ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

1 -

Por ser bipartido entre a União e os estados, o financiamento do SUS contribui para o fortalecimento da atenção básica em saúde.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Aos municípios são disponibilizados instrumentos técnicos e pedagógicos facilitadores do processo de formação e educação permanente dos membros das equipes de gestão e de atenção em saúde.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

É denominado unidade básica de saúde (UBS) todo estabelecimento de saúde que preste ações e serviços de atenção básica no âmbito do SUS.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Apoiar e estimular a adoção da estratégia saúde da família como forma prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica consistem em responsabilidades restritas às esferas de governo estadual e municipal.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A PNAB resultou da experiência acumulada por um conjunto de atores — como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo — envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.

6 -

No caso de vacinas inativadas — como a vacina contra hepatite B, tétano e difteria —, é necessária a aplicação de mais de uma dose para a adequada proteção; no caso das vacinas virais atenuadas, geralmente, basta aplicar dose única para a adequada proteção.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Alguns indivíduos apresentam reação anafilática aos componentes dos imunobiológicos, em cujo mecanismo estão envolvidos os mastócitos. Essa reação, que ocorre nas primeiras duas horas após a aplicação, é caracterizada pela presença de urticária, sibilos, laringoespasmo e edema de lábios, podendo evoluir para hipotensão e choque anafilático.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

O desenvolvimento das atividades da sala de vacinação é responsabilidade da equipe de enfermagem, após treinamento e capacitação para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Após a administração de uma vacina, a ocorrência, no vacinado, de temperatura acima de 38,5 ºC constitui contraindicação à aplicação de dose subsequente.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

10 -

No período anterior à criação do SUS, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à previdência social, cabendo às entidades filantrópicas o atendimento aos demais cidadãos.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.