ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal Regional Federal - 4.ª Região - Técnico Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Enfermagem - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

Nascimento da Humanidade - Revista Veja

O nascimento da humanidade em jardins verdejantes com árvores frutíferas faz parte da mitologia de muitas religiões. Também inspirou grandes pintores, como o renascentista Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. A maior pesquisa já feita sobre a diversidade genética da África, berço da espécie humana há 200.000 anos, muda esse cenário para um amontoado de areia, pedras e arbustos. O estudo, realizado pela Universidade da Pensilvânia, concluiu que o homem moderno surgiu numa região que hoje se situa na fronteira entre Angola e Namíbia, no sudoeste do continente africano. Nessa área vivem os 100.000 integrantes do povo san, ainda hoje formado por caçadores e coletores.

Nenhum povo africano tem uma variedade genética tão grande quanto os sans, e foi justamente isso que levou os pesquisadores a concluir que seus antepassados deram origem à humanidade. Sabe-se que, quanto mais distante da África, menor a diferenciação de genes das populações que hoje habitam os quatro cantos do mundo. A explicação é simples. A população original teve mais tempo para acumular variações em seu genoma. Chama-se a isso “efeito fundador”. As populações mais distantes da África são descendentes de grupos migratórios pequenos e relativamente recentes, o que se traduz num conjunto genético mais homogêneo.

A pesquisa conclui que os antepassados dos sans se espalharam pela África. Também calcula o ponto exato em que um grupo deles – talvez um bando tribal com não mais que 150 integrantes – teria deixado a África, há 50.000 anos, cruzando o Mar Vermelho em direção à Ásia, e daí ganhando o mundo. A descoberta reforça a tese, consolidada nas últimas décadas pelas pesquisas genéticas, de que a humanidade descende de um pequeno grupo de “Evas” e “Adãos”.

A conclusão de que os sans se espalharam pela África e se tornaram nossos antepassados é reforçada pelo fato de certas características da língua falada por eles estarem presentes em diversas outras do leste da África, próximo de onde o homem moderno deixou o continente. Uma pesquisa de 2003 concluiu que o idioma dos sans pode guardar a chave para explicar a origem da própria linguagem humana. Por fim, os pesquisadores descobriram que todos os africanos descendem de catorze populações. Para obterem esse resultado, eles compararam os padrões genéticos com a etnia, a cultura e a língua dos povos pesquisados. Descobriram fortes relações entre os traços genéticos e a cultura de cada povo, com poucas exceções. O estudo foi festejado como peça-chave para a compreensão da origem da humanidade, das migrações que povoaram o planeta e das adaptações do homem ao meio.

(Leandro Beguoci. Veja, 13 de maio de 2009, pp. 110-111, com adaptações)

1 -

Identifica-se o assunto principal do texto em:

a)

A variedade de traços genéticos encontrados em todo o continente europeu comprova que diversos povos africanos se espalharam por todo o mundo.

b)

A descrição do paraíso bíblico comprova as alterações geográficas e climáticas que vêm ocorrendo em alguns continentes durante a história da humanidade.

c)

As origens da linguagem humana foram reveladas em 2003, a partir do estudo de uma língua primitiva falada por todos os catorze povos do continente africano.

d)

Uma pesquisa com base na diversidade genética leva à conclusão de que o homem surgiu numa região específica da África, que seria, então, o paraíso descrito na Bíblia.

e)

Alguns povos africanos de diversas etnias saíram em direção à Europa há milhões de anos, espalhando sua língua e seus costumes por todo o continente europeu.

