação não apuram, minimamente, a veracidade do fato, levando ao público uma notícia em dissonância com a realidade. [P7].

d)

O que se apresenta incontestável é a importância da imprensa em uma sociedade democrática, pois somente com o acesso à informação a população terá conhecimento dos fatos relevantes para seu país e para o mundo, além de aprimorar o seu juízo crítico, permitindo-lhe ter opiniões sobre os mais variados assuntos. Um jornalismo sério e investigativo é fundamental para garantir a transparência, em especial do trato da coisa pública. [P10].

6 -

O termo em destaque pode ser substituído sem alteração de seu sentido original, EXCETO em:

a)

Assim, com essa lacuna legislativa, a solução para esse choque de direitos fundamentais passou para as mãos, em especial, da jurisprudência e da doutrina. [P4] – LOGO.

b)

Essa celeridade na divulgação da notícia, no entanto, contém pontos positivos e negativos. [P6] – ENTRETANTO.

c)

O que se apresenta incontestável é a importância da imprensa em uma sociedade democrática, pois somente com o acesso à informação a população terá conhecimento dos fatos relevantes para seu país e para o mundo, além de aprimorar o seu juízo crítico, permitindo-lhe ter opiniões sobre os mais variados assuntos. [P10] – PORQUE.

d)

Essa afirmação pode ser uma fake news, com repercussão em grande escala, ou se restringir a um abuso do limite entre o que é público e o que é privado. [P11] – E.

7 -

Assinale a alternativa em que o termo em destaque NÃO funciona sintaticamente como sujeito da oração.

a)

Essa celeuma acirrou-se, ainda mais, após a decisão proferida pelo STF... [P3].

b)

Assim, com essa lacuna legislativa, a solução para esse choque de direitos fundamentais passou para as mãos... [P4].

c)

Na atualidade, a propagação de uma notícia é algo instantâneo, ou seja, em questão de segundos um fato já se torna de domínio público. [P6].

d)

Mas lidar com este problema da chamada sociedade informacional é um desafio ainda maior. [P8].

8 -

Leia o trecho e analise as afirmativas a seguir:

I. As aspas em “fake news" foram utilizadas por se tratar de expressão em língua estrangeira.

II. As aspas em “plantar" indicam uso de sentido conotativo da palavra.

III. As aspas em “viralizar" indicam o uso de um estrangeirismo.

O uso das aspas está CORRETO nas afirmativas.

a)

I e II apenas.

b)

I e III apenas.

c)

II e III apenas.

d)

I, II e III.

9 -

O uso da vírgula, nos trechos em destaque, está adequadamente justificado, EXCETO em:

a)

Trata-se de questão ligada ao direito constitucional, uma vez que a nossa constituição apresenta, no seu art. 5º, como direitos fundamentais de um lado o direito à imagem e de outro à liberdade de informação. [P2] - ISOLAR APOSTO.

b)

Logo, na atualidade, os Tribunais têm uma função de destaque na fixação de balizas acerca desse tema. [P4] - ISOLAR ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO.

c)

Um aspecto nocivo vem sendo vivenciado por todos nós, que é a proliferação das chamadas fake news, ou seja, notícias falsas. [P7] - ISOLAR EXPRESSÃO EXPLICATIVA.

d)

Nesses casos, no afã de dar a notícia em primeiro lugar, isto é, obter “um furo de reportagem", alguns veículos de comunicação não apuram, minimamente, a veracidade do fato, levando ao público uma notícia em dissonância com a realidade. [P7] - ISOLAR ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO.

10 -

Leia o infográfico para responder ao que se pede.

A partir da leitura do infográfico, é INCORRETO afirmar que:

a) A confiança nas mídias sociais foi mais afetada do que a nos telejornais.
b) A maior parte dos espectadores de telejornais não teve sua confiança abalada.
c) O aumento de confiança em relação às redes sociais se encontra acima da média dos veículos de comunicação.
d) Os aplicativos de mensagens foram considerados mais confiáveis do que os de mídias sociais.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.