ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina MPE-PI (Ministério Público do Estado do Piauí) - Analista Ministerial - Tecnologia da Informação - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Legislação Estadual

Texto I

À luz do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí, julgue o seguinte item.

1 -

Caso acumule licitamente dois cargos efetivos e venha a ser investido em cargo de provimento em comissão, o servidor terá de afastar-se de ambos os cargos efetivos, pois, no exercício do cargo de provimento em comissão, não lhe será lícito manter nenhum dos cargos efetivos, ainda que haja compatibilidade de horários.

Verdadeira.
Falsa.
Direito Administrativo

Texto II

A respeito de organização administrativa, de atos administrativos e de autarquias, julgue o item a seguir.

2 -

Apesar de terem o tipo societário de sociedade anônima, as sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito público.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Julgue o item seguinte, acerca de poderes administrativos, licitação, contratos administrativos e responsabilidade civil do Estado.

3 -

O poder disciplinar da administração pública é considerado discricionário nos procedimentos previstos para apuração de faltas administrativas, tendo em vista que não existem regras rígidas, por exemplo, para considerar a gravidade da infração e arbitrar uma pena.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

A licitação será inexigível nos casos em que a administração pública der preferência a produto de marca específica cujo fornecimento seja feito por representante comercial exclusivo, sendo, assim, permitida a aquisição direta do produto, sob a justificativa de inviabilidade de competição.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

Julgue o item subsequente, relativo ao controle da administração pública, regime jurídico administrativo, processo administrativo federal e improbidade administrativa.

5 -

Embora a competência conferida aos agentes públicos seja irrenunciável, há situações específicas em que, conforme a conveniência, a lei permite que ocorra a delegação ou a avocação.

Verdadeira.
Falsa.
Direito Constitucional

Texto V

Considerando o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item seguinte, relativo ao Estado federal brasileiro e à sua organização político-administrativa.

6 -

Em casos excepcionais, é admitido o direito de secessão aos estados da Federação.

Verdadeira.
Falsa.

Texto VI

Julgue o item a seguir, a respeito dos poderes da União, de seus integrantes e de suas competências.

7 -

Os tribunais superiores têm sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional; já o Conselho Nacional de Justiça também tem sede na capital federal, mas não exerce jurisdição.

Verdadeira.
Falsa.
Atualidades

Texto VII

Com relação à crise política e econômica pela qual tem passado a Venezuela, julgue o próximo item.

8 -

Entre os países sul-americanos, o Brasil é o que mais recebe imigrantes venezuelanos, que buscam livrar-se da crise econômica de seu país.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

O petróleo é a principal fonte de receitas do governo venezuelano.

Verdadeira.
Falsa.

Texto VIII

Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

10 -

O governo brasileiro reagiu imediatamente à greve dos caminhoneiros: ainda no início da paralisação, determinou intervenção militar para garantir o abastecimento nas cidades.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.