ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 15.ª Região - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Tecnologia da Informação - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2009 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Biblioteca e universidade

Nas universidades brasileiras, mesmo de bom nível, as bibliotecas ainda não receberam a atenção devida. A biblioteca deveria ser equivalente ao laboratório como centro da universidade, formando ambos sua dupla fonte de energia. De fato, preferimos muitas vezes gastar mais com os prédios do que com os livros. E preferimos também fazer uma política de pessoal sem cuidar de uma política paralela de equipamento.

Não podemos, é claro, seguir o exemplo de certos paí- ses do primeiro mundo, nos quais geralmente uma instituição de ensino superior só começa a funcionar depois de plenamente equipada. O nosso ritmo é diverso, as nossas possibilidades são outras, e há que deixar margem à capacidade brasileira de improvisar, que tem os seus lados positivos. Mas podemos e devemos estabelecer na estratégia universitária uma proporção mais justa entre a política de instalação, a política de pessoal e a política de equipamento.

Quanto à biblioteca, os dois aspectos básicos são a constituição de acervo adequado e a presença de pessoal competente. É constrangedor ver as nossas instituições de ensino superior começarem o trabalho sem os livros necessários; e, quando estes são conseguidos, vê-las sem meios de aproveitá-los corretamente, ampliar o acervo e manter um ritmo normal de atualização. Igualmente penoso é ver a desqualificação relativa da função de bibliotecário, que apesar das melhorias ainda não teve o reconhecimento, a formação e a remuneração que merece. Nas nossas bibliotecas não é frequente a figura do bibliotecário-bibliógrafo, isto é, aquele capaz de dominar textualmente a bibliografia de um dado setor e trabalhar sobre ele com um tipo de competência equivalente à dos professores, podendo inclusive publicar a respeito trabalhos de especialista. Neste sentido, é preciso repensar a relação entre docentes e bibliotecários, dando a estes um relevo que poucas vezes lhes é atribuído.

(Antonio Candido, Recortes

1 -

O autor equipara a importância de uma biblioteca à de um laboratório porque ambos:

a)

demandam pessoal altamente especializado para a sua implementação.

b)

constituem indispensáveis meios para a produção de conhecimento.

c)

revelam as prementes necessidades de uma adequada infraestrutura.

d)

representam a finalidade mesma a que deve atender uma universidade.

e)

estabelecem as condições essenciais para uma política de equipamento.

2 -

Atente para as seguintes afirmações:

I. As soluções improvisadas, por não serem as ideais, não devem ter lugar no estabelecimento da estra tégia de uma universidade brasileira.

II. É necessário, na estratégia de uma universidade, ponderar de forma mais equilibrada a importância que se deve dar às políticas adotadas.

III. O que os países do primeiro mundo podem nos ensinar, no que diz respeito à estratégia universitária, é a maneira de compensar eventuais deficiências de infraestrutura com o nível de excelência do pessoal.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma SOMENTE em:

a)

I.

b)

I e II.

c)

II.

d)

II e III.

e)

III.

3 -

No 3.º parágrafo, ao introduzir enunciados com as expressões É constrangedor e Igualmente penoso é, o autor está acusando, respectivamente, deficiências de nossas universidades quanto às políticas de:

a)

equipamento e de pessoal.

b)

instalação e de equipamento.

c)

pessoal e de instalação.

d)

equipamento e de instalação.

e)

pessoal e de equipamento.

4 -

O elemento sublinhado na frase:

a)

Nas universidades brasileiras, mesmo de bom nível, as bibliotecas ainda não receberam a atenção devida representa uma exceção à regra do caso que está sendo analisado.

b)

(...) há que deixar margem à capacidade brasileira de improvisar está empregado no sentido habitual com que se usa a expressão deve-se deixar à margem a.

c)

É constrangedor (...) vê-las sem meios de (...) ampliar o acervo e manter um ritmo normal de atualização está-se referindo à necessidade constante de reciclagem dos profissionais especializados.

d)

Igualmente penoso é ver a desqualificação relativa da função de bibliotecário, que apesar das melhorias ainda não teve o reconhecimento (...) que merece esclarece-se com a referência às melhorias que já houve.

e)

(...) é preciso repensar a relação entre docentes e bibliotecários, dando a estes um relevo que poucas vezes lhes é atribuído está-se referindo a docentes e bibliotecários.

