ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

Com relação à biossegurança em um serviço de hemoterapia, julgue o item a seguir.

1 -

Os tubos de ensaio com amostra de sangue proveniente da coleta de sangue de doadores e(ou) de aférese devem ser descartados/acondicionados em recipientes impermeáveis com tampa que permitam o transporte seguro do local de origem até o local de tratamento interno ou externo — por autoclavação, micro-ondas ou incineração — e identificados com símbolo de risco biológico; depois de tratados devem ser acondicionados em sacos vermelhos e encaminhados para a disposição em aterro sanitário.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Para a realização da coleta de sangue, deve-se inspecionar e palpar a fossa antecubital do braço do doador para a escolha da veia a ser puncionada, dando-se preferência à veia cubital mediana.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

O tubo coletor (“segmento de coleta”, “macarrão” ou “rabicho”) da bolsa deve estar fechado por pinça, logo abaixo da agulha.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

As bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação ou, ainda, por prazo de validade vencido, assim como aquelas oriundas de coleta incompleta, devem ser acondicionadas em saco branco e encaminhadas ao tratamento antes de seu descarte.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

No caso de terceirização, não se exige o registro junto aos órgãos de vigilância ambiental da empresa contratada para o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos em hemoterapia.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

A respeito da gestão de qualidade laboratorial, julgue o item subsequente.

6 -

O serviço de hemoterapia deve possuir equipamentos suficientes e compatíveis com as atividades realizadas, devidamente identificadas, bem como estabelecer programa que inclua qualificação, calibração, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e instrumentos, mantendo os respectivos cronogramas e registros.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

O controle de qualidade dos concentrados de hemácias e dos concentrados de plaquetas deve ser realizado em, pelo menos, 10% da produção ou doze unidades por mês (o que for maior).

Verdadeira.
Falsa.
8 -

A faixa de temperatura de armazenamento das amostras e reagentes é de 2 ºC a 8 ºC, ressalvadas as orientações específicas de fabricantes ou ensaios laboratoriais.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Antes do início da transfusão, o tempo máximo em que os componentes eritrocitários podem permanecer à temperatura ambiente é de 60 min.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Os banhos termostatizados (banhos-maria) ou incubadoras devem possuir termômetros de uso exclusivo, devendo sua temperatura ser registrada a cada 24 h e conferida imediatamente antes do uso do equipamento.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.