ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Assistente em Administração - PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) - 2018

Arquivologia
1 -

‘Documento’ é a unidade de registro de informações e pode ser classificado quanto ao gênero, espécie e natureza do assunto. A partir do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

a)

Espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

b) Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser classificados em três categorias: ostensivos, secretos e ultrassecretos.
c) Gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais, particularmente o suporte e o formato.
d) Atos normativos, enunciativos, de assentamento, comprobatórios, de ajuste e correspondência são exemplos de espécie documental.
e) Entre os exemplos de gênero documental estão: cartográfico, iconográfico, filmográfico, micrográfico, sonoro e informático.
2 -

Levando em conta as características específicas de documentos ultrassecretos, assinale a alternativa correta.

a) As autoridades competentes para classificar esses documentos são o Presidente da República, os Ministros de Estado, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e os chefes de missões diplomáticas e consulares permanentes no exterior.
b) É permitida a postagem de documentos ultrassecretos por agente público autorizado e em acordo com a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos.
c)

A desclassificação e a reclassificação desses documentos são feitas mediante decisão da autoridade competente ou por desclassificação automática.

d) Os documentos ultrassecretos têm o prazo máximo de duração de 20 anos, prorrogável uma vez por igual período.
e) Os documentos ultrassecretos se referem a dados ou informações referentes à defesa nacional e a assuntos diplomáticos e de inteligência, cujo conhecimento não autorizado possa acarretar dano grave à segurança da sociedade e do Estado.
3 -

Com relação à terminologia arquivística, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:

( ) Organicidade é a qualidade pela qual os arquivos transmitem a estrutura, funções e atividade da instituição acumuladora nas suas relações internas e externas.

( ) Arquivo corrente é constituído de documentos em movimentação ou frequentemente consultados, de uso corrente para o órgão produtor e para os demais órgãos envolvidos.

( ) Fundo é o registro do ciclo de vida dos documentos, elaborado após análise e aprovação por autoridade competente, determinando o prazo de guarda, transferência, recolhimento, eliminação e reprodução dos documentos.

( ) Arquivo permanente é constituído de documentos de guarda permanente em razão do seu valor histórico, informativo e probatório, e seu uso apresenta um valor secundário de testemunho e informação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F.
b) V – F – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – V – V – V.
e) V – F – F – V.
4 -

Sobre os procedimentos para a realização das atividades de protocolo documental, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Ao registrar um documento, é necessário fazer uma leitura para identificar o assunto principal do texto, com o objetivo de elaborar um resumo dos pontos importantes.
b) A autuação é o mesmo que a abertura de um processo e deve ser feita, preferencialmente, com um documento original.
c) A juntada por apensação é a união temporária de dois ou mais documentos, conservando cada um deles sua identidade, independência e numeração.
d) A reconstituição do processo é feita em caso de extravio de um processo, mediante apuração por meio de sindicância ou processo administrativo disciplinar.
e) O desentranhamento de peças é a separação de parte da documentação de um processo, mediante despacho da autoridade competente, para formar outro processo.
Administração Geral
5 -

São objetivos do planejamento, EXCETO:

a) atuar como instrumento de sinergia e congruência de esforços, proporcionando orientação clara e efetiva a todos os envolvidos.
b) estimular o empenho e a realização com base nos resultados predeterminados.
c) fornecer às pessoas um sentimento específico de seu papel na organização, bem como suas responsabilidades, obrigações e direitos.
d) afetar o macroambiente, visando o favorecimento da organização.
e) ser componente de interação entre organização e ambiente.
6 -

Assinale a alternativa que descreve um dos princípios específicos que o planejamento necessita respeitar para que os resultados obtidos pela sua implementação sejam aqueles previamente determinados.

a) O princípio da integração (ou planejamento integrado), que visa manter a coesão entre os diferentes níveis da organização.
b) O princípio da contribuição aos objetivos, ou seja, o planejamento sempre deve visar aos objetivos máximos da organização.
c) O princípio da precedência do planejamento, implicando que essa atividade deve ser realizada antes das demais.
d) O princípio da maior penetração e abrangência, uma vez que o planejamento pode provocar diversas modificações nas características e atividades organizacionais.
e) O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, pois o planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
7 -

Sobre as características do planejamento estratégico, assinale a alternativa INCORRETA.

a) É atividade institucional. A direção tem de ter participação ativa nele, porque somente a direção tem acesso às informações necessárias para serem levados em consideração todos os aspectos da organização, e também porque é preciso envolvimento da direção para se conseguir o compromisso dos níveis mais baixos.
b) Por lidar com a incerteza, as decisões são baseadas principalmente em julgamentos e não em dados.
c) É interativo. Pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos ou diferentes que possam ocorrer tanto na organização quanto no ambiente.
d) Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente e, portanto, sujeito à incerteza quanto aos eventos ambientais.
e) É projetado a longo prazo ou, pelo menos, envolvendo prazo maior que o prazo de outros tipos de planejamento.
8 -

A ação administrativa, no que se refere à função de direção, pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da organização. Sobre essa temática, considere as seguintes afirmativas: 1- O sistema autocrático-coercitivo caracteriza-se como um sistema administrativo forte e arbitrário, controlando rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. 2- O sistema democrático-benevolente é um sistema administrativo democrático, no qual a participação é estimulada. 3- O sistema consultivo pende para o lado participativo, representando um gradativo abrandamento da liberdade organizacional. 4- O sistema participativo é o mais aberto de todos, representando um sistema administrativo democrático por excelência. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
9 -

Com relação ao processo decisório sobre ações corretivas, considere os seguintes passos: 1- Comunicação dos padrões estabelecidos aos envolvidos na realização das ações organizacionais. 2- Verificação do desempenho real medido por meio de padrões, durante o período que está sendo considerado. 3- Discriminação de qualquer diferença entre o desempenho real e o desejado, com o intuito de se verificar se as atividades devem prosseguir ou se há necessidade de agir corretivamente. 4- Início de ação corretiva quando o resultado está fora de controle. São passos associados a esse processo:

a) 1 e 2 apenas.
b) 1 e 4 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 2, 3 e 4 apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.
10 -

Sobre o fluxo de comunicação organizacional, considere as seguintes afirmativas: 1- A comunicação descendente envolve relações intergrupais, é irregular e cresce com grande rapidez. 2- A comunicação lateral refere-se à comunicação com pessoas de igual nível que trabalham em um mesmo departamento. 3- A comunicação diagonal refere-se a contatos com pessoas de mesmo nível em outros departamentos. 4- A comunicação horizontal possibilita o entrosamento dos integrantes da organização no mesmo nível ou entre níveis hierárquicos diferentes. Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.