ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) - Técnico de Laboratório - Química - SUGEP - UFRPE (Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas) - 2018

Química
1 -

Em uma disciplina de química medicinal, os alunos foram instruídos a acompanhar o roteiro de aula prática descrito a seguir.

Qual(is) equipamento(s) de proteção individual (EPI) ou coletiva (EPC) não é(são) necessário(s) à realização dessa prática?

a) Óculos de proteção.
b) Cabine de exaustão de gases de uso geral.
c) Avental, jaleco, bata ou guarda-pó, para uso em laboratório.
d) Cabine de exaustão com fluxo laminar horizontal.
e) Luvas de borracha neoprene.
2 -

A rotina no laboratório de química expõe alunos, técnicos e docentes a várias situações potenciais de risco de acidentes que podem ser evitadas. A esse respeito, qual(is) o(s) procedimento(s) mais adequado(s) a ser(em) adotado(s) nesse ambiente de trabalho?

a) Ordenar o laboratório, usar corretamente os EPIs e EPCs e conhecer o risco estimado dos materiais com que se está trabalhando.
b) Após usar pipetas volumétricas com solução de ácido forte, manter a parte que teve contado com o ácido para fora da bancada, a fim de evitar corrosão da superfície de trabalho.
c) Esvaziar a bancada do laboratório que contém diversas vidrarias, solventes e reagentes, antes de comer nesse local.
d) Promover assepsia do local de trabalho após manuseio de microrganismos patógenos com solução bactericida de álcool a 90º ou formaldeído.
e) Manter cilindros de gases explosivos (por exemplo, oxigênio) ao lado da cabine de exaustão de gases, para evitar sua concentração no caso de vazamento.
3 -

Ácidos e bases são rotineiramente usados nos experimentos de química. Caso não sejam manuseados e armazenados adequadamente, constituem um importante fator de risco no ambiente de laboratório. A respeito dos cuidados com o manuseio, armazenamento e descarte desses produtos químicos e seus resíduos, assinale a alternativa correta.

a) Compostos corrosivos devem ser estocados, preferencialmente, em lugares altos e de difícil acesso, respeitando suas forças relativas, isto é, mais fortes acima e mais fracos abaixo.
b) Reagentes ácidos e álcalis concentrados devem ser, preferencialmente, armazenados juntos, em armário fechado localizado abaixo da capela.
c) Sob nenhuma condição, os resíduos de soluções aquosas ácidas e alcalinas devem ser eliminados na rede de esgoto.
d) Ao preparar misturas exotérmicas em água (diluição de ácidos e álcalis concentrados), deve-se adicionar água rapidamente ao reagente, e nunca o inverso.
e) Em caso de queimadura ácida após contato com a pele, deve-se lavar o local com água em abundância e conduzir o acidentado, imediatamente, ao atendimento médico.
4 -

Observe as ilustrações a respeito dos símbolos/pictogramas de perigo a serem adotadas nos rótulos dos produtos químicos, de acordo com o sistema de padronização e harmonização da classificação e rotulagem preventiva de produtos químicos globalmente aceito e correlacione-as com as informações a seguir.

( ) Usada para indicar: risco à saúde, de carcinogenicidade, mutagenicidade, toxicidade para a reprodução, sensibilização respiratória, toxicidade no órgão-alvo, perigo por aspiração.

( ) Usada para indicar: risco à saúde, de irritação (pele e olhos), sensibilização cutânea, irritação das vias aéreas superiores, efeito narcótico, toxicidade aguda (nocivo), perigo à camada de ozônio.

( ) Usada para indicar: líquidos oxidantes.

( ) Usada para indicar: gases sob pressão.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 4, 1, 3, 2.
d) 4, 1, 2, 3.
e) 2, 3, 1, 4.
5 -

Analise o texto a seguir, a respeito do funcionamento básico de um equipamento rotineiramente usado em laboratório de química. A qual equipamento o texto se refere?

a) Refratômetro.
b) Ponto de fusão.
c) Peagâmetro (ou pHmetro).
d) Espectrofotômetro.
e) Liofilizador.
6 -

Correlacione as ilustrações de vidrarias básicas comumente usadas em laboratórios de química com as informações a seguir.

( ) Vidraria usada junto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo.

( ) Vidraria de elevada precisão e exatidão analítica usada no preparo de soluções.

( ) Vidraria usada para separar líquidos imiscíveis de diferentes densidades.

