ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - Analista - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Administração Pública

Texto I

Julgue o próximo item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial.

1 -

Na definição de políticas públicas, a temática territorial permitiu a emergência de um discurso de revalorização do meio rural.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional trabalha com o conceito de mesorregião para seus recortes territoriais, com o objetivo de diminuir as desigualdades existentes no Brasil.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, a caracterização de território rural tem por base as microrregiões geográficas, que podem incluir espaços urbanizados que compreendam pequenas e médias cidades, vilas e povoados.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Ações como Política Nacional de Desenvolvimento Regional e o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais permanecem com o enfoque municipalista de gestão autocrática ou centralista, legitimada pelos agentes sociais locais.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

No Brasil, a abordagem que considera o território, definido com base em múltiplas dimensões, como o espaço de mediação social foi incluída nas políticas públicas já na década de 80 do século passado, período marcado por profundas mudanças no ambiente político brasileiro.

Verdadeira.
Falsa.
História

Texto II

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.

6 -

A produção gerada na colônia estava organizada de forma a atender as necessidades do mercado interno e estimular o desenvolvimento da colônia.

Verdadeira.
Falsa.
Geografia
7 -

O sistema produtivo implantado no Brasil promoveu, desde o início da colonização, uma relação espacial de exploração econômica entre o espaço subordinante e o espaço subordinado.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, com o custeamento da coroa.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Nesse período, a produção dos espaços geográficos teve por base a formação de sucessivas áreas de atração e repulsão.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

A mineração foi uma atividade urbanizadora, principalmente para efetivar uma maior integração espacial interna no litoral do Brasil.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.