2 -

... de que a humanidade descende de um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos". (3.º parágrafo)

Na afirmativa acima, o autor

a)

torna por base o que consta no relato bíblico sobre a origem da humanidade como forma de transmitir informações obtidas pela ciência.

b)

reafirma a hipótese de fundo religioso que sempre constituiu a base dos estudos sobre as mais remotas origens da humanidade.

c)

conclui, a partir dos dados da pesquisa, que a humanidade tem sua origem limitada a um único casal.

d)

ignora as possíveis verdades existentes num relato que, embora não tenha caráter científico, estabeleceu as bases atuais para pesquisas.

e)

introduz as novidades mais recentes das pesquisas científicas que se propõem a investigar as origens da espécie humana.

3 -

Considere o 2.º parágrafo do texto. Está INCORRETO o que consta em:

a)

Há no parágrafo informação explícita a respeito do sentido dado à expressão "efeito fundador", marcado pelo uso das aspas.

b)

As expressões uma variedade genética tão grande e conjunto genético mais homogêneo apresentam identidade de sentido.

c)

Na expressão seus antepassados, o pronome faz referência aos antepassados do povo san.

d)

A variedade genética do povo san chama a atenção de pesquisadores, levando-os a hipóteses consistentes sobre a propagação da espécie humana.

e)

Fica evidente que o povo san cultiva, ainda hoje, hábitos de sociedades primitivas, como a caça e a colheita do que a natureza produz.

Interpretação de Textos
4 -

- talvez um bando tribal com não mais que 150 integrantes - (3.º parágrafo)

O segmento isolado pelos travessões representa, no texto,

a)

reformulação verídica de um dado com base na ciência.

b)

reprodução da ideia mais importante do texto.

c)

introdução de informação desnecessária no contexto.

d)

causa efetiva de um fato reconhecido cientificamente.

e)

hipótese formulada a partir de estudos científicos.

Regência Nominal e Verbal
5 -

Também inspirou grandes pintores, como o renascentista Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. (1º parágrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está na frase:

a)

... que o homem moderno surgiu numa região ...

b)

... que hoje se situa na fronteira entre Angola e Namíbia ...

c)

... que hoje habitam os quatro cantos do mundo.

d)

A explicação é simples.

e)

... que todos os africanos descendem de catorze populações.

Compreensão e Interpretação de Textos
6 -

A conclusão de que os sans se espalharam pela África ... (4.º parágrafo)

A expressão grifada acima preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

A hipótese ...... se basearam os estudos partiu da variedade genética apresentada por um povo africano.

b)

Os levantamentos ...... os pesquisadores se dedicaram resultaram na descoberta de evidências sobre a origem do homem.

c)

A variedade genética de alguns povos leva a estudos ...... poderiam determinar o local exato da origem da humanidade.

d)

Os dados ...... todos contavam não foram suficientes para esclarecer as premissas consideradas pelos pesquisadores.

e)

A certeza ...... haveria explicações consistentes sobre a origem da humanidade levou pesquisadores ao continente africano.

Vozes do Verbo
7 -

O estudo foi festejado como peça-chave para a compreensão da origem da humanidade ... (final do texto)

O verbo que admite transposição para a voz passiva, como no exemplo acima, está grifado na frase:

a)

Nem sempre é possível chegar a respostas sobre questões importantes para o esclarecimento da origem da fala humana.

b)

As descobertas de fósseis no continente europeu contribuíram para o esclarecimento das migrações de populações africanas primitivas.

c)

Resultados práticos de pesquisas dependem muitas vezes do acaso ou, até mesmo, da própria sorte de um pesquisador.

d)

O mapeamento genético resultante de pesquisas recentes levará a ciência a descobrir a cura de inúmeras doenças.

e)

Algumas doenças características de populações africanas parecem ter explicação nos estudos de seus genes.

Concordância Nominal e Verbal
8 -

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

a)

Os dados obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes.

b)

Pesquisas genéticas abre caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois sabem-se que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos.

c)

O mapeamento genético de povos africanos têm sido negligenciados porque, segundo pesquisa- dores, o acesso aos locais onde vivem é difícil e ocorre limitações em razão de hábitos e de crenças.

d)

Será importante para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as que se localiza em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas.

e)

A reconstituição feita a partir de fósseis faciais mostram como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que teria dado origem às atuais populações dos países europeus.

