ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PC-MA (Polícia Civil do Estado do Maranhão) - Investigador de Polícia - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Atualidades
1 -

No Brasil, muitos trabalhadores estão submetidos a relações e condições de trabalho, se não iguais, análogas àquelas estabelecidas pelo antigo sistema escravista, embora a escravidão tenha sido oficialmente abolida há mais de cem anos. Atualmente, o trabalho caracterizado como forçado ou escravo é uma prática que afeta

a) o setor privado, não alcançando os serviços ou projetos desenvolvidos pelo setor público.
b) o prestígio brasileiro no sistema internacional, pois tais condições de trabalho, diante das demais nações industrializadas, são uma particularidade do país.
c) os pré-adolescentes do sexo masculino e semialfabetizados, principal mão de obra utilizada no setor agrícola.
d) os imigrantes bolivianos residentes em São Paulo, explorados pela indústria têxtil e de confecções.
e) o Estado, carente de recursos para identificar os empregadores que usam o trabalho escravo e prejudicam a economia.
2 -

Em 2017, houve uma série de rebeliões de detentos em Roraima, em Minas Gerais, em Santa Catarina, no Amazonas, no Paraná e no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências demonstram a séria crise do sistema prisional brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça.

II Um dos problemas dos presídios brasileiros é a superlotação, resultante de políticas de segurança ineficazes e da falta de celeridade da justiça.

III As referidas rebeliões ocorreram devido às precárias condições e falhas do sistema carcerário, não guardando relação com disputas entre grupos do crime organizado de outras regiões do país.

IV Para assegurar o controle do sistema carcerário, a privatização ou terceirização dos presídios tem sido apresentada como opção para solucionar a atual crise desse sistema.

Estão certos apenas os itens

a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
Administração Geral
3 -

Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele.

Nessa situação hipotética, de acordo com os conceitos de poder e liderança,

a) Aldo apresenta os poderes de competência e de referência.
b) Paulo apresenta os poderes de coerção e de referência.
c) Paulo apresenta os poderes de coerção e de competência.
d) Aldo apresenta os poderes de recompensa e de competência.
e) Aldo apresenta os poderes legítimo e de referência.
4 -

Tendo em vista que o alcance dos objetivos organizacionais passa pela condição básica de adequadas estruturação e implementação das funções da administração: planejamento, organização, direção e controle, julgue os itens a seguir, relativos a essas funções.

I A avaliação da capacitação dos servidores e das condições de trabalho no âmbito de uma secretaria de segurança e o levantamento dos principais locais de ocorrência de furtos a residência no estado relacionam-se à função planejamento e caracterizam ações de análise situacional.

II A definição da missão organizacional, o estabelecimento de objetivos de longo prazo, a escolha dos caminhos mais adequados para o alcance dos objetivos e a divisão de responsabilidades entre unidades organizacionais são ações relacionadas à função planejamento e, mais especificamente, ao planejamento estratégico.

III A coordenação das diversas atividades de uma organização, a solução de excessos de conflito, a delegação de competências e o uso do poder para a tomada de decisão são ações pertinentes à função direção.

IV A avaliação do desempenho organizacional, a mensuração da eficiência na utilização dos recursos corporativos, o grau de alcance dos objetivos de longo prazo e a verificação dos índices de absenteísmo e das taxas de rotatividade são ações relacionadas à função controle no nível estratégico.

Estão certos apenas os itens

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

II e IV.

d)

I, III e IV.

e)

II, III e IV.

Informática
5 -

Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre uma guia do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, contendo determinada página da Internet, e selecionar a opção Fixar guia, na lista exibida, será possível

a)

criar um ícone no canto superior esquerdo do navegador, o qual permitirá o acesso direto à página exibida.

b)

criar na área de trabalho do computador um ícone de atalho, o qual, ao ser selecionado, abrirá a página exibida.

c)

transformar a guia do navegador em uma nova janela.

d)

adicionar a página exibida pela guia à lista de páginas favoritas.

e)

duplicar a guia aberta, criando-se, assim, uma cópia da página exibida.

