ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFG (Universidade Federal de Goiás) - Técnico de Laboratório - Saúde - UFG (Centro de Seleção - Universidade Federal de Goiás) - 2018

Informática
1 -

O hardware de um computador realiza milhões de instruções por segundo, impactando um aumento de temperatura internamente na máquina. Qual é o dispositivo que auxilia a manter a temperatura estável?

a) Estabilizador.
b) Dissipador.
c) Barramento.
d) Periférico.
Biologia
2 -

Em um experimento sorológico, a porcentagem de resultados positivos obtida pelo teste aplicado na população de doentes foi bastante alta, indicando que o experimento possui uma boa

a) sensibilidade.
b) especificidade.
c) eficiência.
d) acurácia.
3 -

Qual é o volume de NaOH a 5M (molar) necessário para preparar 250 mL de solução de NaOH 0,5 M (molar)?

a) 25 mL
b) 30 mL
c) 35 mL
d) 40 mL
4 -

Em um sistema de produção de água destilada, a verificação de sua pureza é comumente realizada pela análise da

a) eletropositividade.
b) condutividade.
c) densidade.
d) espectrometria.
5 -

Leia o texto.

O mecanismo de transporte mencionado no texto denomina-se

a) antiporte.
b) simporte.
c) uniporte.
d) canal iônico.
6 -

A exposição na membrana celular, por meio de “flip flop” do fosfolipídeo fosfatidilserina, é um sinal de que a célula está em

a) necrose e em pouco tempo sofrerá lise.
b) processo de infecção e será reconhecida por linfócitos.
c) apoptose e será fagocitada por macrófagos.
d) diferenciação e em pouco tempo substituirá células mortas.
7 -

O princípio dos 3R é um compromisso da comunidade científica mundial em seguir os Princípios de Russell-Burch (1959) de “redução (reduction), substituição (replacement) e refinamento (refinament) ” no uso de animais em pesquisa científica e em laboratórios. São exemplos de ações de redução, substituição e refinamento, respectivamente:

a) assegurar que as dosagens das drogas estejam corretas; estabelecer cuidados pós-cirúrgicos adequados; criar banco de dados, facilitando o acesso à literatura especializada.
b) trabalhar com órgãos e tecidos isolados de animais; aperfeiçoar protocolos experimentais para minimizar a dor ou o estresse do animal sempre que possível; aperfeiçoar a qualidade genética, sanitária e ambiental dos animais, possibilitando uma menor dispersão dos resultados.
c) utilizar técnicas in vitro como cultura de tecidos e células; realizar cirurgias de forma asséptica para evitar infecções; substituir estudos em animais vertebrados vivos, por invertebrados, embriões de vertebrados ou micro-organismos.
d) planejar os experimentos, a fim de poder compartilhar os mesmos animais; utilizar sistemas físico-químicos mimetizantes de funções biológicas; promover treinamento adequado de profissionais antes de executar qualquer experimento.
8 -

Um experimento que analisou o tempo de reação dos analgésicos A e B indicou que o coeficiente de variação das pessoas que utilizaram o analgésico A foi de 12%; já as que utilizaram o analgésico B foi de 25%. Esse dado experimental revela que as pessoas que utilizaram o analgésico A, se comparadas com as que utilizaram o analgésico B, tiveram tempos de reação

a) lentos.
b) rápidos.
c) similares.
d) divergentes.
9 -

O diamante de Hommel é um sistema padrão desenvolvido para indicar, por meio de cores, os riscos de produtos químicos perigosos. Quais são as cores que representam, respectivamente, inflamabilidade e risco à saúde?

a) Azul e amarelo.
b) Amarelo e branco.
c) Branco e vermelho.
d) Vermelho e azul.
10 -

Qual é o aumento final de uma imagem quando observada por uma objetiva de 20x de um microscópio de luz cuja ocular possui a inscrição de 18x?

a) 40x
b) 180x
c) 200x
d) 360x

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.