ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Gestão de Pessoas

Texto I

A respeito de recrutamento de pessoal, julgue o item a seguir.

1 -

Uma das vantagens do recrutamento interno é o maior índice de segurança para a organização pelo fato de o profissional já ser conhecido.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Entre as desvantagens do recrutamento interno encontram-se a possibilidade de desmotivar e frustrar o crescimento da equipe e a probabilidade de causar desajustes na política salarial da organização.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Perda da criatividade, conservadorismo e desmotivação da equipe são desvantagens inerentes ao recrutamento externo pelo fato de introduzir na empresa pessoas que não têm o devido conhecimento da organização.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Em relação aos métodos de seleção de pessoal, a entrevista bem construída apresenta bom grau de confiança e validade, proporciona interação direta com o candidato e permite avaliar como ele se comporta e reage, porém pode apresentar grande margem de erro.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Na seleção de pessoal de enfermagem, o atributo competência técnica é primordial, sendo prescindíveis as competências psicológicas e atitudinais, facilmente supridas a partir da filosofia da organização.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

É importante que se defina o perfil profissional do cargo a ser ocupado: ele fornece informações sobre as competências que sugerem os requisitos mentais, físicos e as responsabilidades requeridas pelo cargo.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

A análise de currículo é uma modalidade de seleção, porém convém ser utilizada em caráter complementar.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.

8 -

O absenteísmo, por ter origem multifatorial, de responsabilidade tanto do profissional quanto institucional, não constitui caráter decisório no dimensionamento do pessoal de enfermagem, uma vez que, nesse quadro de pessoal, dada a diversidade de graus de formação, um profissional poderá facilmente suprir a falta de outro.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Na gestão da qualidade do serviço de enfermagem, os manuais de enfermagem fazem referência a indicadores que metrificam essa qualidade; por exemplo, o indicador índice de treinamento de profissionais de enfermagem mede o grau de treinamento e capacitação do profissional, desconsiderando-se, nesse caso, os cursos de formação profissional.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

O turn over — a rotatividade de pessoal — em determinado período é a porcentagem da média aritmética de admissões e demissões com relação à quantidade de trabalhadores ativos; no cálculo do pessoal ativo, não se incluem os trabalhadores em gozo de férias nesse período.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.