6 -

Ao utilizar um computador no qual está instalado o sistema operacional Windows 8, um usuário efetuou com o mouse um clique duplo no ícone do aplicativo X. Alguns segundos após ter sido aberto, o aplicativo apresentou a informação de que não estava respondendo.

Nessa situação hipotética, para que o aplicativo X seja encerrado, o usuário deverá

a)

inicializar outro aplicativo, por meio de clique duplo, já que, ao se abrir um novo aplicativo, a janela de X, que não estava respondendo, será finalizada automaticamente.

b)

pressionar simultaneamente a tecla do Windows e a tecla , para exibir em segundo plano a lista de programas que estão travando o sistema e, nela, localizar e encerrar o aplicativo X.

c)

inicializar o aplicativo Gerenciador de Tarefas, localizar na janela deste o aplicativo X, clicar sobre ele com o botão da direita e, então, selecionar a opção Finalizar tarefa.

d)

pressionar, no teclado, a tecla para encerrar de forma forçada o aplicativo X.

e)

efetuar novamente um clique duplo no ícone do aplicativo X para abri-lo corretamente, pois esta ação fechará a janela que não estava respondendo.

7 -

Ao produzir um texto utilizando o programa Microsoft Word 2016, um usuário realizou, de modo sucessivo, os seguintes procedimentos:

• selecionou parte do texto e, logo em seguida, acionou o atalho formado pelas teclas e ;

• digitou algumas palavras;

• acionou o atalho formado pelas teclas e ;

• digitou mais algumas palavras.

Caso, a seguir, o usuário pretenda inserir, novamente, por meio do atalho formado pelas teclas e , o texto selecionado no início do procedimento descrito,

a)

nada ocorrerá, pois o trecho selecionado mediante as teclas e já foi usado; nesse caso, o usuário deverá selecionar o texto novamente e acionar o atalho formado pelas teclas e .

b)

será exibida uma caixa de diálogo contendo a parte do texto inicialmente selecionada para a área de transferência.

c)

aparecerá uma mensagem de erro, pois o Word 2016 não possibilita a execução reiterada de procedimentos.

d)

o texto selecionado no primeiro procedimento será inserido a partir do ponto em que o cursor estiver posicionado.

e)

o documento não sofrerá alteração, pois não há texto na área de transferência em virtude de o usuário já ter acionado o atalho formado pelas teclas e anteriormente.

8 -

Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

a)

vírus de programa.

b)

vírus de macro.

c)

backdoor.

d)

hoax.

e)

vírus de setor de carga (boot sector).

Língua Portuguesa

Texto I

9 -

Com relação a aspectos linguísticos do texto 1A1AAA, assinale a opção correta.

a)

A correção gramatical do texto seria preservada caso se substituísse a forma verbal “Foram" (R.3) por Houveram.

b)

O sentido do segundo período do segundo parágrafo seria preservado caso as vírgulas que sucedem as palavras “desastre" (R.11) e “novembro" (R.12) fossem suprimidas.

c)

A correção gramatical do texto seria mantida se a expressão “foram registrados" (R.7) fosse substituída por registrou-se.

d)

O vocábulo “deles" (R.4) remete à expressão “dez acidentes" (R.3).

e)

A substituição do termo “que" (R.11) por o qual prejudicaria a correção gramatical do texto.

10 -

A pontuação empregada no texto 1A1AAA permaneceria correta se,

 

I no primeiro parágrafo, o segundo travessão fosse eliminado.

II na linha 1, fosse inserida vírgula logo após “2017”.

III na linha 14, fosse inserida vírgula logo após ‘1997’.

IV na linha 15, a vírgula logo após ‘persistente’ fosse eliminada.

 

Assinale a opção correta.

a)

Nenhum item está certo.

b)

Apenas o item III está certo.

c)

Apenas o item IV está certo.

d)

Apenas os itens I e II estão certos.

e)

Todos os itens estão certos.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.