ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

Acerca do histórico da política de saúde mental no Brasil, julgue o item a seguir.

1 -

O lançamento da estratégia saúde da família foi o principal acontecimento que concorreu para uma mudança de paradigma da saúde mental no Brasil.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Uma das ações mais importantes da Reforma Psiquiátrica foi a desinstitucionalização do manicômio e sua consequente desconstrução.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Legislação específica do Ministério da Saúde proíbe, desde 1992, espaços restritivos nos hospitais psiquiátricos e exige que seja resguardada a inviolabilidade da correspondência dos pacientes internados.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

O lema da I Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em 1987, na cidade do Rio de Janeiro, era “Por uma sociedade sem manicômios”.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Instituídos por portaria do Ministério da Saúde, os serviços residenciais terapêuticos consistem de moradias ou casas inseridas preferencialmente na comunidade público do atendimento e são destinados a cuidar de portadores de transtornos mentais egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e que não possuam suporte social nem laços familiares, com o objetivo de viabilizar a sua inserção social.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

No início deste século, dispositivo de lei federal estabeleceu normas para proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redirecionou o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, na medida em que ficaram instituídos mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios, embora ainda não se tivesse incluído o oferecimento de tratamento prioritariamente em serviços de base comunitária.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

No relatório da III Conferência Nacional de Saúde Mental, ficaram pactuados princípios, diretrizes e estratégias para a mudança da atenção em saúde mental no Brasil.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

O programa De Volta Para Casa foi idealizado pela Organização Mundial da Saúde e instituído, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, visando à concessão do auxílio-reabilitação psicossocial para assistência de pessoas acometidas de transtornos mentais e com história de internação psiquiátrica por, no mínimo, cinco anos.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Acerca da política de saúde mental no Brasil, dos núcleos de apoio psicossocial (NAPS) e dos centros de atenção psicossocial (CAPS), julgue o item seguinte.

9 -

A assistência ao paciente nos NAPS/CAPS inclui atendimento individual, em grupos e, também, o atendimento familiar.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

A Política Nacional de Saúde Mental busca instituir, no âmbito do SUS, a rede de atenção psicossocial a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.