5 -

O autor entende por bibliotecário-bibliógrafo o profissional que:

a)

preenche, a um tempo, as funções da docência especializada e da administração de pessoal.

b)

se caracteriza pela versatilidade com que transita da função técnica para a função gerencial.

c)

se define pela dupla vocação para a bibliofilia e para a bibliografia, o que lhe permite orientar pesquisas especializadas.

d)

pode acumular, com a mesma competência, as funções de organização e de administração de uma biblioteca.

e)

se mostra capaz de exercer tanto uma função técnica específica como a de um pesquisador especializado.

6 -

As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:

a)

Ainda não preenchem os requisitos necessários para um bom funcionamento nenhuma biblioteca universitária brasileira.

b)

Deve mirar-se no exemplo das instituições de ensino do primeiro mundo os que desejam fazer funcionar uma boa biblioteca em nosso país.

c)

Hão que se implementar com seriedade várias políticas para que uma universidade possa funcionar em condições plenamente satisfatórias.

d)

Caso se observem os dois aspectos básicos mencionados pelo autor, cumprir-se-á o papel que se espera das nossas bibliotecas universitárias.

e)

É de se esperar que a avaliação dos bons bibliotecários não se façam pelo modo como arquivem fichas, cataloguem livros ou ordenem estantes.

7 -

Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:

a)

Esses três parágrafos constituíram a introdução de um discurso do autor, proferido quando da inauguração da biblioteca de uma instituição universitária.

b)

Antonio Candido, iminente intelectual brasileiro, valeu-se dessa introdução para abrir um discurso que inaugurava uma biblioteca.

c)

O autor tem razão quando constata de que a maioria das nossas bibliotecas deixa a desejar do que se espera de um funcionamento ideal.

d)

Um acervo e um ritmo normal de atualização são indispensáveis enquanto requisitos para que uma boa biblioteca possa a vir preenchê-los.

e)

Docentes e bibliotecários podem e devem trabalhar em estreita concomitância, quando se deseja que ambos enobreçam a mesma função.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
8 -

A forma destacada entre parênteses pode substituir corretamente o elemento sublinhado na frase:

a)

A importância de um laboratório é grande, e a de uma biblioteca deve ser equivalente à de um laboratório. (deve sê-la equivalente)

b)

Não podemos, por ora, seguir o exemplo de países avançados, já que nos faltam os meios de que dispõem esses países. (de cujos eles dispõem)

c)

É bom reconhecer que os brasileiros têm capacidade de improvisar, mas não se tome essa capacidade como uma panacéia. (não se lhe tome)

d)

É pena que não se atribua aos bibliotecários a importância que a esses profissionais merece ser creditada. (merece sejam-lhes creditada)

e)

Um bibliotecário-bibliógrafo assume funções pelas quais se atribuem a esse profissional responsabilidades de um professor. (se lhe atribuem)

Emprego dos tempos e modos verbais
9 -

Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

a)

Fosse possível rever a estratégia de implantação das universidades brasileiras, medidas muito diversas podem e devem ser tomadas.

b)

Espera-se que uma biblioteca universitária conte sempre com aquele profissional especializado que saiba otimizar o serviço a ser prestado.

c)

Seria constrangedor se um docente não vier a contar com os subsídios que lhe cabe oferecer uma boa biblioteca universitária.

d)

Uma vez que continuem a nos faltar meios e recursos, persistiríamos em improvisar soluções para nossas deficientes bibliotecas universitárias.

e)

Não adiantaria contarmos, em nossas bibliotecas, com um bom acervo, uma vez que não possamos dispor de funcionários altamente capacitados.

Compreensão e Interpretação de Textos
10 -

Atente para as seguintes frases:

I. Reconheça-se o mérito dos bibliotecários, que tentam suprir as deficiências de nossas bibliotecas.

II. Na maioria das nossas bibliotecas, funcionários nem sempre capacitados buscam dar o melhor de si.

III. São graves as deficiências no funcionamento das bibliotecas, a que poucos dão atenção.

A supressão da vírgula altera o sentido do que está em:

a)

I, II e III.

b)

I e II, somente.

c)

I e III, somente.

d)

II e III, somente.

e)

III, somente.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.