ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.

1 -

Caso clínico: Paciente é submetido à avaliação da enfermagem no setor de emergência de um hospital, referindo dor torácica subesternal. Assertiva: A localização do sintoma relatado pelo paciente não indica necessariamente a origem da causa da dor.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

A duração da dor e o grau do desconforto torácico apresentado por um paciente estão sempre diretamente correlacionados com a seriedade da causa e com a necessidade de uma avaliação mais aprofundada.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Caso clínico: Paciente é atendido na emergência de um hospital com relato de dor torácica subesternal, aguda, forte, intermitente. A dor piora com deglutição e tosse com duração superior a 30 min e às vezes é aliviada com a retificação das costas. Assertiva: Com base nessas manifestações clínicas, a principal hipótese nesse caso é infarto agudo do miocárdio.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Durante a evolução, um paciente com diagnóstico médico de infarto agudo do miocárdio pode, de forma simultânea, apresentar dor torácica (decorrente de isquemia do miocárdio), falta de ar (devido à insuficiência cardíaca) e palpitações (como resultado da ocorrência de arritmias cardíacas).

Verdadeira.
Falsa.
5 -

São características de dor decorrente de esofagite de refluxo: dor subesternal aguda, forte, acompanhada de queimação e com possibilidade de melhora com o uso de nitratos.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.

6 -

Para a monitorização cardíaca contínua no leito, devem ser selecionadas duas derivações que forneçam o melhor traçado para o monitoramento de arritmias: normalmente a derivação periférica DI e a derivação torácica V2.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

São exemplos de contraindicações para a realização de uma prova de esforço cardíaco — eletrocardiograma de esforço — as seguintes condições clínicas detectadas em pacientes: insuficiência aórtica grave, miocardite ou pericardite aguda, hipertensão arterial não controlada, suspeita de infarto do miocárdico e angina instável.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Durante a realização de um eletrocardiograma de esforço e sua monitorização — teste ergométrico —, sob estresse farmacológico com dipiridamol, os efeitos colaterais apresentados pelos pacientes podem incluir desconforto torácico, tontura, cefaleia, rubor e náuseas.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Caso a enfermagem detecte, na anamnese pré-exame, que o paciente tenha feito ingestão de cafeína antes de uma prova de esforço com dipiridamol ou adenosina, o médico deve ser alertado, e o exame precisa ser reagendado.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

A pressão venosa central (PVC) é uma aferição da pressão na veia cava ou no átrio esquerdo.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.