( ) Vidraria usada na titulação de soluções.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 4, 1, 3, 2.
d) 4, 1, 2, 3.
e) 2, 3, 1, 4.
7 -

Nos dias atuais, várias instrumentações analíticas permitem detecção e/ou quantificação de diferentes sustâncias químicas, mesmo em pequenas concentrações. Portanto, a adequada eliminação dos resíduos nos materiais, equipamentos e instrumentos de laboratório é uma etapa crucial para a análise. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Para a limpeza de buretas graduadas, deve-se esfregá-las vigorosamente com esponja e solução detergente concentrada. Em seguida, deve-se enxaguá-las com água corrente e secá-las em estufa a 200ºC.
b) Para a limpeza de vidrarias volumétricas, deve-se imergi-las poucos minutos em solução detergente morna. Em seguida, deve-se enxaguá-las com água corrente, enxaguá-las com água destilada (poucas vezes) e mantê-las invertidas na posição vertical, para secagem.
c) Para a remoção de resíduos de metais, como ouro ou prata, por exemplo, deve-se imergir a vidraria em solução detergente concentrada e morna por pelo menos 24 horas. Em seguida, deve-se enxaguá-la com água deionizada e secá-la em estufa a 200ºC.
d) Para a remoção de resíduos persistentes e desconhecidos, o mais indicado é imergir a vidraria em uma mistura oxidante de ácido sulfúrico diluído e dicromato. Em seguida, enxaguá-la em água corrente e mantê-la invertida na posição vertical, para secagem.
e) Para a remoção de resíduos biológicos, devem-se esfregar as vidrarias vigorosamente com esponja e sabão degermante. Em seguida, devem-se enxaguá-las com uma solução concentrada de álcool etílico 96% de ação microbicida e mantê-las invertidas na posição vertical, para secagem.
8 -

A medida precisa de massa é um fator imprescindível para as análises químicas atuais, e pode ser feita com o auxílio de balanças analíticas modernas. A respeito da instalação, operação e cuidados no uso da balança analítica, assinale a alternativa correta.

a) As balanças analíticas devem ser instaladas, preferencialmente, em mesa plana, não exposta a fluxo de ar-condicionado, ventilador, porta ou janela, nem a vibração, para obter leituras corretas de massas.
b) A balança analítica é usada na determinação exata de massa com capacidade máxima que varia até 1g, com precisão apenas na sua capacidade máxima.
c) Ao pesar objetos aquecidos, deve-se adotar o método de pesagem por diferença. Nesse método, as massas do material aquecido e após o seu resfriamento devem ser medidas. A diferença é atribuída à expansão do vidro, e é subtraída da massa total.
d) Na remoção de resíduos sólidos ou poeira, é indicado usar uma esponja umedecida com solução detergente concentrada diretamente no prato de pesagem da balança, sem movê-lo do lugar para não descalibrar o instrumento analítico.
e) Na pesagem de sólidos higroscópicos, o ideal é transferir rapidamente o material a ser pesado para o papel de pesagem e anotar a leitura de massa descrita no amostrador digital, para evitar que o sólido absorva umidade do ambiente.
9 -

A medida precisa de volume é tão importante para um método analítico quanto a medida precisa da massa. Entretanto, medidas confiáveis de volume exigem uma série de cuidados no uso dos aparatos volumétricos. A respeito do uso adequado das pipetas volumétricas analise as sentenças, e em seguida, assinale a alternativa correta.

a) Na ausência de um dispositivo mais adequado para aspirar um líquido para o interior de uma pipeta de vidro (ex. bulbo de borracha conectado a um sistema de vácuo), deve-se aspirá-lo suavemente com a boca, tomando cuidado para não ingeri-lo.
b) Na medida de uma alíquota, um líquido deve ser aspirado até a marca da graduação escolhida. Nessa marca, o ponto de referência a ser observado é a porção superior do menisco formado na interface entre o líquido aspirado e a atmosfera; a observação deve ser a olho nu, contra a luz, em um ângulo de 45º (de cima para baixo).
c) Após o preenchimento de uma alíquota até a marca da graduação escolhida e seu esvaziamento, o líquido residual retido na ponta da pipeta deve ser completamente dispensado (soprado), para evitar incertezas nas medidas de volume.
d) Após o preenchimento de uma alíquota até a marca da graduação escolhida, antes da sua transferência para outro recipiente, deve-se tocar verticalmente a ponta da pipeta em uma superfície adsorvente por pelo menos 10 segundos, para remover qualquer líquido aderido ao exterior da pipeta e evitar incertezas nas medidas de volume.
e) A maioria dos dispositivos volumétricos, como as pipetas, são de vidro, material que tem pequeno coeficiente de expansão. Portanto, ao abrigar o líquido a ser medido nesses aparatos, a variação de volume para líquidos não orgânicos com a temperatura não é considerada na rotina de um laboratório, desde que adotada uma temperatura padrão.
10 -

A reciclagem de resíduos gerados nos laboratórios de química é importante para a manutenção adequada do meio ambiente. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a técnica mais adequada para a separação/purificação de misturas de dois ou mais solventes orgânicos miscíveis, de pontos de ebulição próximos.

a) Destilação simples.
b) Destilação fracionada.
c) Destilação por arraste a vapor.
d) Recristalização.
e) Cristalização fracionada.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.