ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) - Oficial de Inteligência - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Para o autor do texto, há muito tempo o mundo encontra-se em uma guerra cuja intensidade aumenta a cada ciclo histórico e cujos efeitos já estão bem divulgados.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

2 -

Depreende-se do texto que a guerra secreta é o mais complexo dos conflitos porque é um jogo estratégico de poder, de interesses e de influência que se desenvolve em um espaço específico: nos bastidores do poder político internacional, onde governos semeiam inverdades e encenam acordos sem validade.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Os vocábulos “é” (R.10) e “que” (R.12) poderiam ser suprimidos, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que constituem expressão de realce sem função sintática no período em que se inserem.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso seu primeiro parágrafo fosse desmembrado em dois períodos da seguinte forma: A busca de dados e informações, e a interpretação do significado destes, tratam-se do que hoje se conhece pelo nome de inteligência. Mais ou menos, conforme a época, essa atividade sempre teve papel predominante na história humana, sobretudo na de política internacional.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

5 -

A próclise observada em “se multiplicam" (l.7) e “se desenvolve" (l.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto — multiplicam-se e desenvolve-se, respectivamente.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

6 -

O termo “um aparelho capaz de desvendar os segredos da máquina de criptografia nazista chamada de Enigma" (R. 4 e 5) introduz uma explicação a respeito do aparelho “Bomba" (R.4), tal como o faz o termo “uma máquina eletromagnética que substituía letras por palavras aleatórias escolhidas de acordo com uma série de rotores" (R. 6 a 8) em relação a “Enigma" (R.6).

Verdadeira.
Falsa.

Texto V

7 -

A vírgula logo após o termo “máquina" (R.12) poderia ser eliminada sem prejuízo para a correção gramatical do período no qual ela aparece.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso o período “Após quatro anos de trabalho, Turing conseguiu quebrar a Enigma, ao perceber que as mensagens alemãs criptografadas continham palavras previsíveis, como nomes e títulos dos militares" (R. 17 a 20) fosse reescrito da seguinte forma: Turing conseguiu quebrar a Enigma, depois de quatro anos de trabalho, quando notou que haviam, nas mensagens alemãs criptografadas, palavras previsíveis, tais como, nomes e títulos dos militares.

Verdadeira.
Falsa.
Espanhol

Texto VI

9 -

El término “Aunque" (R.19) puede sustituirse por la construcción concesiva A pesar de que, sin que ocurran cambios semánticos significativos.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

El uso de “quizás” (R.24) indica duda o probabilidad.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.