Compreensão e Interpretação de Textos

Analfabetismo Funcional

A pós-modernidade é uma era de multiplicação das formas de analfabetismo. As estatísticas referem-se aos estritamente alfabetizados, aos que aprenderam a ler e escrever. Mas raramente há referência ao analfabetismo funcional daquela larga parcela da população que, ainda que saiba ler e escrever, de fato não está alfabetizada porque está aquém do manejo minimamente competente da informação cultural, como a interpretação daquilo que lê. A alfabetização constitui apenas um dado formal. Ela só tem sentido num quadro de solicitações culturais em que saber ler e escrever é mais do que o ato em si. Não é raro que a escola esteja completamente desvinculada das atividades culturais que lhe dão sentido, como a leitura, a frequência a bibliotecas, museus e teatros. Hoje vivemos num cenário em que não é incomum a combinação de alfabetização e ignorância, com a capacidade de ler e escrever reduzida ao uso elementar dos simplismos do cotidiano.

O universo cultural do analfabetismo tem sido ampliado no último meio século, anulando com facilidade os ganhos da alfabetização tradicional da escrita manual e da leitura do texto impresso. O advento do microcomputador pessoal criou, em curto tempo, uma massa de analfabetos até mesmo entre pessoas com nível superior. A linguagem computacional invadiu nossa vida como indecifrável língua estrangeira e nos colocou da noite para o dia à mercê de técnicos que se esmeram em falar o “computacionês” incompreensível. A máquina de calcular livrou-nos dos sofrimentos da tabuada, mas criou uma geração de ignorantes que faz cálculos sofisticados sem saber como são feitos. Saber escrever corretamente a língua portuguesa já não é necessário, pois programas instalados no computador corrigem automaticamente a maioria dos erros e permitem a qualquer semi-alfabetizado escrever quase com o rigor de Machado de Assis.

Estamos muito longe do ensino necessário para cobrir a extensa área de cultura que deve ser assimilada antes da idade adulta para que a pessoa se mova num patamar próprio das demandas culturais crescentes do mundo moderno. Nesse sentido, a insuficiência da nossa escolarização é um instrumento de alargamento do número dos que podem ser classificados na moderna e ampla concepção de analfabetismo, não limitada estritamente ao saber ler e escrever.

(José de Souza Martins. O Estado de S. Paulo, Aliás, J7, 1 de março de 2009, com adaptações)

9 -

De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que

a)

o sistema escolar não se encontra preparado para oferecer atendimento a todas as exigências de um mundo moderno.

b)

o desenvolvimento da moderna tecnologia impõe limites até mesmo às pessoas com ampla formação, por desconhecimento da linguagem própria dessa área.

c)

os escritores atuais desconsideram o uso da língua portuguesa, apesar de exemplos oferecidos por nomes como Machado de Assis.

d)

o analfabetismo funcional se aplica ao grande número de pessoas que são incapazes de entender o sentido mais abrangente de um texto.

e)

o conceito de analfabetismo no mundo moderno estende-se bem além do simples fato de alguém ser capaz de ler e de escrever.

10 -

Considere as afirmativas a respeito do 2.º parágrafo do texto:

I. O autor defende a ideia de que o computador trouxe uma série de facilidades, mas também o agravamento de um cenário que pode gerar uma leva de analfabetos funcionais.

II. Há no parágrafo um rol de situações que comprovam a afirmação de que houve ampliação do universo cultural do analfabetismo.

III. Está implícita a constatação de que métodos tradicionais de alfabetização não são suficientes diante dos desafios impostos pela complexidade do mundo moderno.

Está correto o que consta em

a)

II, somente.

b)

I e II, somente.

c)

I e III, somente.

d)

II e III, somente.

e)

I, II e III.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.