ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) - Analista Portuário - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Comunicação Social

Texto I

Considerando que o texto precedente faça parte de uma reportagem hipotética, julgue o item a seguir, com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e nas teorias da comunicação.

1 -

A falta de manifestação dos órgãos de classe dos jornalistas quanto à citação do nome da testemunha no Jornal X é um descumprimento ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

A reportagem hipotética em questão infringiu o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ao emitir opinião com juízo de valor sobre André Dias.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

A divulgação da identidade da testemunha atende ao previsto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que assegura o direito à informação ao cidadão.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Um texto publicado em um jornal impresso pertence ao grupo primário de comunicação.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Na reportagem hipotética, a palavra “espaço" (.9) refere-se ao espaço estruturado conceituado por Pierre Bourdieu.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Entre outros fins, o texto jornalístico investiga, reúne e contextualiza criticamente informações da atualidade.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.

À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.

7 -

Otávio poderia atender a clientes concorrentes da empresa da qual era contratado apenas se houvesse a devida autorização dos seus contratantes.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas é silente quanto à harmonia em disputa por cargo entre funcionários de uma mesma instituição.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Na situação hipotética, a disputa pelo cargo no departamento de projetos especiais foi condizente com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, pois o cargo estava vago.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Otávio descumpriu seus deveres profissionais ao não repassar informações importantes ao seu sucessor.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.