ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina STJ (Superior Tribunal de Justiça) - Analista Judiciário - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Odontologia

Texto I

No que se refere a dentes naturais e a implantes, julgue o item a seguir.

1 -

O tecido conjuntivo peri-implante contém grande número de fibras colágenas arranjadas de forma paralela à superfície do implante e pequeno número de fibroblastos e vasos.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Profundidade de sondagem maior que 4 mm em mucosa peri-implantar deve ser considerada sinal de doença, assim como ocorre no caso de dentes naturais.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

O aumento da profundidade de sondagem em torno do implante indica perda óssea.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Julgue o seguinte item, no que concerne ao papel microbiano na etiologia das doenças periodontais.

4 -

Em sua maioria, os patógenos periodontais estão relacionados ao desenvolvimento da periodontite apenas se presentes por um longo período de tempo e em número elevado de microrganismos, como ocorre, por exemplo, com o clone JP2 do Aggregatibacter actinomomycetemcomitans.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Técnicas de higiene bucal adequadamente efetuadas são eficazes no controle do biofilme e inflamação gengival, embora a higiene bucal por si só, sem terapia periodontal mecânica por raspagem, não impeça a progressão da periodontite.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Existem indivíduos com periodontite agressiva localizada que não exibem Aggregatibacter actinomomycetemcomitans em amostras de biofilme subgengival e não apresentam resposta elevada de anticorpos contra essa espécie de microrganismo.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

A microbiota associada à periodontite crônica pode ser complexa e resultar de um processo lento e contínuo, em um hábitat com condições ecológicas favoráveis, mas em lesões altamente ativas ou em indivíduos com condições médicas graves a diversidade poderá ser baixa.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

A complexa organização do biofilme e a proteção que oferece aos microrganismos nele presentes constitui um dos fundamentos do princípio da necessidade de desorganização mecânica do biofilme na terapia periodontal.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

No que se refere à sequência de instalação dos microrganismos na placa em indivíduos adultos, denominados complexos microbianos, julgue o item que se segue.

9 -

O complexo laranja cria condições para a implantação do complexo vermelho, que é formado pelas espécies aceitas como agentes etiológicos da periodontite crônica, o que corrobora para a importância da remoção mecânica do biofilme e para o controle da placa bacteriana.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

A constatação de que a instalação dos cinco complexos microbianos na placa subgengival ocorre de forma sequencial e não aleatória permite a aplicação da hipótese específica da placa no desenvolvimento da periodontite crônica.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.