ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Físico - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Radiologia

Texto I

O decaimento radioativo ocorre quando se rompem os núcleos dos isótopos instáveis em razão da instabilidade atômica. Com relação a esse tipo de decaimento, julgue o item a seguir.

1 -

No decaimento beta do núcleo de 90Th234 são produzidos dois núcleos designados por 90Th234→UZ + e ou 90Th234→UX + e , em que UZ e UX são isómeros de 91Pa234, ou seja, apresentam propriedades iguais.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Praticamente toda a energia liberada no decaimento alfa (α) é absorvida, na forma de energia potencial, pela partícula alfa (α) emitida.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Ao atravessar um material, a partícula carregada transfere sua energia por meio dos processos de colisão e freamento, de tal maneira que, ao longo de uma trajetória elementar dx, a taxa de perda de energia — linear stopping power — pode ser expressa por dE/dx.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

As radiações corpusculares, alfa, beta, nêutrons e prótons, possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem. No entanto, as radiações eletromagnéticas não possuem energia suficiente para ionizar os átomos, provocando apenas uma excitação deles.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue o item que se segue.

5 -

A bomba de cobalto é constituída por um cabeçote com uma fonte selada de 60Co, com atividade de até 296TBq, no interior de uma blindagem de chumbo ou urânio exaurido, encapsulada por aço.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Os aceleradores de elétrons, utilizados nos hospitais, nas indústrias e nos institutos de pesquisa, são muito versáteis, pois, a partir do feixe de fótons, podem produzir feixes de elétrons, ou feixes de nêutrons, utilizando-se reações nucleares, para certas faixas de energia.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Os colimadores tradicionais são compostos por dois pares de blocos metálicos, orientados paralelos entre si, que permitem adequar o tamanho do campo de irradiação a cada tratamento.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Um passo essencial no cálculo da dose a ser irradiada consiste em determinar a sua constância ao longo do eixo central do campo, a chamada curva de rendimento em profundidade.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

A espessura da região de build-up é denominada espessura de equilíbrio eletrônico.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Em radioterapia externa as fontes de radiação são muitas vezes consideradas como fontes pontuais e os feixes produzidos são feixes convergentes.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.