ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina HRTN (Hospital Risoleta Tolentino Neves) - Farmacêutico - FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Universidade Federal de Minas Gerais) - 2018

Saúde Pública
1 -

Leia as seguintes afirmativas em relação ao uso de medicamentos pelas pessoas idosas.

I. A administração de medicamentos em qualquer faixa etária pode gerar reações indesejadas (não intencionais), entretanto, a incidência destas aumenta proporcionalmente com a idade.

II. As interações medicamentosas são causas especiais de reações adversas, em que os efeitos farmacológicos de um medicamento podem ser alterados por outro(s), quando administrados concomitantemente. As interações medicamentosas são sempre danosas ao organismo, principalmente nos idosos.

III. A co-administração de um agente farmacológico pode interferir no perfil farmacocinético do outro, alterar a absorção, competir por sítios de ligação nas proteínas plasmáticas, modificar o metabolismo pela indução ou inibição enzimática ou, ainda, alterar a taxa de eliminação.

IV. A interação medicamentosa é um fator que afeta o resultado terapêutico, e que, muitas vezes, pode ser prevenida com reajuste de dose, intervalo de 1-2 h entre as administrações dos medicamentos e monitorização cuidadosa da pessoa idosa.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
2 -

Sobre a regionalização do estado de Minas Gerais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os espaços das gerências regionais de saúde são construídos por subconjuntos de microrregiões de saúde, considerando-se a dimensão territorial da burocracia estatal.
b) O espaço territorial mineiro dos 853 municípios foi recortado em 76 microrregiões e em 13 macrorregiões de saúde. Dessa forma, a proposta de regionalização da saúde encontra-se com os princípios de economia de escala, qualidade e acesso.
c) O plano diretor de regionalização (PDR) cria a base territorial para uma distribuição ótima dos equipamentos de saúde. A atenção primária à saúde deve estar presente em todos os municípios e próxima às residências das famílias.
d) As unidades de saúde de maior densidade tecnológica, bem como sistemas de apoio, devem ser relativamente concentradas: as unidades secundárias (média complexidade) nas microrregiões e as unidades terciárias (alta complexidade) nas macrorregiões.
3 -

No que tange aos dados e informações que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I

1.Dados de morbidade

2.Dados de mortalidade

3.Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos

COLUNA II

( ) Permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. A disponibilidade desses indicadores é primordial para a caracterização da dinâmica populacional e das condições gerais de vida, as quais se vinculam os fatores condicionantes da doença ou agravo sob vigilância.

( ) Permitem a detecção imediata ou precoce de problemas sanitários. Tratam-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, das investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, dos estudos amostrais e dos inquéritos, entre outras fontes.

( ) São de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado. A base que fornece esses dados apresenta variáveis graus de cobertura entre as regiões do país, algumas delas com elevada subenumeração. Há proporção significativa de registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados.

Assinale a sequência CORRETA.

a)

3 2 1

b)

1 2 3

c)

2 3 1

d)

3 1 2

4 -

O artigo 198 da Constituição Federal de 1988 prevê que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.

a)

Centralização, com direção única em cada esfera de governo.

b)

Atendimento integral, com prioridade para os serviços assistenciais, sem prejuízo das atividades preventivas.

c)

Participação da comunidade na gestão do sistema.

d)

Fragmentação de todas as ações desenvolvidas no âmbito da saúde pública.

5 -

A detecção precoce de emergências de saúde pública, surtos e epidemias ocorre quando o sistema de vigilância epidemiológica local está bem estruturado, com acompanhamento constante da situação geral de saúde e da ocorrência de casos de cada doença e agravo sujeito à notificação.

Sobre essa prática, assinale a alternativa INCORRETA.

a)

Essa prática possibilita a constatação de qualquer situação de risco ou indício de elevação do número de casos de uma patologia, ou a introdução de outras doenças não incidentes no local e, consequentemente, o diagnóstico de uma situação epidêmica inicial, para a adoção imediata das medidas de controle.

b)

A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde deve ser feita às autoridades sanitárias pela população para que se possa estabelecer ações punitivas, atribuição exclusiva da vigilância sanitária. Historicamente, a notificação compulsória tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação–decisão–ação.

c)

Esses fatos devem ser notificados aos níveis superiores do sistema para que sejam alertadas as áreas vizinhas e / ou para solicitar colaboração, quando necessária.

d)

As emergências de saúde pública de interesse internacional são definidas como um evento extraordinário, que é determinado por constituir um risco de saúde pública para outro estado-membro, por meio da propagação internacional de doenças, e, potencialmente, requerer uma resposta internacional coordenada.

6 -

De acordo com o Decreto Nº 7.508, de 2001, o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe:

I. estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS);

II. ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS;

III. estar a prescrição em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.

Estão corretas as afirmativas:

a)

I e II, apenas.

b)

I e III, apenas.

c)

II e III, apenas.

d)

I, II e III.

7 -

São princípios da Política Nacional de Humanização, EXCETO:

a)

Transversalidade.

b)

Indissociabilidade entre atenção e gestão.

c)

Culpabilização pelos processos de adoecimento.

d)

Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

8 -

A análise do processo saúde-adoecimento evidencia que a saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade em determinado contexto histórico, e o aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção e cuidado marcado, na maior parte das vezes, pela centralidade dos sintomas.

Sobre as ações para agir nesse processo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) No Sistema Único de Saúde (SUS), a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso país, por exemplo: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e / ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada.
b) Tradicionalmente, os modos de viver têm sido abordados numa perspectiva individualizante e fragmentária, e colocam os sujeitos e as comunidades como os responsáveis únicos pelas várias mudanças / arranjos ocorridos no processo saúde–adoecimento ao longo da vida.
c) Numa perspectiva ampliada de saúde, os modos de viver não se referem apenas ao exercício da vontade e / ou liberdade individual e comunitária. Ao contrário, os modos como sujeitos e coletividades elegem determinadas opções de viver como desejáveis, organizam suas escolhas e criam novas possibilidades para satisfazer suas necessidades, desejos e interesses pertencentes à ordem coletiva, uma vez que seu processo de construção se dá no contexto da própria vida.
d) As estratégias desenvolvidas no âmbito do SUS são classificadas como ações de promoção à saúde, tendo como objetivo o enfoque qualiquantitativo do processo saúde–doença; já as ações desenvolvidas pelo setor privado complementam as ações produtivas do SUS com ações coordenadas no que tange a assistência médica individual e suplementar.
9 -

Sobre a participação da comunidade na gestão, assinale a alternativa INCORRETA.

a)

Trata-se de uma forma de democracia participativa, incorporada na cultura política e na relação sociedade–Estado, ao lado das práticas da democracia representativa.

b)

As formas organizadas dessa participação se dão por meio do atendimento dos indivíduos, no qual acolhe-se não só as queixas relacionadas à saúde, mas também aquelas sentidas na organização e à oferta dos serviços de saúde.

c)

A Constituição Federal de 1988 consagrou a participação da comunidade, ao lado da descentralização e da integralidade, como diretriz da rede regionalizada e hierarquizada que constitui o SUS.

d)

Trata-se de uma prestação de contas não somente do cumprimento da contabilidade financeira, obrigada em lei, dos gastos públicos com os itens e metas constantes nos planos de saúde dos governos, como também de uma prestação de contas de outra contabilidade, a do cumprimento de resultados para a saúde da população.

10 -

São orientações para os profissionais de saúde na atenção básica, no que tange à prevenção da contaminação pelo zika vírus, EXCETO:

a) Ressaltar, principalmente para as gestantes, as medidas para a proteção contra a picada do mosquito: vestir calça e blusa de mangas compridas e, se portar roupas que deixem áreas do corpo expostas, usar repelente.
b) Orientar para que se evite ir a lugares com presença do mosquito e para a necessidade de eliminar possíveis criadouros existentes em casa, como também o acúmulo de água em latas, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas-d´água, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
c) Buscar os meios disponíveis para garantir o acesso aos métodos contraceptivos e promover estratégias de educação em saúde sexual e reprodutiva envolvendo mulheres, homens, jovens e adolescentes, reforçando o planejamento reprodutivo e fornecendo subsídios para a escolha livre e informada.
d) Intensificar as orientações sobre a importância de realização dos exames preconizados pelo Ministério da Saúde, incluindo o teste rápido para sífilis e HIV, e realização de vacinação contra o zika vírus para as gestantes. Investigar e manter o registro das informações na caderneta ou cartão da gestante sobre a ocorrência de infecções, rash cutâneo, exantema ou febre.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.